AMOR QUE NÃO COBRA – Artur da Távola – Uma crônica maravilhosa!

ARTUR DA TÁVOLA - Mensagens e Frases

Começo as postagens da semana com um tema leve, inspirador, essencial, focalizando amor e felicidade, um e outro, naturais, indissociáveis e consequentes.

Ao falar sobre o ‘amor maduro’, nesta fabulosa crônica abaixo reproduzida, do memorável Artur da Távola (pseudônimo de Paulo Alberto Moretzsonh Monteiro de Barros, jornalista, escritor, professor e político carioca), falecido em 9 de maio de 2008, vemos uma belíssima – e muito feliz – descrição a respeito do amor autêntico, em sua plenitude, que todos possivelmente almejam, e que, obviamente, está para além do simples prazer carnal.

Uma delícia de leitura! Confira:

AMOR QUE NÃO COBRA

ARTUR DA TÁVOLA

O amor quando maduro não é menor em intensidade. Ele é apenas silencioso.
Não é menor em extensão. É mais definido colorido e poetizado.
Não carece de demonstrações. Presenteia com a verdade do sentimento.
Não precisa de presenças exigidas. Amplia-se com as ausências significativas.
O amor maduro tem e quer problemas, sim, como tudo. Mas vive dos problemas da felicidade.
Problemas da felicidade são formas trabalhosas de construir o bem, o prazer.
Problemas da infelicidade não interessam ao amor maduro.
Na felicidade está o encontro de peles, o ficar com o gosto da boca e do cheiro do outro – está a compreensão antecipada, a adivinhação, o presente de valor interior, a emoção vivida em conjunto, os discursos silenciosos da percepção, o prazer de conviver, o equilíbrio entre carne e espírito.
O amor maduro é a valorização do melhor do outro e a relação com a parte salva de cada pessoa. Ele vive do que não morreu, mesmo tendo ficado para depois, vive do que jamais fermentou, criando dimensões novas para sentimentos antigos, jardins abandonados, cheios de sementes. Até o amor por Deus, amadurece quando se aprofunda e estende.
O amor, qualquer amor, quando maduro, não pede, tem.
Não reivindica, consegue.
Não percebe, recebe.
Não exige, oferece.
Não pergunta, adivinha.
Existe, para fazer feliz.

Fonte: http://www.caestamosnos.org/Colunistas/arturdatavola_01.htm

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Poesia e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para AMOR QUE NÃO COBRA – Artur da Távola – Uma crônica maravilhosa!

  1. Jair Araújo disse:

    Prezado amigo, Clóvis Dattoli,
    Saúde e bem!
    Como sempre, você nos brindando com excelentes pérolas. Texto encantador. Verdadeiro poema!
    Você é um garimpeiro de preciosidades que elevam as nossas almas!
    Gratidão!
    Jair Araújo

    • JCDattoli disse:

      Estimado Jair, tendo amigos tão ilustres e pródigos assim, não me faltam incentivo e disposição para seguir com essas buscas postadas por aqui. Muito grato, mais uma vez, pelas generosas palavras.
      Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s