OS LIMITES DA MEDICINA E OS CUIDADOS PALIATIVOS (vídeo) – Importante!

Este vídeo, com a médica, escritora e palestrante Ana Cláudia Arantes, reconhecida estudiosa e autoridade no que respeita a cuidado de pacientes terminais, traz séria e necessária abordagem sobre os limites da medicina para a fase da vida em que a pessoa recebe diagnóstico de doença grave, passando a ser tomada por sofrimento que não é só físico, mas emocional, social, espiritual etc., em processo que envolve, além do próprio paciente, os seus familiares.

Adicionalmente, você ficará melhor informado(a) acerca de ‘cuidados paliativos’ e sua importância, assunto que já mereceu algumas postagens aqui no blog. Precisamos compreender e refletir sobre isso, pois chegar com melhor orientação e adequado suporte à fase derradeira da nossa existência é algo que todos devemos almejar (e merecer), não tenho dúvida.

Assim, vale a pena atentar para este conteúdo. O vídeo foi publicado no YouTube, recentemente, por Casa do Saber. Assista, a seguir: 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Saúde, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

9 respostas para OS LIMITES DA MEDICINA E OS CUIDADOS PALIATIVOS (vídeo) – Importante!

  1. Sergio Roberto Silva Dattoli disse:

    Viver e morrer com dignidade, seria o ideal, para todo ser humano.

  2. Trabalhei 5 anos numa Unidade de Cuidados Paliativos e foi a área que mais satisfação profissional me trouxe. No entanto, o mundo continua a precisar de ser consciencializado para a importância destes cuidados, e perceberem que realmente eles fazem toda a diferença para cada doente especifico que os recebe. Porque todos merecemos dignidade em vida e na morte, e os fenómenos como obstinação terapêutica devem ser abolidos. Acrescentar vida aos dias e não dias à vida sem qualidade, devia ser uma premissa a seguir. Cumprimentos e boa noite. Obrigada por esta linda partilha do video.

  3. Pingback: OS LIMITES DA MEDICINA E OS CUIDADOS PALIATIVOS (vídeo) – Importante! — O Bem Viver – Desabafos…

  4. Jose Paes Landim disse:

    Tema da mais alta importância, sobre e como nos preparar para nossa despedida deste, como dizem os espíritas, Plano de Vida, em direção a outras vidas, o que é psicologicamente reconfortante, ao contrário do quanto se tornou traumático falar- se em morte, de modo geral, com outras pessoas. Ou assim ou assado, temos que nos preparar psicologicamente para essa infalível despedida de modo mais tranquilo possível e, se possível, em meio às melhores.perspectivas possíveis.

  5. dulcedelgado disse:

    Muito bom, este video!
    Mensagem de grande seriedade e sensibilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s