“A técnica da regra de três”: dica interessante para uma comunicação de sucesso!

Temos hoje um assunto muito interessante, uma dedução bastante convincente sobre o uso de três elementos (apresentação de ideias em trios) para você ter uma comunicação mais efetiva junto ao público.

Parece um número mágico – e até pode ser – mas são bem fundamentados os argumentos trazidos nesse artigo. Como você verá, o número três é utilizado como técnica de comunicação, falada e escrita, já faz muito tempo, e isso não é por acaso. Existem razões que justificam o seu emprego.

O artigo foi publicado no site A Mente É Maravilhosa, dois dias atrás.

Vale conferir, o texto é curtinho e oferece um conteúdo bem legal. Para encerrar o artigo, são apresentadas algumas dicas de como utilizar a regra para se dirigir ao público.

Leia a seguir:

“A técnica da regra de três para falar em público

Na comunicação, três é um número “mágico”. Este artigo explica por que e o que você pode conseguir quando usa suas qualidades para se comunicar com seu público.

A arte de comunicar uma mensagem é uma virtude necessária dos grandes oradores e conferencistas. Qualquer pessoa comum também exige, em múltiplas situações, transmitir ideias de forma eficaz e impactante no interlocutor. Como alcançar esta virtude? Existem estratégias úteis, como a técnica da regra de três para falar em público.

Embora seu nome evoque a conhecida fórmula matemática, neste caso estamos falando de uma figura retórica ou literária que consiste em agrupar os elementos em três.Existem muitas formas de aplicá-la e ela pode se tornar a chave secreta para embalar seu discurso, fazer uma venda ou contar as melhores piadas e histórias entre seus amigos. Aprenda mais durante esta leitura.

A regra de três para falar em público: em que consiste?

A regra de três para falar em público é explicada por Dave Linehan, autor do livro Bulletproof: The Official Guide to Public Speaking, como a  apresentação de ideias em trios, por serem mais interessantes, agradáveis e memoráveis para o público.

É difícil atribuir autoria a essa técnica, pois ela é utilizada desde a Grécia antiga; Não é à toa que essa civilização seja considerada o berço da retórica. A implementação do método pressupõe bons resultados; prova disso é a sua aplicação em discursos políticos, como refere uma publicação da Atlantis Press.

Da mesma forma, tem lugar na história dos contos tradicionais, das obras artísticas e de todo o tipo de criações humanas. A Bíblia já fala de “Pai, Filho e Espírito Santo”, Rubens pintou “as três Graças” e três palavras definem o espírito nacional da França: “liberdade, igualdade, fraternidade”.

No cotidiano, é fácil encontrar muitos outros exemplos relacionados à regra em questão: as três cores do semáforo (vermelho, amarelo e verde) e os três tempos verbais (passado, presente e futuro); Alguns dos filmes e livros mais conhecidos até vêm em formato de trilogia.

É evidente que o número três possui algum tipo de magia que atrai e prende em termos de linguagem escrita e falada. Mas o que torna este número tão especial? Existem várias razões; nós as detalhamos abaixo.

O cérebro cria grupos

O cérebro funciona por hierarquia, o que significa que ele agrupa elementos para lidar com as informações com mais eficiência. Assim, apresentar uma série de dados desordenados não é o mesmo que estruturar o discurso ou a apresentação a partir de algumas ideias conectadas. Finalmente, o número mínimo de elementos para criar esse agrupamento ou padrão que satisfaça o cérebro é três.

É um número confortável para a memória

Nesse sentido, nem todo agrupamento de elementos é válido, pois a memória tem capacidade limitada. Especificamente, memória de curto prazo, aquela que permite reter informações e mantê-las ativas por um curto período.

É limitada tanto no tempo quanto na quantidade de informações que contém. E embora se pensasse que esse limite era de aproximadamente 7 elementos, estudos recentes, como o publicado por The Behavioral and brain sciences, sugerem que o número está mais próximo de 4.

Mas então por que a regra de três? Porque esse é um número que fica mais confortável por não chegar tão perto do limite.

É mais persuasivo

Quando você tenta persuadir o interlocutor, influenciar sua opinião ou motivá-lo a tomar uma determinada ação, é conveniente oferecer-lhe vários motivos. E, especificamente, três é o número-chave para que o argumento soe convincente. Apresentar menos razões torna o discurso pobre e escasso e parece incentivar o ceticismo.

Dá uma sensação de plenitude e redondeza

Em conclusão, as tríades criam a sensação de que o texto, frase, apresentação ou argumento está completo. O uso de três elementos torna a ideia redonda, completa e mais satisfatória. Você mesmo pode verificar isso nos textos que lê ou nas palestras que ouve.

Como usar a regra de três para falar em público?

Essa técnica simples pode ser aplicada em diferentes contextos: para conseguir apresentações de maior sucesso, gerar vendas em um negócio ou aprimorar sua oratória particular. A premissa é simples. Ao agrupar os elementos em tríades, você aumenta o valor da sua comunicação. No entanto, para gerar uma melhor compreensão da mesma, tome nota de algumas ideias:

  • Se você deseja promover um produto, destaque suas características com três adjetivos. Por exemplo: “bom, bonito e barato”.
  • Use três frases ao comunicar uma ideia completa. Por exemplo: «Ontem fui procurá-lo. Achei que você estaria em casa descansando. Me enganei”.
  • Você está procurando explicar o que é seu negócio, seu site ou conteúdo nas redes sociais? Comprima as informações em três frases concisas e coloque-as em um local visível.
  • Ao criar um slogan, escolha três palavras principais. Estes podem ser substantivos (como no lema da República Francesa) ou verbos (comer, beber, desfrutar).
  • Organize seu discurso em três etapas e faça o mesmo se estiver escrevendo um texto. Isso é visto claramente em obras literárias que apresentam uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
  • Mantenha como referência as três idéias centrais de seu argumento. Um exemplo: se você quer convencer seu parceiro porque você deve ir de férias para um lugar específico, concentre-se em três razões principais.

Aumente o valor da sua comunicação com a regra de três para falar em público

As ideias acima são apenas algumas, mas você pode usar essa técnica de qualquer maneira que imaginar. À primeira vista, esta é uma estratégia muito simples, mas na verdade produz um efeito notável.

Isso irá ajudá-lo a impactar o público, ajudar a lembrar de sua mensagem, persuadir e, finalmente, conseguir uma comunicação mais eficaz.

Bibliografia:

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/a-tecnica-da-regra-de-tres-para-falar-em-publico/

Publicidade

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

9 respostas para “A técnica da regra de três”: dica interessante para uma comunicação de sucesso!

  1. Que interessante essa abordagem da regra de 3️⃣. Eu não conhecia. Vou adotar.
    Me lembrei do filme que assisti que tem três palavras de título : ” Comer, Rezar e Amar” .Provavelmente eles conheciam está técnica não é? Ou seria por “acaso”?…..rsrs 🤔
    Muito interessante, obrigada!
    Parabéns!
    Muita Paz
    Catarina

  2. Márcia Tauil disse:

    Gostei. Estudarei. Aplicarei.

    • JCDattoli disse:

      Boa, querida Márcia!!!
      Agora até me dei conta de que quando retribuo positivamente a alguém, por mensagem escrita, uso três sinais de exclamação. Por outro lado, quando as pessoas mandam aplausos pelas redes sociais, normalmente utilizam o sinal das palmas três vezes. E por aí vai…

  3. lulaborda disse:

    Nunca pensei na influência dessa regra em apresentações, etc. Porém me chamou atenção, de já ter visto essa regra sendo aplicada. Bastante interessante!

    • JCDattoli disse:

      Pois é, Lúcia. A regra pode ser vista aí, no mundo real. É no mínimo curioso isso, mas, pelo que foi argumentado, tem um apelo na cuca das pessoas bem evidente – e funciona!

  4. dulcedelgado disse:

    Muitissimo interessante este ponto de vista. E é curioso que, se pensarmos um pouco, ela aparece em várias situações, títulos e inconscientemente, até na nossa forma de escrever.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s