“O desafio de Aristóteles” – uma história fabulosa e de muita sabedoria (vídeo)!

Para começar a semana, trago um pouco da sabedoria deixada pelo filósofo grego Aristóteles (385 a.C – 322 a C), contada com maestria, nesse recente vídeo, pela palestrante Anete Guimarães.

Ao apresentar a fabulosa história, Anete enfatiza importante ensinamento do notável filósofo, aluno de Platão, fundador da Escola Peripatética e do Liceu, dando especial foco para um ponto fundamental: o domínio das emoções.

Vale enfatizar, trata-se de tema bastante atual e cada vez mais valorizado, particularmente por ser fundamento básico da chamada Inteligência Emocional. E o mote é: estar preparado para tomar as melhores decisões!

Como disse a palestrante, “tanta coisa se perde por um momento fugaz de emoção…”!

O vídeo – bem elaborado, com ilustrações e agradável de assistir – foi publicado no YouTube, canal Anete Guimarães, em 25 de outubro passado.

Veja a seguir, atente para esta narrativa impactante e tire bom proveito de um conteúdo rico e essencial!

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para “O desafio de Aristóteles” – uma história fabulosa e de muita sabedoria (vídeo)!

  1. Jose Paes Landim disse:

    Antes de tudo, vão aqui meus parabéns à palestrante pela beleza de sua palavra sobre o Desafio de Aristóteles com tão profícuo desdobramento. Não se há de imaginar o quanto o mundo deve a figuras como Aristóteles, Sócrates, Platão e a tantos outros daquela época pelo riquíssimo legado cultural deixado por eles à posteridade! Quão necessária se faz nossa consciência de aprendizes, para o enriquecimento do nosso saber ao ouvir ensinamentos como este. Parabéns amigo Dattoli por nos brindar com mais esta preciosidade. Abraços.

  2. dulcedelgado disse:

    Mais uma vez um excelente video e uma lição para nos levar a olhar para dentro. E a meditar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s