A DETERMINAÇÃO como fator de sucesso na vida – bom artigo sobre essa característica/habilidade!

Imagem: Canção Nova – Formação

Para começar, realço alguns pensamentos a respeito do tema, deixados por eminentes personalidades:

As pessoas não carecem de força, carecem de determinação” (Victor Hugo);

O homem é feito para a luta, não para o repouso” (Ralph Waldo Emerson);

Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo” (Carlos Drummond de Andrade);

A força de vontade deve ser mais forte do que a habilidade” (Muhammad Ali);

A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal” (Machado de Assis).

E então, creio não haver duvida no sentido de que ter determinação contribui sobremaneira, ou decisivamente, para o alcance dos resultados pretendidos. Certo?

Ir atrás, buscar, se empenhar, enfrentar… são atitudes, ou hábitos, presentes no contexto da chamada determinação, ingrediente essencial para a obtenção de êxitos nos campos pessoal e profissional.

Em perspectiva oposta, acreditar na vida do menor esforço, da sorte e do mero acaso leva a pessoa a cultivar horizontes bem mais estreitados, por ficar à mercê das incertezas e de fatores externos, tudo resultante de uma mentalidade limitada, diria, não-positiva!

Para argumentar e esclarecer a esse respeito, reproduzo artigo bem elaborado, publicado no site “Viva mais verde!”. Não tenho dúvida de que você irá gostar. Leia a seguir:

A teoria da “Determinação” como fator de sucesso na vida

Determinação é uma combinação de paixão e perseverança, uma crença de que o fracasso pode ser superado. É uma vontade de vencer desafios em vez de evitá-los.

Além do quociente de inteligência (QI), talento e qualquer outra coisa que tenha algum efeito sobre qualquer coisa, o que mais afeta sua capacidade de atingir seus objetivos é a determinação.

Determinação é uma combinação de paixão e perseverança, uma crença de que o fracasso pode ser superado. É uma vontade de vencer desafios em vez de evitá-los.

A única pessoa que realmente pode te empurrar pra frente na vida é você mesmo.

Determinação é tanto uma característica quanto uma habilidade.

“Determinação é essa mistura de paixão, perseverança e autodisciplina que nos mantém seguindo em frente apesar dos obstáculos”, diz Daniel Coyle, autor de O Segredo do Talento: 52 Estratégias Para Desenvolver Suas Habilidades.

A boa notícia é que você pode cultivar ou, melhor ainda, crescer sua coragem. É uma habilidade que pode ser aprendida e praticada ao longo do tempo.

A determinação é associada à perseverança, à resiliência, à ambição e à necessidade de realização. Envolve a manutenção do esforço focado no objetivo por longos períodos de tempo.

Determinação diz: “Eu posso.”

Você pode desenvolver sua capacidade de determinação. Sua resposta a uma situação desafiadora é o mais importante para superar o obstáculo que você pode vir a enfrentar.

O obstáculo faz parte do caminho e você precisa de determinação para superar o obstáculo toda vez que enfrentar um desafio.

Pesquisadores definem determinação como “o ato de trabalhar ativamente em direção a superar desafios, mantendo esforço e interesse ao longo dos anos apesar de fracassos e adversidades”.

A emergente ciência da determinação está nos ensinando muito sobre por que algumas pessoas redobram seus esforços quando o resto de nós está “abandonando o barco”.

A capacidade de manter e perseguir um objetivo durante um longo período é um indicador importante de se conseguir algo que valha a pena na vida.

Determinação é um melhor indicador de sucesso do que talento. Não importa o quão talentoso você pensa que é: se você não se esforçar, não será nada.

A prática deliberada, metódica e constante é o caminho para alcançar o verdadeiro domínio de seu trabalho e objetivos.

Determinação começa com a mentalidade de querer crescer

Se você acredita fortemente na ciência do crescimento humano e tem isso como mentalidade, você tem uma chance maior de crescer sua determinação ao longo do tempo.

Essa crença por si só pode lhe dar a perspectiva de que você precisa manter algo, mesmo quando o processo é difícil.

O que você pode fazer todos os dias, mesmo de pequenas maneiras, que tornaria mais fácil tomar as medidas necessárias para perseguir seus objetivos para toda a vida?

Perseverança e resiliência têm muito a ver com o sucesso, mais do que você pensa.

Determinação requer sacrifício: abrace o desafio!

Determinação é essencial para o seu sucesso na vida, mas não é algo tão fácil.

Vai ficar difícil em algum momento, tenha certeza disso.

Vai ficar difícil e você vai querer desistir.

E algumas pessoas (na verdade muitas pessoas) irão desistir.

O ato de se tornar um mestre em seu ofício, no que se faz, no seu trabalho, na sua paixão, exige muita prática. E esta prática tem que ser intencional, tem que partir de você mesmo.

Você experimentará muita frustração. A motivação vai aumentar e diminuir ao longo do tempo, mas você só conseguirá melhorar quando se comprometer com a prática constante.

Você cometerá toneladas e toneladas de erros ao longo do processo. E cometer erros e falhar é normal. Na verdade, cometer erros e falhar é necessário.

Abrace o longo processo repetitivo para melhorar. Ele é necessário.

Determinação leva tempo e muitas pessoas não tem a paciência necessária. O custo de ser o melhor e seguir em frente para um trabalho significativo e de qualidade exige muito sacrifício.

Muitas pessoas não estão preparadas para isso.

Mas o ponto principal aqui é que a mentalidade positiva necessária para atingir uma meta de longo prazo pode ser desenvolvida ao longo do tempo.

Você pode manter o esforço e o interesse que precisa para terminar o que quiser, qualquer que seja teu objetivo.

Às vezes você tem que abrir mão de algo bom para poder atingir e alcançar algo ótimo. A tendência de não abandonar as tarefas diante dos obstáculos constrói a resiliência que você precisa para ter sucesso na vida.

Falhe, erre. E siga em frente.

O fracasso não é fatal. A rejeição também não é fatal.

A falha é apenas uma configuração para um retorno. Um ponto de controle para melhorar o caminho que você seguirá para o seu destino.

O fracasso pode ainda doer um pouco, mas quando você tem determinação, o fracasso te inspira a querer fazer melhor.

Em vez de deixar o tédio ser um sinal para reduzir de marcha, para desmotivar, as pessoas com determinação perseveram, seguem em frente.

O livro Carrie, a Estranha, de Stephen King, foi rejeitado 30 vezes antes de ser publicado.

O livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi rejeitado 12 vezes e a autora J.K. Rowling foi informada de que “não deveria largar o seu trabalho diário”.

Charles Darwin não estava empolgado em se tornar um cientista graças a seu pai, que o chamou de preguiçoso e sonhador.

E o mesmo Charles Darwin escreveu uma vez: “Eu fui considerado por todos os meus mestres e meu pai um menino muito comum e bem abaixo do padrão comum de inteligência e intelecto”. Charles Darwin revolucionou o mundo e a ciência com seus estudos sobre a teoria da evolução das espécies.

Por isso, lembre-se sempre: tenha orgulho do seu trabalho. Tenha orgulho de si mesmo. E nunca pare de tentar.

Cultive sua determinação e empurre-se ainda mais para fora da sua zona de conforto. O obstáculo faz parte do caminho.

Publicado em: https://vivamaisverde.com.br/2018/04/determinacao-sucesso/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Frases célebres, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Psicologia e comportamento e marcado , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para A DETERMINAÇÃO como fator de sucesso na vida – bom artigo sobre essa característica/habilidade!

  1. Arnaldo de Castro Costa disse:

    Verdades indiscutíveis.

  2. lulaborda disse:

    Eu até que sou uma pessoa determinada, mas não sou perseverante. Desisto fácil de tudo, quando percebo que os obstáculos são muitos. Gostaria de ser diferente, mas, não consigo mudar.

  3. José Paes Landim disse:

    Sou amarrado aos bons pensamentos da lavra de luminares do saber, como os aqui citados, a exemplo de Victor Hugo, sentenciando que as pessoas não carecem de força, mas de determinação. Temos aí um tema palpitante, valendo, de início, ressaltar que, sem determinação, se anulam.os ideais voltados para a realizaçao de nobres objetivos.

  4. Pingback: A determinação como fator de sucesso na vida – Love Beyond Life

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s