Como é a vida e como são os políticos no país com a menor corrupção do mundo!

Ao lado do acesso à informação e da educação, conhecer como as coisas acontecem além do nosso umbigo, buscar os melhores exemplos (os chamados casos de sucesso) é caminho fundamental para a evolução de um país, seja no nível do cidadão, das suas organizações e da sociedade como um todo.

Nesses dias, ganhou intensa divulgação, pelas redes sociais, um vídeo exibido por programa de televisão com reportagem sobre a Dinamarca, mostrando como é a vida por lá e como são os seus políticos. Convenhamos, essa repercussão é mais do que compreensível. Na medida em que estamos tomando conhecimento, dia após dia, do descalabro de corrupção envolvendo o mundo político em nosso país, numa escalada que parece estar ainda longe do seu final, nada melhor do que conhecer e entender como é a vida em uma nação que apresenta o menor nível de corrupção mundial e, por outro lado, que está sempre situada no topo das nações desenvolvidas e com as pessoas mais felizes.

Pensando a respeito, seria essa correlação (baixa corrupção, país evoluído, povo feliz) uma mera coincidência? Bem, há outros exemplos que podem ser buscados, com vídeos disponíveis na internet. Lembro-me de uma outra reportagem interessante, sobre a vida dos políticos na Suécia, país igualmente com baixa corrupção e alto nível de satisfação do seu povo.

Claro que a realidade dessas nações é muito distinta da nossa. O que nos cabe, a meu ver, é minimamente conhecer outros comportamentos de cidadania e estilos de vida tidos como mais elogiáveis, ou como melhores exemplos, refletir e ir tirando algum aprendizado, de maneira que possa elevar o nosso nível de informação, nossa consciência e senso crítico, para que avancemos como cidadãos e, assim, possamos influenciar os políticos, as autoridades público-privadas e os governantes para o aprimoramento efetivo do nível de decência aqui no Brasil.

Quero enfatizar que jamais utilizei, ou utilizarei, este blog para fazer qualquer apologia de natureza político-partidária. Longe disso!

Recomendo, portanto, que assistam ao vídeo “Descubra por que a Dinamarca tem os políticos menos corruptos do mundo. Fantástico”, disponível no YouTube, a seguir:

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Bom comportamento, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Como é a vida e como são os políticos no país com a menor corrupção do mundo!

  1. José Paes Landim disse:

    A palavra chave que deve servir de norte na vida das pessoas e da sociedade, chama-se Honestidade, ignorada na linguagem do mercado, este considerado pelos doutos em economia como salvador de todos os males. Ledo engano, pois que, salvadora dos males da indecorosidade, que vem ferindo de morte a sociedade, é a educação de um povo com foco na ética.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s