Para hoje, volto com esse tema, para mim sempre prazeroso e que merece aprofundamento cada vez maior, seja pela nossa convivência e afinidade com os animais de estimação, seja também porque vamos compreendendo, com o passar do tempo e o avançar das pesquisas, o quanto de inteligência esses e outros animais demonstram (e são capazes), segundo as revelações que vão sendo noticiadas.
As novas constatações nos chegam por matéria publicada no portal eletrônico da SUPER INTERESSANTE (super.abril.com.br), em 13/outubro/2020, dando conta de que “cachorros, gatos, macacos e elefantes entendem humanos, conversam entre si, se chamam por nomes e criam a própria tecnologia, de acordo com pesquisas mais recentes”.
Destaquei, para ilustrar, mais algumas citações, extraídas da parte inicial da publicação, na qual são feitas referências aos estudos com os cães:
… Não há dúvidas para a ciência: seu mascote é inteligente. Os mais de 15 mil anos de convívio tornaram o cachorro a espécie que melhor nos entende…
… Novos estudos mostram que os cães têm habilidades cognitivas sofisticadas, como memória episódica, capacidade de aprender sozinhos, de resolver problemas, de tomar as próprias decisões, compreender a linguagem humana e até de interpretar as emoções do dono ou intuir o que ele está pensando – um tipo de “teoria da mente” rudimentar…
… Nossos melhores amigos teriam, inclusive, o fator g ou a inteligência geral…
… Os cães nos copiam até na capacidade de recordar eventos específicos, uma habilidade conhecida como memória episódica…
Na sequência da matéria são relatados estudos alusivos aos gatos, aos macacos, aos golfinhos e por aí vai.
Um conteúdo que vale muito a pena conhecer. Confira a matéria completa (clique no link abaixo):

https://super.abril.com.br/especiais/o-misterio-da-inteligencia-animal/
Super interessante mesmo!!!!!
Grato pela validação, Márcia!
Não consegui acesso ao link. Mas creio mesmo nessa inteligência e comprovei isso, porque criei alguns cães Pastor Alemão.
Oh, Lúcia, que pena. O link está funcionando. Pode ser problema de algum bloqueio feito pelo seu sistema antivírus.?
Abraço!