RESILIÊNCIA: Nunca é demais estar preparado para as adversidades

Já trouxe aqui algumas publicações sobre o tema RESILIÊNCIA. Saber enfrentar e superar mudanças, adversidades e tropeços na vida é fundamental.

Melhor dizendo, ter preparo mental (mindset) desenvolvido para tais circunstâncias da vida, adotar comportamentos de pronta superação quando o inesperado e a ocorrência negativa surgem no seu caminho mostra-se, sem dúvida, de grande importância para qualquer pessoa, tanto para o seu plano de vida pessoal quanto profissional.

Uma boa tradução do espírito da resiliência nos apresentou o compositor Paulo Vanzolini, na sua canção Volta por Cima, em cujo refrão evoca: “Reconhece a queda e não desanima; levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”!

A esse pretexto, replico hoje publicação de texto, com seis dicas para reforço da sua capacidade de resiliência, do blog Pitacos e Achados, a seguir:

“6 modos de aumentar a sua força interior exercitando a resiliência

little watercourses with many stones and rocks

little watercourses with many stones and rocks

Embora muitas pessoas não saibam, resiliência é a capacidade de uma pessoa se adaptar a mudanças, de se reerguer depois de situações adversas. Pode parecer um conceito confuso, mas é preciso assumir que esse tipo de situação acontece o tempo todo e que em muitas delas pode ser bastante difícil recobrar o ânimo. Entretanto, saber superar os imprevistos é fundamental para o desenvolvimento de uma pessoa. Algumas maneiras de exercitar sua resiliência.

1 – Desafie a si mesmo
Parte do processo de construção dessa resiliência é saber que você já passou por situações adversas antes e as enfrentou de maneira corajosa. Não desista antes mesmo de assumir um projeto só porque ele parece difícil. O sucesso alcançado de maneira desafiadora é também mais incentivador.

2 – Tenha planos reserva
As emergências são, até certo ponto, previsíveis. Procure identificar os pontos falhos do seu plano, seja ele para a vida ou um simples projeto de trabalho. Pense em como cobrir esses “buracos” no seu planejamento. É fundamental que você seja capaz de prever tudo que pode dar errado. Dessa maneira estará mais preparado para lidar com as falhas ao longo do caminho, pois não se sentirá “desavisado”.

3 – Cuide de si mesmo
Pode parecer desnecessário, mas cuidar de si mesmo é parte fundamental do plano de se tornar mais resiliente. Se você não dorme bem, se alimenta mal, se sente fraco e deixa a sua saúde de lado provavelmente terá muito mais dificuldade em seguir em frente quando algo der errado. Tudo é mais fácil de gerenciar se você está saudável.

4 –  Estabeleça ligações
Fortes laços sociais são responsáveis por impulsionar a felicidade e criar uma “conta emocional” com a qual você poderá contar em situações inesperadas. Invista nesse tipo de ligação passando um tempo com a sua família, com os seus amigos e até mesmo com os seus vizinhos. Eles estarão lá para ajudá-lo quando algo não sair conforme o esperado.

5 – Liste as coisas capazes de animá-lo
Se você conhece bem o seu humor, provavelmente sabe quais são as coisas capazes de animá-lo em um momento difícil. Tendo uma lista com todas essas coisas à mão você saberá para onde ir quando estiver se sentindo desmotivado. Pense em todas as coisas que você mais gosta, como um filme, uma comida ou mesmo uma companhia. Isso será útil caso algo saia do plano inicial.

6 – Não conte com as situações fáceis
Se você está esperando que tudo dê certo o tempo inteiro tem muito mais chances de se decepcionar. Isso não significa ser pessimista e acreditar que nada tem chance de dar certo, mas é preciso ter a consciência de que nem sempre as coisas acontecem conforme o esperado. Se você souber aceitar as adversidades e, mais que isso, prevê-las, poderá lidar melhor com elas

Fonte de pesquisa: revistapazes

Publicado em – https://pitacoseachados.com/2016/06/13/6-modos-de-aumentar-a-sua-forca-interior-exercitando-a-resiliencia/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para RESILIÊNCIA: Nunca é demais estar preparado para as adversidades

  1. De fato, estamos sempre sujeitos a dificuldades. Embora você não tenha mencionado diretamente, a morte de um ente querido é das mais difíceis. E embora saibamos que poderá ocorrer a qualquer momento nunca estamos preparados. Esta matéria é excelente também para quem perde: emprego, amores, amigos; para quem sofre agressões, acidentes; e para divulgar. Divulgo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s