Nas organizações em geral existem profissionais que não são bem aproveitados, que terminam perdendo a motivação, acabam virando peso morto ou pedem para sair.
Pior é que funcionários talentosos, que têm ideias, desejam evoluir e contribuir efetivamente com soluções criativas, que têm espírito naturalmente empreendedor e até pensam com a cabeça do dono do negócio, os chamados “talentos escondidos,” fazem parte desse contingente espalhado por aí.
O recado é, será que essa realidade se aplica a você, a sua empresa?
Para alertar a esse respeito, reproduzo, a seguir, texto interessante, oportuno e direto, recentemente publicado no site FUTURO S/A, falando sobre os diamantes escondidos pelos ambientes empresariais – e, claro, pelas organizações de todos os setores -, sua importância e características comportamentais mais destacadas.
É lamentável que muitas lideranças, tomadas por rotinas e prioridades menos importantes, descuidem dessa realidade tão importante relativa ao capital humano!
Leia a seguir:
“Sua empresa tem verdadeiros diamantes escondidos
Sua empresa tem verdadeiros diamantes escondidos. E esses diamantes estão em todas as áreas e em todos os níveis.
São profissionais que podem estar aí, a seu lado, mas que ninguém dá ouvidos porque suas ideias são muito loucas. Ou pior: nem são contratados por desafiarem o status quo.
Quem são os empreendedores da sua empresa? Você sabe em que áreas eles atuam? Você já reuniu esses profissionais alguma vez?
Ter pensamento empreendedor não é sinônimo de só abrir uma empresa. É um jeito de pensar voltado para ver oportunidades e fazer as coisas acontecerem.
É ver além do que só aparece na sua frente. Envolve ver as coisas em como elas poderiam ser. É uma capacidade de imaginar novas respostas para os problemas. E principalmente: como fazer para chegar lá.
Quem são esses profissionais?
1. Eles são os que ficam de olho nas tendências dentro e fora do seu mercado.
2. Buscam oportunidades para fazer coisas novas e fazer mais com menos.
3. Têm contato constante com pessoas de outras áreas para ter outras perspectivas e ideias.
4. São curiosos e estão sempre em busca de oportunidades inexploradas.
É uma mentalidade que pode ser desenvolvida em todos os níveis. E é capaz de transformar o modo de atuar de qualquer empresa. “