“O Otimismo é a fé em ação”! (Helen Keller)
Nestes tempos recentes de tanta notícia ruim, com uma pandemia que acabou exacerbando o medo coletivo, a atmosfera ficou mais carregada nos últimos dois anos, por certo. Acontece que não podemos cair na armadilha do pessimismo. É de mentalidade positiva que precisamos para nos fortalecer, nos motivar e colocar energia em novas ações, como forma de assegurar a evolução permanente.
Eu, particularmente, sou um otimista inveterado, sem perder a cautela que também caracteriza minha personalidade.
Assim, acredito que sempre posso – e devo – melhorar, que sempre haverá algo bom para aprender, que sempre encontrarei coisas e pessoas boas para além de onde eu estou e a minha visão consegue enxergar. Mais ainda, acredito que sempre valerá a pena estar em ação para boas causas, pois mesmo que algo não saia como eu desejava ficarão aprendizados que irão garantir a minha evolução. Finalmente, acredito que o mundo será melhor como resultado de pessoas otimistas e bem intencionadas, em ação, em número cada vez maior!
O otimismo, que é considerado “um sentimento permanente de que coisas boas vão acontecer”, está na raiz da capacidade de superação, da tal da resiliência. Com efeito, segundo publicado no site hypeness.com.br, estudos conduzidos pelas faculdades de medicina das Universidades de Boston e de Harvard garantem, entre outros achados, que pessoas otimistas vivem mais do que as pessimistas.
Nessa sintonia, trago hoje mais um vídeo muito bem elaborado e apresentado por Pedro Wanderley, do blog PRATIQUE O BEM HOJE, com o título “O poder do otimismo“. Trata-se de tema de grande relevância, que vem apresentado de maneira inteligente, com clareza e elogiável objetividade. Gostei bastante!
Temos aí um conteúdo providencial para iniciarmos a semana!
O vídeo foi publicado no YouTube, canal Pedro Wanderley, no último dia 8.
Aproveite – a seguir:
Achei o video maravilhoso! E ele esta certo: em todas as situações podemos extrair muitas visões, crédulas, ou não, é o que nos define como otimistas, ou passimistas.
Creio também, que tudo isso tem influencia do estado psicológico: quando estamos bem, temos a tendência a sermos otimistas, acreditar mais nas coisas e já no oposto, ficamos mais céticos.
Valeu pelo comentário, Lúcia!
O desafio é nos esforçarmos para estar na maior parte do tempo no modo otimismo!
Que texto maravilhoso. Preciso trabalhar mais o otimismo dentro de mim. Excelente vídeo .
Grato por comentar, Leide. Todos temos o lado pessimista. A nossa tarefa é estimular mais o modo otimista, para o bem viver e a evolução constante! Abraço