GINÁSTICA MENTAL – Dicas para melhorar a capacidade do seu cérebro

Você sente que anda esquecido(a), que a memória está falhando, ou até que sua memória está piorando? Segundo os estudiosos, isso tem a ver com o estilo de vida dos tempos atuais, e você não está só!

Por conta dessa realidade, gostei bastante da matéria ‘Ginástica Mental’, a meu ver interessante, rica e útil, publicada na revista VOCÊ S/A, edição de agosto/2018, a respeito da sobrecarga de informações a que estamos submetidos hoje em dia, dando ênfase para a impossibilidade de guardarmos tudo nos nossos arquivos mentais.

Nesse contexto, cresce a sensação de que a nossa memória está ficando atolada, trabalhando forçada e sem dar conta dessa avalanche de informações. Muitas pessoas demonstram claramente dificuldade para lembrar nomes, lugares, tarefas etc. De acordo com a publicação, o estresse, a multitarefa, o sono ruim, o excesso de tecnologia, o sedentarismo e a desorganização são hábitos, ou fatores, que funcionam como ‘inimigos da lembrança’.

Para minimizar essa realidade, a matéria apresentou algumas dicas para você fazer ginástica e ativar a memória. Por exemplo, com base em pesquisa recente, feita na Noruega, afirma que ler no papel é mais eficaz para a memorização do que ler nas telas dos dispositivos eletrônicos (computador, celular e outros). Um outro recurso é escrever à mão, fazer anotações durante aulas, palestras, reuniões e leituras em geral. O velho bloquinho de anotações pode dar uma grande ajuda!

Agora, o portal eletrônico da BBC – Brasil publicou o artigo ‘8 maneiras de melhorar a capacidade do seu cérebro’, que reproduzo abaixo, com dicas para você melhorar (ativar) o cérebro e aumentar a sua capacidade de memorização. Creio que a publicação traz um bom conjunto de informações e oferece dicas verdadeiramente úteis.

Confira, a seguir:

“8 maneiras de melhorar a capacidade do seu cérebro

Fotomontagem surreal: homem de chapéu com nuvem sobre a cabeçaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionJá teve aquela sensação de ‘branco’ na memória?

Já passou por aquela situação em que você tenta desesperadamente lembrar o nome de alguém ou de um lugar e simplesmente dá um “branco”?

Ouvimos dizer muitas vezes que a memória diminui com a idade, assim como outras funções cognitivas – como o raciocínio.

Mas, calma, há esperança. Existem maneiras de “religar” nosso cérebro.

Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:

1. Exercício aumenta o cérebro

Retrato da mulher atlética com cabelo branco, descansando após exercícioDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionExercício traz benefícios para seu corpo e sua mente

É verdade – nosso cérebro cresce à medida que nos exercitamos.

A atividade física aumenta as sinapses, cria mais conexões dentro do cérebro e ajuda na formação de células extras.

Uma boa saúde cardiovascular também significa que você transporta mais oxigênio e glicose para o cérebro, além de eliminar toxinas.

Se você conseguir se exercitar ao ar livre, melhor ainda – terá o benefício adicional de absorver mais vitamina D.

Dica: combinar a prática de exercício à exploração de um ambiente diferente, a novas maneiras de fazer as coisas ou compartilhar ideias – dessa forma, você aumenta as chances das células nervosas novas formarem um circuito adequado.

Por exemplo, se você gosta de jardinagem, vale participar de uma horta comunitária para fazer amigos enquanto mexe na terra, ou se juntar a um grupo em vez de ir sozinho.

O mais importante é garantir que você esteja se divertindo – é o desejo de se envolver em algo que ajuda a impulsionar os efeitos do exercício e da interação social no cérebro.

2. Memória em movimento

Mulher jovem plantando alface em uma hortaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionA jardinagem faz bem ao cérebro – além de ser uma atividade física, nos dá tempo para pensar

Essa é uma técnica respaldada por cientistas e reconhecida há muito tempo no mundo da dramaturgia. Se você tentar decorar algo enquanto se movimenta, é muito mais provável que a informação seja retida.

Dica: na próxima vez que você tiver uma apresentação ou discurso para fazer, que tal dar uma volta ou dançar para ajudar a guardar o conteúdo?

3. Coma os alimentos certos para abastecer o cérebro

Comida saudável para o cérebro e boa memória: abacate, amêndoas, semente e peixeDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionUm intestino saudável é essencial para um cérebro saudável

Cerca de 20% do açúcar e da energia que você consome vão para o cérebro, fazendo com que a função cerebral dependa dos níveis de glicose.

Se os níveis de açúcar não forem controlados, sua cabeça pode ficar confusa.

Comer algo de que se goste libera dopamina, que ativa a área de recompensa do cérebro. E é por isso que você sente prazer em comer determinados alimentos.

Mas, além de nutrir os mecanismos de recompensa do cérebro, você precisa alimentar seu intestino com cuidado.

Existem mais de 100 trilhões de bactérias no sistema digestivo humano, que se conectam com o cérebro pelo eixo intestino-cérebro. E o equilíbrio desses micróbios é fundamental para o bem-estar da mente.

Na verdade, o intestino é muitas vezes chamado de “segundo cérebro”. Uma dieta variada e saudável ajuda a manter essas bactérias em sincronia e o cérebro saudável.

Dica: as células do cérebro são compostas por gordura, por isso, é importante não erradicar a gordura da dieta. Ácidos graxos essenciais presentes em nozes, sementes, abacate e peixes são bons para desenvolver o cérebro, assim como o alecrim e açafrão.

Tente também fazer as refeições na companhia de outras pessoas quando puder – a socialização reforça os benefícios de uma boa dieta saudável no cérebro.

4. ‘Desligue’ e relaxe

Casa de idosos de diverte boiando na piscinaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionO tempo ocioso é importante – sua mente precisa que você relaxe para cumprir certas funções

Uma certa dose de estresse é necessária porque nos ajuda a responder rapidamente em situações de emergência. O estresse produz o hormônio cortisol que, ao ser liberado, nos dá energia e ajuda a concentrar.

Mas a ansiedade prolongada e os altos níveis de estresse desconfortável são realmente tóxicos para o cérebro.

É importante, portanto, que a gente aprenda a “desligar” de vez em quando, para permitir que essa parte do cérebro descanse.

E, ao se desconectar, você exercita uma parte diferente do cérebro: a chamada rede neural de modo padrão, que nos permite sonhar e é importante para consolidar a memória.

Ao “desligar” do mundo externo, permitimos que essa parte do cérebro seja ativada e faça seu trabalho.

Então, da próxima vez que você for pego sonhando acordado no trabalho, explique ao seu chefe que você estava fazendo uma atividade cerebral crucial.

Dica: se você achar que é difícil relaxar, por que não tentar técnicas de relaxamento, como meditação, que podem ajudar a reduzir o nível dos hormônios do estresse?

5. Encontre novas formas de desafiar a si mesmo

Homem pintando quadroDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionAprenda algo novo e construa novos caminhos neurais

Uma outra maneira de estimular o cérebro é se desafiar a fazer ou aprender algo novo.

Atividades como aulas de arte ou cursos de idioma aumentam a flexibilidade do cérebro.

Dica: jogue uma partida online contra amigos ou familiares.

Não apenas vai te desafiar, como vai estimular a interação social, o que ajuda o cérebro.

6. Ouça música

Garota feliz dançando com fone de ouvidoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionA música ilumina seu cérebro

Pesquisas indicam que a música estimula o cérebro de um jeito muito peculiar.

Quando você observa a imagem cerebral de alguém que está ouvindo ou tocando música, quase todo o órgão está ativo.

A música pode melhorar a cognição geral, e a memória musical é muitas vezes a última a desaparecer, quando somos afetados por certas condições, como a demência.

Dica: faça parte de um coral ou compre ingressos para ver sua banda favorita.

7. Estude para uma prova na cama

Mulher jovem estudando na camaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionEstude bastante e durma na sequência

Se você aprender algo novo durante o dia, será formada uma conexão entre células nervosas no cérebro.

Quando você dorme, essa conexão é fortalecida e reforçada – e aquilo que você aprendeu vira uma lembrança.

O sono é, portanto, um momento realmente importante para a consolidação da memória.

Se você der uma lista para alguém memorizar antes de dormir, há uma grande chance da pessoa se lembrar na manhã seguinte – uma chance maior do que se você tivesse entregado a lista a ela pela manhã.

Dica: se estiver estudando para uma prova, tente repassar na cabeça as respostas em um simulado enquanto adormece.

Caso você tenha passado por um evento traumático ou tenha a memória ruim, tente não pensar nisso antes de dormir, pois pode pressionar a memória e fortalecer as emoções negativas associadas a ela.

Pela mesma razão, evite filmes de terror ou histórias assustadoras na hora de dormir.

Em vez disso, concentre-se em algo positivo que você aprendeu ou experimentou durante o dia para que seja consolidado.

8. Acorde bem

Homem acorda com a luz natural que entra no quarto pela janelaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionAcorde com luz natural e aumente o desempenho do seu cérebro

Todo mundo sabe que o sono é importante. Com menos de cinco horas de sono, você não fica tão forte mentalmente. Já se dormir mais de 10 horas, pode sentir os efeitos do “jet lag”.

Mas a chave para ajudar você a ter um desempenho melhor ao longo do dia é como você acorda.

Idealmente, durma em um quarto escuro e acorde com luz natural, que vá aumentando gradualmente.

Essa luz penetra nas pálpebras fechadas e estimula o cérebro para que tenhamos uma resposta maior de cortisol ao despertar.

A quantidade de cortisol no corpo quando você acorda afeta o desempenho do cérebro durante o dia.

Dica: compre um despertador luminoso que simule a luz do sol para ajudar você a acordar naturalmente.

Para quem tem o sono profundo, vale a pena se certificar de que o despertador venha com um alarme de som tradicional acoplado.

Veja a publicação original: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45320135

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Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
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3 respostas para GINÁSTICA MENTAL – Dicas para melhorar a capacidade do seu cérebro

  1. dulcedelgado disse:

    O conhecimento empírico de muitas destas dicas nem sempre é levado à prática devidamente. Por isso é sempre bom reler…. para relembrar e aplicar o mais possível! O nosso cérebro e a saúde em geral agradecem!

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