Estamos realmente atentos ao que nos rodeia?

É nítida a sensação nos dias atuais, notadamente nas grandes cidades, de que as pessoas andam por aí bem mais distraídas, sem prestar atenção a detalhes, o que inclui deixar de perceber o que se passa com os outros pela rua. Acredito que esse tipo de comportamento vem sendo acentuado pela febre dos smartphones, turbinada pela crescente adoção de uso dos fones de ouvido. Assim, vamos cada vez mais nos desligando do contexto…

Por consequência, o espírito de cidadania, de gentileza e de solidariedade para com o próximo parece andar esmaecendo mais e mais.

A propósito disso, como boa ilustração, reproduzo o interessante e muito pertinente vídeo a seguir, produzido pela Fundação Salesianos, de Lisboa-Portugal, para  campanha promovida por uma empresa de chás. O vídeo, com duração de apenas 3:25, está disponível no YouTube.

O desenrolar da filmagem, em resposta ao questionamento que dá título à produção (“Estamos realmente atentos ao que nos rodeia?“, enseja reflexão e serve de alerta para todos nós. Creio tratar-se de mensagem providencial, com um sutil convite para que pratiquemos a gentileza e, assim, tenhamos um mundo mais humanizado e melhor.

Veja, tire as suas conclusões…

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Estamos realmente atentos ao que nos rodeia?

  1. Um vídeo tocante, que nos faz repensar o quanto estamos focados apenas em nosso próprio umbigo. Excelente mensagem de incentivo à prática do bem e à ampliação do nosso olhar.

  2. dulcedelgado disse:

    Muito contundente e um excelente alerta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s