Neste sábado, vamos reverenciar e reviver um pouco o legado musical de Dorival Caymmi (1914 – 2008), compositor, cantor e violonista baiano, que produziu farta e rica obra, com mais de 100 composições autorais, entre as quais, dos seus inúmeros sucessos, destacaria Marina, O Que é que a Baiana Tem, Modinha para Gabriela, Saudade da Bahia, Doralice, Samba da minha Terra, Sábado em Copacabana, Maracangalha, A Lenda do Abaeté…
Sobre esse saudoso artista da nossa MPB, quero comentar dois aspectos, a meu ver, diferenciados: 1) ele inovou, com o seu estilo criativo e temático (trazia nas letras mensagens de cunho religioso/espiritual, referências sobre o folclore da sua terra, seu gosto pelo mar etc, além do que fazia acordes incorporando sons dissonantes, aspecto esse que influenciou artistas mais novos, contemporâneos dele (ouvi referências elogiosas a esse respeito, por exemplo, vindas de Chico Buarque e de Caetano Veloso), sonoridade essa que passou a ser mais conhecida e praticada com o advento da bossa nova; 2) deixou três filhos, Nana, Dori e Danilo, todos muito talentosos no campo musical, como cantores, compositores e instrumentistas, o que é realmente incomum, digno de curiosidade e apreciação!
Por conta de tudo isso, alegrei-me ao saber do recente projeto CAYMMI-SE, empreendido pelas cantoras Márcia Tauil (já conhecida aqui no blog) e Juliana Caymmi, neta do velho Dorival, acompanhadas pelo excelente Felix Junior, violão 7 cordas. O projeto traz releituras da obra da Família Caymmi e compreende a realização de shows, cuja turnê começou por Brasília e Rio de Janeiro, este ano, já contando com apresentações agendadas para o estado de São Paulo, em 2023.
As cantoras lançaram o Ep Caymmi-se. Segundo informado, as gravações já fazem um bom caminho nas plataformas digitais (Spotify, Apple Music, YouTube etc.).
Como aperitivo, trago vídeo com a canção Morena do Mar (Márcia e Felix), que foi publicado no youtube, canal Márcia Tauil, há quatro dias.
Curta a seguir:
Há figuras humanas que já nasceram imortais, sobre o que, temos em Dorival Cayme um exemplo, pelo quanto ele soube enriquecer o mundo musical com suas belíssimas produções. Bela homenagem, aliás, a ambos: a ele próprio e ao seu sábado de todas as semanas. Parabéns
Grato, Landim. Abração!
Ah, Dorival Cayme e suas composições musicais maravilhosas que dispensam quaisquer comentários! A interpretação ficou linda, na vo suave da Marcia!
Valeu pelo comentário, Lúcia!
Tão bonito!👍
Alegra saber que você aprecia também essas obras musicais brasileiras!
Estou honrada de ter, mais uma vez, destaque em seu trabalho, Clóvis!
Obrigada a você e a todos que estão prestigiando o vídeo, através de sua postagem!!
Você valoriza o espaço musical deste blog , esteja certa!
Abraço, Márcia
Excelente !!!