Por que os HÁBITOS são tão importantes para o nosso hoje e amanhã? – recortes de um livro interessante!

Os hábitos são a representação, efetiva (real), do nosso comportamento, do estilo de vida que praticamos, ou seja, da forma como vivemos o nosso dia a dia.

Assim, o que colhemos (e colheremos) em termos de saúde, qualidade de vida, evolução pessoal e profissional, sucesso/fracasso, realização pessoal efetiva etc., olhando os tempos passado, presente e futuro, tende a ser resultante, em boa medida, dos hábitos que adotamos. Causa e consequência têm relação substancial nesse contexto, por óbvio!

O famoso livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, publicado em 2012, campeão de vendas naquela época, já mereceu alguns comentários, referências e breve síntese aqui no blog, notadamente em post de novembro de 2016.

Para trazer novas abordagens sobre esse tema tão significativo, dou destaque hoje para o livro HÁBITOS ATÔMICOS, de James Clear, sobre o qual acabo de ler um rico resumo, que despertou a minha atenção e, de fato, me impressionou positivamente!

James Clear é um escritor e palestrante norte-americano. Seu livro Atomic Habits, publicado originalmente em 2018, logo se tornou um best-seller!

Do que li, seguem alguns destaques desse livro de sucesso, os quais, avalio, podem despertar especial interesse e até mesmo trazer alguns insights para você:

As 4 etapas de um hábito (“feedback neurológico”):

  • Gatilho (ou sugestão)
  • Desejo
  • Resposta
  • Recompensa

Os efeitos de seus hábitos se multiplicam à medida que você os repete.

Com o tempo podemos avaliar os resultados, que não são imediatos. A continuidade dos hábitos é que determinará se eles são bons (positivos) ou maus (tóxicos).

Os resultados mais poderosos vêm mais tarde. Persistir no tempo é fundamental.

Importante saber que o cérebro é detector de recompensas!

Todas as grandes coisas vêm de pequenos começos. A semente de todo hábito é uma decisão única e minúscula. Mas à medida que essa decisão é repetida, um hábito brota e se fortalece. As raízes se entrincheiram e os ramos crescem. A tarefa de quebrar um mau hábito é como desenraizar um poderoso carvalho dentro de nós.

Sucesso é o produto de hábitos diários, não de transformações únicas na vida.

Em complemento a esses meus destaques, transcrevo algumas opiniões de famosos sobre o livro:

 “Um guia magistralmente prático. James Clear filtra as informações mais importantes sobre a formação de hábitos, para que você possa ter mais sucesso se preocupando menos. ” (Mark Manson, autor de A sutil arte de ligar O F*DA-SE);

 “James Clear passou anos aperfeiçoando sua arte e estudando a ciência do hábito. Este livro prático e envolvente é o guia do qual você precisa para quebrar maus hábitos e criar bons” (Adam Grant, autor de originais e plano B);

Um livro especial, que mudará seu modo de encarar seu dia e sua vida.” (Ryan Holiday, autor de O obstáculo é O caminho e O ego é seu inimigo).

Por tudo isso, deixo aqui essa recomendação de leitura, como oportunidade para que você reflita – e esteja sempre atento – sobre os hábitos que tem adotado!

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Livros e leitura, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Por que os HÁBITOS são tão importantes para o nosso hoje e amanhã? – recortes de um livro interessante!

  1. lulaborda disse:

    Eu criei hábitos para não esquecer tarefas importantes; creio que eles conseguem programar nosso cerebro. Acho que instintivamente, conseguimos introduzi-los em nosso dia a dia e com objetivos diferentes, de acordo com nossas necessidades.
    Belo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s