“Influenciadores falam da maneira mais convincente possível, de modo que não haja margem para desconfianças”
Com o poder da internet e a força avassaladora das redes sociais, as informações, de toda ordem, e com as mais diversas finalidades, estão aí em abundância, trazendo número de influenciadores digitais que não para de crescer. Uma questão que naturalmente emerge é: como saber filtrar tudo isso, identificar as pegadinhas, não se deixar influenciar (sugestionar) por publicações infundadas, tendenciosas, e que acabem afetando os seus próprios pensamentos e valores? Sem dúvida, eis um grande desafio para os tempos atuais!
Assim como não existe almoço grátis, é preciso ter em mente que as falas, os vídeos, os textos, os livros etc., ao serem pensados, produzidos e veiculados, têm como objetivo em comum, sem prejuízo de outros objetivos específicos, exercer a maior influência possível na audiência. Essa é a lógica presente em cada argumento, e não poderia ser diferente.
Por conta disso e da realidade dos processos de comunicação de hoje, incrementada pelo mundo digital ao alcance de todos, veio em hora muito oportuna, na minha percepção, o excelente artigo “Você é sugestionável? Veja como absorver somente influências positivas”, publicado, dois dias atrás, no blog UOL VivaBem.
Nesse texto, estudiosos da funcionalidade do cérebro explicam a respeito desse fenômeno, principalmente o mecanismo que leva a pessoa a abrir a guarda para aceitar como boas informações reprováveis e, por consequência, ser mais facilmente influenciada. Como diz um desses especialistas, “a reflexão é indispensável para não nos enganarmos pela aparência das coisas”.
E como não ser manipulado, não abrir mão da própria personalidade? O grande segredo disso tudo é a capacidade individual de ouvir/ler, processar e absorver o que há de positivo nos argumentos e diferentes pontos de vista dos outros. Ou seja, é a capacidade individual de refletir. Como está evidenciado no texto, esse exercício de reflexão é fundamental para que a pessoa não se desconecte de si mesmo.
Portanto, toda a atenção e esforço nesse sentido valem a pena, farão toda a diferença!
Assim, recomendo muito a leitura do artigo, pelos esclarecimentos e alertas que julgo interessantes e úteis para os tempos atuais. Confira, clicando no link a seguir: