De volta hoje com um dos nossos assuntos mais recorrentes, a longevidade. O objetivo da postagem é manter o nosso público periodicamente atualizado, na medida do possível. No particular, vou realçar novas descobertas de cientistas que seguem suas pesquisas, firmemente, na busca de identificar fatores que possam retardar o envelhecimento. Trata-se de propósito bastante meritório, que interessa a cada um de nós!
Essa temática tem merecido diversas postagens aqui no blog. Uma das abordagens, na linha do não envelhecer, chamou muito a minha atenção oito anos atrás e, na altura, sinalizava o que estaria por vir nos anos seguintes. Faço referência à palestra apresentada pelo médico francês Laurent Alexandre, em vídeo para o TED (“O Declínio da Morte”), de grande impacto e notável sucesso, que postei no final de 2014 (https://obemviver.blog.br/2014/12/23/video-com-palestra-ted-sobre-o-avanco-da-longevidade-surpreendente-impactante-sensacional/).
O vídeo do canal Olá, Ciência!, com o título “DESCOBERTA SURPREENDE CIENTISTAS: COMO NÃO ENVELHECER“, que repercuto neste post, traz excelente atualização a respeito de descobertas e possibilidades trabalhadas pela ciência, no desafio maior que seria a busca da própria imortalidade!
Claro, há muito ainda a ser desvendado nesse campo de estudos, mas é interessante notar que as notícias trazem boas revelações e deixam outras tantas possibilidades animadoras. Por exemplo, segundo consta na descrição do vídeo, o conteúdo apresentado responde a questões realmente importantes, que considero interessar a todos nós:
– O que causa o envelhecimento?
– Por que envelhecemos e morremos?
– É possível ser imortal?
– A imortalidade humana já foi descoberta pelos cientistas?
– Ser imortal causa câncer?
– O que são telômeros?
– Como a telomerase funciona (seria a proteína da “imortalidade”) ?
– Como as células regeneram os telômeros?
– Como não envelhecer rápido?
– Como reverter o envelhecimento precoce ?
– Causas do envelhecimento…
E como será visto, também aqui, em reforço, os bons hábitos, notadamente a qualidade da dieta, do sono, a regularidade com as atividades físicas e a saúde mental/espiritual têm papel relevante em todo esse processo de prolongamento da vida.
Fato é que a ciência vem trabalhando arduamente nessa área, com descobertas que se sucedem, na busca do retardamento da morte, ou, até mesmo, da imortalidade!
O vídeo foi publicado no YouTube, canal Olá, Ciência!, em 16/outubro/2021.
Vale assistir – um conteúdo fundamental!
Confira:
Super interessante e bastante elucidativo sobre o assunto em questão. Ainda existem misterios sobre isso, mas, já dá pra se ver, uma luz no fim do tunel.
Isso mesmo, Lúcia. Vem muita descoberta por aí, há investimentos altíssimos voltados para pesquisas nessa área. Estarei de olho e as novidades interessantes divulgarei por aqui. Grato!
Para envelhecer, bem, é só NÃO morrer….! Kkkk.
É bom indicador! rsrs
Abraço, Telio!