Ao lado do acesso à informação e da educação, conhecer como as coisas acontecem além do nosso umbigo, buscar os melhores exemplos (os chamados casos de sucesso) é caminho fundamental para a evolução de um país, seja no nível do cidadão, das suas organizações e da sociedade como um todo.
Nesses dias, ganhou intensa divulgação, pelas redes sociais, um vídeo exibido por programa de televisão com reportagem sobre a Dinamarca, mostrando como é a vida por lá e como são os seus políticos. Convenhamos, essa repercussão é mais do que compreensível. Na medida em que estamos tomando conhecimento, dia após dia, do descalabro de corrupção envolvendo o mundo político em nosso país, numa escalada que parece estar ainda longe do seu final, nada melhor do que conhecer e entender como é a vida em uma nação que apresenta o menor nível de corrupção mundial e, por outro lado, que está sempre situada no topo das nações desenvolvidas e com as pessoas mais felizes.
Pensando a respeito, seria essa correlação (baixa corrupção, país evoluído, povo feliz) uma mera coincidência? Bem, há outros exemplos que podem ser buscados, com vídeos disponíveis na internet. Lembro-me de uma outra reportagem interessante, sobre a vida dos políticos na Suécia, país igualmente com baixa corrupção e alto nível de satisfação do seu povo.
Claro que a realidade dessas nações é muito distinta da nossa. O que nos cabe, a meu ver, é minimamente conhecer outros comportamentos de cidadania e estilos de vida tidos como mais elogiáveis, ou como melhores exemplos, refletir e ir tirando algum aprendizado, de maneira que possa elevar o nosso nível de informação, nossa consciência e senso crítico, para que avancemos como cidadãos e, assim, possamos influenciar os políticos, as autoridades público-privadas e os governantes para o aprimoramento efetivo do nível de decência aqui no Brasil.
Quero enfatizar que jamais utilizei, ou utilizarei, este blog para fazer qualquer apologia de natureza político-partidária. Longe disso!
Recomendo, portanto, que assistam ao vídeo “Descubra por que a Dinamarca tem os políticos menos corruptos do mundo. Fantástico”, disponível no YouTube, a seguir:
A palavra chave que deve servir de norte na vida das pessoas e da sociedade, chama-se Honestidade, ignorada na linguagem do mercado, este considerado pelos doutos em economia como salvador de todos os males. Ledo engano, pois que, salvadora dos males da indecorosidade, que vem ferindo de morte a sociedade, é a educação de um povo com foco na ética.
Obrigado, caro Landim, sempre com comentários enriquecedores!
Abraço.