‘Sua empresa tem verdadeiros diamantes escondidos’

Nas organizações em geral existem profissionais que não são bem aproveitados, que terminam perdendo a motivação, acabam virando peso morto ou pedem para sair.

Pior é que funcionários talentosos, que têm ideias, desejam evoluir e contribuir efetivamente com soluções criativas, que têm espírito naturalmente empreendedor e até pensam com a cabeça do dono do negócio, os chamados “talentos escondidos,” fazem parte desse contingente espalhado por aí.

O recado é, será que essa realidade se aplica a você, a sua empresa?

Para alertar a esse respeito, reproduzo, a seguir, texto interessante, oportuno e direto, recentemente publicado no site FUTURO S/A, falando sobre os diamantes escondidos pelos ambientes empresariais – e, claro, pelas organizações de todos os setores -, sua importância e características comportamentais mais destacadas.

É lamentável que muitas lideranças, tomadas por rotinas e prioridades menos importantes, descuidem dessa realidade tão importante relativa ao capital humano!

Leia a seguir:

“Sua empresa tem verdadeiros diamantes escondidos

Sua empresa tem verdadeiros diamantes escondidos. E esses diamantes estão em todas as áreas e em todos os níveis.

São profissionais que podem estar aí, a seu lado, mas que ninguém dá ouvidos porque suas ideias são muito loucas. Ou pior: nem são contratados por desafiarem o status quo.

Quem são os empreendedores da sua empresa? Você sabe em que áreas eles atuam? Você já reuniu esses profissionais alguma vez?

Ter pensamento empreendedor não é sinônimo de só abrir uma empresa. É um jeito de pensar voltado para ver oportunidades e fazer as coisas acontecerem.

É ver além do que só aparece na sua frente. Envolve ver as coisas em como elas poderiam ser. É uma capacidade de imaginar novas respostas para os problemas. E principalmente: como fazer para chegar lá.

Quem são esses profissionais?

1. Eles são os que ficam de olho nas tendências dentro e fora do seu mercado.

2. Buscam oportunidades para fazer coisas novas e fazer mais com menos.

3. Têm contato constante com pessoas de outras áreas para ter outras perspectivas e ideias.

4. São curiosos e estão sempre em busca de oportunidades inexploradas.

É uma mentalidade que pode ser desenvolvida em todos os níveis. E é capaz de transformar o modo de atuar de qualquer empresa.

Fonte: https://www.futurosa.com.br/post/sua-empresa-tem-verdadeiros-diamantes-escondidos

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em O ser humano no contexto das organizações, Liderança. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s