“Não espere o tempo acabar com seus sonhos” – Um texto inspirador e oportuno!

Neste começo de ano, época propícia para fazemos e refazemos nossos projetos pessoais, reproduzo o oportuno e bem elaborado artigo de Lívio Andaló, publicado no LinkedIn, dois dias atrás.

Lívio fala, de uma forma romântica e com feliz objetividade, sobre a necessária prontidão que a pessoa deve ter para fazer as correções de rumo e adotar as mudanças que precisam acontecer, sob pena de ficar para trás diante da inexorabilidade do tempo. Temos aí um texto inspirador que vale a leitura! 

Veja a seguir:

Photo by Michał Grosicki on Unsplash
Photo by Michał Grosicki on Unsplash

“Não espere o tempo acabar com seus sonhos

Quando você olha para uma rosa verdadeira e uma de plástico, qual você prefere ganhar?

A flor verdadeira nos encanta, mesmo sabendo da sua finitude. O seu sentido (significado) é a manifestação da sua beleza, do seu perfume. Algumas têm um significado simbólico na relação das pessoas, pois ao oferecer uma rosa expressamos o carinho que sentimos. Além disso, aquele que a recebe, deverá cuidar da flor até que ela morra. Enquanto isso a flor de plástico está lá, imortalizada.

Quando pensamos que nós seguiremos o caminho da flor verdadeira, passamos a entender o quanto é valiosa a nossa vida. E aquilo que é inevitável, que dá colorido a vida, pelas etapas a serem vividas, é o que nos atemoriza. As vezes somos livres para escolher, porém não temos como escolher a eternidade.

Podemos optar em sentir a vida como sentimos a rosa, sem ter um significado. Mesmo assim, vejamos o quanto interessante é viver esse intervalo de tempo, que nos foi oferecido, com intensidade e ética. Isso vale tanto para o que os materialistas deixam quanto para o que os metafísicos levam.

Com a chegada de um novo ano pensamos no que podemos fazer para melhorar a nossa vida. Mas ao terminar o primeiro mês do ano percebemos que seguimos da velha maneira. Em 2016 mudei radicalmente meu trabalho, pois sentia que tinha chegada a hora de mudar. Caso contrário, eu seguiria os próximos anos como os últimos 15.

Se você quer mudar é preciso ser rápido, pois o tempo vai mudar você. Vai ficar mais experiente, mas sua energia pode diminuir – talvez fique mais resistente e menos disposto a grandes mudanças. Se você quer seguir seus sonhos, corra logo essa maratona sem perder tempo com coisas desnecessárias.

Como na brilhante frase do Bobo da Corte ao Rei Lear (Shakespeare):

– Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/n%C3%A3o-espere-o-tempo-acabar-com-seus-sonhos-l%C3%ADvio-andal%C3%B3/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para “Não espere o tempo acabar com seus sonhos” – Um texto inspirador e oportuno!

  1. dulcedelgado disse:

    Que frase cheia de sabedoria! Oxalá fosse assim mesmo!
    Porque realmente quando somos novos, a energia para a mudança é muito mais forte e “selvagem”. Suplanta tudo!
    Depois, começa a ficar mais domesticada…
    Bom texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s