“Abreviaturas” – Dicas preciosas da linguista Dad Squarisi

Resultado de imagem para língua portuguesa descomplicada noticias.universia.com.br

Volto hoje com a série Não Escorregue Na Língua, que ativo periodicamente aqui no blog, para trazer mais uma excelente publicação da linguista, escritora e jornalista Dad Squarisi, dessa feita comentando sobre as abreviaturas. Temos aí algumas dicas preciosas, apresentadas em estilo sempre agradável, uma característica marcante da autora!

Leiam a seguir:

“Abreviaturas

(Dad Squarisi)

Deus criou o mundo em sete dias. Além dos sete pecados, sete virtudes e tantos outros, temos a missa de sétimo dia. Por quê? Os desencarnados não podem mais interceder por si. Nós podemos. Orando, advogamos por eles. No sétimo dia, o Senhor descansou. É o que queremos para nossos mortos — que descansem eternamente no reino de Deus.

Na vida também queremos sombra e água fresca. A língua não nos deixa na mão. Colabora. Por isso, inventou abreviaturas. Com elas, reduz um palavrão a poucas letras. Doutor vira dr. Apartamento, ap. Quilômetro, km. Mas a ajuda tem preço. São as regras para usar as pequeninas.

Primeira regra

Tenha pena do leitor. A redução precisa ser familiar, facilmente entendida.

Segunda regra

As abreviaturas formadas pela diminuição de palavras têm três manhas. Uma: exigem o ponto final. A outra: não abrem mão do s do plural. A última, mas igualmente importante: mantêm o acento original: capítulo (caps.), companhias (cias.), páginas (págs.), século (séc.), código (cód.).

Terceira regra

Tal como na vida, na língua há os privilegiados perante a abreviatura. É o caso do símbolo de hora, minuto, segundo, metro, quilo, litro e respectivos derivados (quilômetro, mililitro). Eles são sem-sem-sem -– sem espaço, sem o ponto abreviativo e sem o s indicador de plural: 5h30, 3h30min14, 4,5m, 20kg, 10ml.

Quarta regra

Pragas aparecem de vez em quando. A mais recente atingiu a nobre figura do professor. A abreviatura do mestre é prof. Mas, por alguma razão alheia à vontade de Deus e dos homens, começaram a brindá-lo com um ozinho (profº). O intruso aparece até em cartazes de faculdade. É a recita do cruz-credo.

A língua detesta redundância. O masculino não precisa do o. O feminino, sim, pede a. O plural, s. Compare: professor (prof.), professores (profs.), doutor (dr.), doutores (drs.), professora (profª), doutora (dra.), professoras (profªs), doutoras (dras.).

Quinta regra

Não confunda abreviaturas do sistema decimal com a de horas. Metro, quilo e litro carregam um só sinal. Horas, mais de um. Compare: 1m, 1,5m, 1,25m; 50g, 50,5g; 10h, 10h30, 10h30min50.

Fonte – Facebook/DadSquarisi Squarisi.

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Língua portuguesa. Bookmark o link permanente.

2 respostas para “Abreviaturas” – Dicas preciosas da linguista Dad Squarisi

  1. Eliana Cristina de Lemos Ornellas disse:

    Interessante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s