É POSSÍVEL DERROTAR A CORRUPÇÃO? – Veja a esclarecedora explanação de Luiz Hanns (vídeo)!

A corrupção parece uma doença sem fim e cada vez mais avassaladora aqui em nosso país. Não se fala de outra coisa nos tempos recentes. Os noticiários revelam casos de corrupção a cada dia, cada um maior do que o outro. Claro que tudo isso é motivo de tristeza. Mais ainda, é revoltante, principalmente porque se percebe o envolvimento de grandes autoridades, homens de negócios e o desvio de valores muito significativos. O fato é que a nação vai sendo minada e perdendo, firme e continuadamente, em muitos sentidos, de fatores econômicos às questões que envolvem princípios morais!

E o que é corrupção? Conceitualmente falando, segundo o site http://www.significados.com.br, “corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos”.

Acontece que as situações destacadas nas manchetes diárias compõem apenas o lado visível do problema. A prática de atos de corrupção tem outras facetas que precisam ser adequadamente compreendidas. Esta, portanto, é a motivação principal para que tratemos desse tema no dia de hoje, como oportunidade para uma reflexão que, não tenho dúvida, todos necessitamos fazer. Em síntese, cada um de nós precisa estar atento e ter plena consciência a respeito de comportamentos que podem servir de estímulo e gatilho para a corrupção. 

Assim, com o propósito de permitir mais clara percepção e compreensão sobre isso, trago a excelente explanação do Psicólogo e Psicanalista Luiz Hanns, em recente vídeo publicado pela Casa do Saber, disponível no YouTube.

Como você verá, a corrupção pode estar em pequenas atitudes, despretensiosas, em casa, na escola, com os amigos, ou num mar de dificuldades criadas institucionalmente que terminam incentivando os conchavos e os desvios. A exposição é bem elucidativa. Entenda os “três níveis de corrupção: sistêmica, endêmica e sindrômica”. A propósito, você já havia pensado sobre isso? São visões que, no meu entender, farão muita diferença!

Bem, veja o vídeo. Vale a pena dar uma paradinha. Este é um tema (problema) que precisa ser firmemente enfrentado, não resta dúvida! São apenas 6 min (a seguir):

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

4 respostas para É POSSÍVEL DERROTAR A CORRUPÇÃO? – Veja a esclarecedora explanação de Luiz Hanns (vídeo)!

  1. dulcedelgado disse:

    Seis minutos muito educativos! Muito bem sistematizado!

  2. ARNALDO DE CASTRO COSTA disse:

    Interessante. Tema FUNDAMENTAL!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s