Sábado e música: Morena do Mar / Dorival Caymmi – por Márcia Tauil e Felix Junior (projeto “Caymmi-se”)!

Neste sábado, vamos reverenciar e reviver um pouco o legado musical de Dorival Caymmi (1914 – 2008), compositor, cantor e violonista baiano, que produziu farta e rica obra, com mais de 100 composições autorais, entre as quais, dos seus inúmeros sucessos, destacaria Marina, O Que é que a Baiana Tem, Modinha para Gabriela, Saudade da Bahia, Doralice, Samba da minha Terra, Sábado em Copacabana, Maracangalha, A Lenda do Abaeté…

Sobre esse saudoso artista da nossa MPB, quero comentar dois aspectos, a meu ver, diferenciados: 1) ele inovou, com o seu estilo criativo e temático (trazia nas letras mensagens de cunho religioso/espiritual, referências sobre o folclore da sua terra, seu gosto pelo mar etc, além do que fazia acordes incorporando sons dissonantes, aspecto esse que influenciou artistas mais novos, contemporâneos dele (ouvi referências elogiosas a esse respeito, por exemplo, vindas de Chico Buarque e de Caetano Veloso), sonoridade essa que passou a ser mais conhecida e praticada com o advento da bossa nova; 2) deixou três filhos, Nana, Dori e Danilo, todos muito talentosos no campo musical, como cantores, compositores e instrumentistas, o que é realmente incomum, digno de curiosidade e apreciação!

Por conta de tudo isso, alegrei-me ao saber do recente projeto CAYMMI-SE, empreendido pelas cantoras Márcia Tauil (já conhecida aqui no blog) e Juliana Caymmi, neta do velho Dorival, acompanhadas pelo excelente Felix Junior, violão 7 cordas. O projeto traz releituras da obra da Família Caymmi e compreende a realização de shows, cuja turnê começou por Brasília e Rio de Janeiro, este ano, já contando com apresentações agendadas para o estado de São Paulo, em 2023.

As cantoras lançaram o Ep Caymmi-se. Segundo informado, as gravações já fazem um bom caminho nas plataformas digitais (Spotify, Apple Music, YouTube etc.).

Como aperitivo, trago vídeo com a canção Morena do Mar (Márcia e Felix), que foi publicado no youtube, canal Márcia Tauil, há quatro dias.

Curta a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Músicas e marcado , . Guardar link permanente.

9 respostas para Sábado e música: Morena do Mar / Dorival Caymmi – por Márcia Tauil e Felix Junior (projeto “Caymmi-se”)!

  1. José Paes Landim disse:

    Há figuras humanas que já nasceram imortais, sobre o que, temos em Dorival Cayme um exemplo, pelo quanto ele soube enriquecer o mundo musical com suas belíssimas produções. Bela homenagem, aliás, a ambos: a ele próprio e ao seu sábado de todas as semanas. Parabéns

  2. lulaborda disse:

    Ah, Dorival Cayme e suas composições musicais maravilhosas que dispensam quaisquer comentários! A interpretação ficou linda, na vo suave da Marcia!

  3. Márcia Tauil disse:

    Estou honrada de ter, mais uma vez, destaque em seu trabalho, Clóvis!
    Obrigada a você e a todos que estão prestigiando o vídeo, através de sua postagem!!

  4. Zé Rosa disse:

    Excelente !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s