As colheitas na vida são resultado do que plantamos. Somos principais responsáveis pelo nosso destino. O futuro que desejamos é moldado por nós mesmos etc. Sempre tive muita clareza com relação a isso e o princípio da causalidade (para tudo o que acontece existe uma causa) está ativo na minha mente desde muito cedo. Não por acaso, tenho falado a esse respeito com certa frequência.
Aliás, um dos pensamentos que sintetizam o conjunto da mensagem trazida no meu livro LONGEVIDADE, pelo selo Figurati (Novo Século Editora), registrado na página 181, diz assim:
“O seu futuro, o seu sucesso e a sua felicidade não decorrem do acaso. Acredite que as marcas da sua existência retratam a inexorabilidade da causa e efeito. Assim, faça a lei da atração operar a seu favor, hoje, amanhã, sempre!”.
Toda essa forma de pensar, portanto, tem respaldo na famosa Lei de Causa e Efeito, um dos fundamentos milenares para a busca de justificativa em relação ao que acontece com a humanidade e, mais objetivamente, na vida de cada indivíduo, valendo para os acontecimentos bons e, também, para os ruins.
E para explorar o tema mais um pouco, recorro ao excelente vídeo de Pedro Wanderley, do blog Pratique o Bem Hoje, com inteligente apanhado sobre essa que é também chamada “lei da semeadura”, trazendo uma mensagem bem elaborada, bem apresentada e muito agradável de assistir.
Sobretudo, refletir sobre isso de vez em quando parece-me bastante recomendável. Mesmo porque, como diz um ditado muito conhecido, “Nunca reclame de sua vida, ela é o resultado das escolhas que você fez”.
Veja a seguir, vale a pena. O vídeo foi publicado anteontem no YouTube, canal Pedro Wanderley, com duração de apenas 6:14. Confira: