Tenho feito muitas postagens aqui (e até falado por aí) sobre autoconhecimento, evolução pessoal e profissional, planejamento para o futuro, hábitos saudáveis, necessidade de mudança e coisas afins, bem no espírito da proposta deste blog.
Nessa esteira, já trouxe interessantes abordagens sobre a importância das “paradas estratégicas” (momentos de ociosidade no ritmo do dia a dia), o que inclui a incorporação de hábitos diferentes e mais suaves, os períodos sabáticos, entre outras técnicas e recursos.
É exatamente nessa perspectiva, de “quebrar rotinas” e do “pensar fora da caixa” para que necessárias e importantes mudanças individuais aconteçam, que destaco hoje o provocativo e bem elaborado artigo “Permita-se ser improdutivo – pelo menos por um tempo“, do executivo e escritor norte-americano Peter Bregman, publicado dois dias atrás no portal eletrônico da revista Harvard Business Review – Brasil.
E as provocações levantadas no texto indicam estratégias comportamentais, talvez impensadas pela maioria das pessoas, como adotar momentos de improdutividade para chamar soluções e outros modos de ser produtivo. O autor traz a abordagem da ‘coragem emocional’ para a implementação de mudança em momentos de grande abalo pessoal, ante a excelente sacada de que “não estamos no controle e não temos as respostas.”
No “como fazer”, o autor apresenta dicas em relação ao uso do tempo, ao uso da mente e aos relacionamentos.
Uma leitura que, a meu juízo, instiga reflexões essenciais e pode mesmo contribuir para o aprimoramento individual, desaguando positivamente nas diversas dimensões da nossa vida e do nosso estilo de viver. Confira:

Leia o conteúdo clicando no link a seguir: