O fracasso pode ser uma bênção: o poder da resiliência!

Imagem relacionadaImagem:exploringyourmind.com

Quero iniciar o ano falando sobre RESILIÊNCIA, que significa a capacidade que a pessoa tem de enfrentar mudanças e de superar dificuldades, adversidades, fracassos, quedas… Sobre o tema, já fiz inúmeras postagens aqui, entre as quais destaco a de 17 de junho de 2016 (https://obemviver.blog.br/2016/06/17/resiliencia-nunca-e-demais-estar-preparado-para-as-adversidades/).

A realidade da vida mostra que ninguém escapa de enfrentar as suas tempestades pessoais e/ou profissionais. Algum fracasso todos enfrentam no transcorrer da vida. O que faz a diferença, em tais circunstâncias, é como a pessoa demonstra superação e aprendizado em cada uma dessas situações. Quem tem a mentalidade positiva está sempre atento e procura enxergar que lição pode tirar como aprendizado em cada adversidade. Na verdade, isso leva ao fortalecimento pessoal. E é aí que está o segredo!

No livro VOCÊ PODE REALIZAR SEUS PRÓPRIOS MILAGRES, já mencionado aqui no blog, Napoleon Hill, ao apresentar as “12 grandes riquezas da vida”, explora muito bem essas virtudes pessoais (mindset positivo e resiliência) como fatores de sucesso.

Mais precisamente, o capítulo 8 do livro tem por título “O fracasso pode ser uma bênção”. O autor ilustra sua argumentação com inúmeras situações de fracassos, incluindo graves doenças e limitações físicas, enfrentadas por grandes vultos da história, como Alexander Graham Bell, Thomas Edison, Franklin Roosevelt, Abraham Lincoln, entre outros. E destaca que o fundamental é estarmos sempre atentos – e com a mente aberta – para enxergarmos o que ele denomina de a “semente do benefício equivalente”, que está presente em cada adversidade sofrida. Esse mindset é que, em essência, determinará se o fracasso sofrido representará para o indivíduo uma benção ou uma maldição!

Para que você possa perceber melhor a lógica defendida por Napoleon Hill, vou destacar alguns trechos do referido capítulo, a seguir:

“Analise o fracasso sob quaisquer circunstâncias que queira e você descobrirá a verdade profunda de que cada fracasso traz consigo a semente de um benefício equivalente. Isso não significa que o fracasso traga o fruto plenamente maduro de um benefício equivalente, mas apenas a semente que deve ser descoberta, germinada e desenvolvida até frutificar mediante iniciativa pessoal, imaginação e definição de objetivo.”

“O fracasso é uma bênção ou maldição, dependendo da reação do indivíduo… A natureza da reação conta uma história que está sempre sob controle exclusivo do indivíduo.”

“Ninguém possui imunidade total contra o fracasso, e todo mundo depara com o fracasso muitas vezes durante a vida, mas todo mundo também tem o privilégio e meios de reagir ao fracasso da maneira que desejar.”

“Parece que a natureza geralmente nocauteia indivíduos com adversidades a fim de saber quem entre eles vai se levantar e travar outra luta! Aqueles que são aprovados são escolhidos como pessoas de destino, para servir como líderes em trabalhos de grande importância para a humanidade.”

“A maioria dos chamados fracassos são apenas derrotas temporárias que podem ser convertidas em ativos de natureza inestimável caso se assuma uma atitude mental positiva em relação a eles.”

“Neste mundo de realismo prático, devemos nos recordar constantemente de que nossas únicas limitações são aquelas que estabelecemos em nossa mente ou permitimos que outros estabeleçam.”

Tendo presente essas reflexões, desejo que a sua jornada em 2018 seja verdadeiramente orientada para o sucesso, cada vez maior, em todas as dimensões da vida. Um excelente ano novo!!!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

3 respostas para O fracasso pode ser uma bênção: o poder da resiliência!

  1. Eliana Cristina de Lemos Ornellas disse:

    Excelente tema para iniciar o ano. Parabéns Clovis.

  2. Pingback: O fracasso pode ser uma bênção: o poder da resiliência! — O Bem Viver | OXITERAPIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s