Os hábitos são a representação, efetiva (real), do nosso comportamento, do estilo de vida que praticamos, ou seja, da forma como vivemos o nosso dia a dia.
Assim, o que colhemos (e colheremos) em termos de saúde, qualidade de vida, evolução pessoal e profissional, sucesso/fracasso, realização pessoal efetiva etc., olhando os tempos passado, presente e futuro, tende a ser resultante, em boa medida, dos hábitos que adotamos. Causa e consequência têm relação substancial nesse contexto, por óbvio!
O famoso livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, publicado em 2012, campeão de vendas naquela época, já mereceu alguns comentários, referências e breve síntese aqui no blog, notadamente em post de novembro de 2016.
Para trazer novas abordagens sobre esse tema tão significativo, dou destaque hoje para o livro HÁBITOS ATÔMICOS, de James Clear, sobre o qual acabo de ler um rico resumo, que despertou a minha atenção e, de fato, me impressionou positivamente!

James Clear é um escritor e palestrante norte-americano. Seu livro Atomic Habits, publicado originalmente em 2018, logo se tornou um best-seller!
Do que li, seguem alguns destaques desse livro de sucesso, os quais, avalio, podem despertar especial interesse e até mesmo trazer alguns insights para você:
” As 4 etapas de um hábito (“feedback neurológico”):
- Gatilho (ou sugestão)
- Desejo
- Resposta
- Recompensa
Os efeitos de seus hábitos se multiplicam à medida que você os repete.
Com o tempo podemos avaliar os resultados, que não são imediatos. A continuidade dos hábitos é que determinará se eles são bons (positivos) ou maus (tóxicos).
Os resultados mais poderosos vêm mais tarde. Persistir no tempo é fundamental.
Importante saber que o cérebro é detector de recompensas!
Todas as grandes coisas vêm de pequenos começos. A semente de todo hábito é uma decisão única e minúscula. Mas à medida que essa decisão é repetida, um hábito brota e se fortalece. As raízes se entrincheiram e os ramos crescem. A tarefa de quebrar um mau hábito é como desenraizar um poderoso carvalho dentro de nós.
Sucesso é o produto de hábitos diários, não de transformações únicas na vida. “
Em complemento a esses meus destaques, transcrevo algumas opiniões de famosos sobre o livro:
“Um guia magistralmente prático. James Clear filtra as informações mais importantes sobre a formação de hábitos, para que você possa ter mais sucesso se preocupando menos. ” (Mark Manson, autor de A sutil arte de ligar O F*DA-SE);
“James Clear passou anos aperfeiçoando sua arte e estudando a ciência do hábito. Este livro prático e envolvente é o guia do qual você precisa para quebrar maus hábitos e criar bons” (Adam Grant, autor de originais e plano B);
“Um livro especial, que mudará seu modo de encarar seu dia e sua vida.” (Ryan Holiday, autor de O obstáculo é O caminho e O ego é seu inimigo).
Por tudo isso, deixo aqui essa recomendação de leitura, como oportunidade para que você reflita – e esteja sempre atento – sobre os hábitos que tem adotado!
Eu criei hábitos para não esquecer tarefas importantes; creio que eles conseguem programar nosso cerebro. Acho que instintivamente, conseguimos introduzi-los em nosso dia a dia e com objetivos diferentes, de acordo com nossas necessidades.
Belo post!
Legal, Lúcia, Obrigado!