
É incrível a sensação de bem-estar e os ganhos intangíveis que decorrem da simples atitude de reconhecer e ser grato. Há muitas explicações para que isso aconteça, mas, objetivamente, é possível que ainda assim não traduzam o que de fato representa a gratidão. Ser grato parece acionar o “botão” da felicidade. Aliás, já ouvi dizer que ‘gratidão’ é o primeiro passo para a felicidade.
O que sei é que parar, com certa regularidade, para refletir e agradecer sobre as coisas, as pessoas e os acontecimentos que nos fazem sentir bem, e (ou) que contribuem de alguma maneira para o nosso aprimoramento, é muito bom para a nossa saúde mental. Assim, a prática da gratidão precisa contemplar, também, as situações sofridas, as perdas e quedas havidas na caminhada. E quem faz isso, em oposição a estar emburrado e reclamando, entra em maior equilíbrio e deixa mais facilmente transparecer um estado de positividade.
É nessa hora que entra em cena a chamada “lei da atração”. Conforme destacado em post que fiz em 31 de março de 2017, que gosto muito, “A gratidão cria um estado emocional e vibracional para o corpo e para fora dele” Para relembrar, segue o link: https://obemviver.blog.br/2017/03/31/a-lei-da-atracao-e-o-caderno-da-gratidao/ .
Há um card que circula na internet com estes belos dizeres: “Seja grato. Agradeça por estar, por ser, por ter, por ganhar, por perder, por ir, por vir, por tentar, por errar, por conhecer, por sentir… Se você agradece, seus olhos verão novas cores. A gratidão é humildade.”
Em outra mensagem, postada ontem em grupo da minha família, está dito: … “Que você seja grato pelo que tem enquanto trabalha pelo que ainda não tem”.
Por essas e outras, busquemos cada vez mais ser gratos. Para muitos, me incluo nesse contingente, é um aprendizado a ser incorporado continuamente. Que assim seja!
Para complementar e enriquecer o tema com outras perspectivas, leia a matéria “5 maneiras práticas e fáceis de expressar gratidão“, recentemente publicada no site ‘Tudo Por Email‘, trazendo dicas bem práticas para que você adote o hábito da gratidão, mesmo quando tudo parece que está contra você. Achei o texto muito interessante e creio que lhe será útil!
Confira (link a seguir):
Tão importante!
E como é. Acredito profundamente. Como disse uma médica amiga, “a gratidão tem forte poder terapêutico.”
Grato a você, Dulce!
Gratidão 🙏 pelo sol que brilha e pela chuça que cai, pelo ar que respiramos, pela saúde, pelos amigos, pela vida! Por tudo que somos e que temos! Muita gratidão!!!
A gente vai aprendendo que este recurso psicológico, a Gratidão, é apaziguador e transformador, com benefícios incontestáveis. Simplesmente, sabedoria!
Grato a você, Luci!