“O mistério da inteligência animal” – novas descobertas, muito interessante!!!

Para hoje, volto com esse tema, para mim sempre prazeroso e que merece aprofundamento cada vez maior, seja pela nossa convivência e afinidade com os animais de estimação, seja também porque vamos compreendendo, com o passar do tempo e o avançar das pesquisas, o quanto de inteligência esses e outros animais demonstram (e são capazes), segundo as revelações que vão sendo noticiadas.

As novas constatações nos chegam por matéria publicada no portal eletrônico da SUPER INTERESSANTE (super.abril.com.br), em 13/outubro/2020, dando conta de que “cachorros, gatos, macacos e elefantes entendem humanos, conversam entre si, se chamam por nomes e criam a própria tecnologia, de acordo com pesquisas mais recentes”.

Destaquei, para ilustrar, mais algumas citações, extraídas da parte inicial da publicação, na qual são feitas referências aos estudos com os cães:

… Não há dúvidas para a ciência: seu mascote é inteligente. Os mais de 15 mil anos de convívio tornaram o cachorro a espécie que melhor nos entende

… Novos estudos mostram que os cães têm habilidades cognitivas sofisticadas, como memória episódica, capacidade de aprender sozinhos, de resolver problemas, de tomar as próprias decisões, compreender a linguagem humana e até de interpretar as emoções do dono ou intuir o que ele está pensando – um tipo de “teoria da mente” rudimentar…

… Nossos melhores amigos teriam, inclusive, o fator g ou a inteligência geral…

… Os cães nos copiam até na capacidade de recordar eventos específicos, uma habilidade conhecida como memória episódica…

Na sequência da matéria são relatados estudos alusivos aos gatos, aos macacos, aos golfinhos e por aí vai.

Um conteúdo que vale muito a pena conhecer. Confira a matéria completa (clique no link abaixo):

https://super.abril.com.br/especiais/o-misterio-da-inteligencia-animal/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

4 respostas para “O mistério da inteligência animal” – novas descobertas, muito interessante!!!

  1. Márcia Tauil disse:

    Super interessante mesmo!!!!!

  2. lulaborda disse:

    Não consegui acesso ao link. Mas creio mesmo nessa inteligência e comprovei isso, porque criei alguns cães Pastor Alemão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s