Os Ingratos e os Agradecidos: Dois tipos de pessoas!

Crédito de imagem – www.mensagens10.com.br

Na mesma linha do post sobre Otimismo, que publiquei aqui dia 7 passado, o texto que trago a seguir fala de dois tipos de pessoas: os ingratos e os agradecidos. Assim como existem pessoas otimistas e pessimistas, as ingratas são as pessoas de mal com a vida, ao passo que as agradecidas, por outro lado, são aquelas que na maioria do tempo estão de bom humor. E essas manifestações ficam bem mais evidenciadas diante de adversidades, de situações inesperadas ou que requeiram alguma forma de enfrentamento!

O texto, publicado no blog duniverso, é inteligente e serve pelo menos como alerta para cada um de nós. Leiam e reflitam, pensando em alguns questionamentos: Como eu acho que sou? Como eu quero ser? …

“Os Ingratos e os Agradecidos

Basicamente existem apenas dois tipos pessoas no mundo: os Ingratos e os Agradecidos.
A definição de qual dos dois você é ou será influenciará diretamente, e muito, a sua vida.
Falando primeiro dos ingratos, são aquelas pessoas que acabam de por os olhos em você e já têm alguma coisa para reclamar. Para elas nunca nada está bom passando a nítida impressão de que o “mundo” deve algo á elas.
Um dia ouvindo rádio, Bel Pesce (pessoa que admiro bastante) me inspirou a escrever este artigo. Ela fazia referência àquelas pessoas que já começam o dia reclamando do clima, algo que a pessoa nem ninguém poderá alterar. Se está calor, frio ou chovendo, está e pronto, nós é que teremos de nos adaptar ao clima, pois ele nunca vai se adaptar a nós. Esse é um típico ingrato.

menino-triste-chorando

Os Ingratos insistem em reclamar o dia inteiro não só do clima mas de qualquer coisa por mais banal que seja.
Reclamam de tudo e são praticamente incapazes de tecer um elogio ou palavras de incentivo à alguém, a não ser que haja outros interesses.
A verdade é que esse tipo de pessoa não está de bem com a vida e nem satisfeita consigo mesma e sendo assim tudo que a envolve parecerá nefasto, sombrio ou injusto para com ela.
Pessoas assim normalmente colocam a culpa de todo o mal que lhes aflige em qualquer coisa ao seu redor, menos nela mesma. São pessimistas “de carteirinha” e veem negatividade em tudo.
Os ingratos jamais admitem que na grande maioria das vezes os reveses de suas vidas se devem única e exclusivamente às suas escolhas, ou más escolhas.
Se consideram mal sucedidos (ou realmente são) e sofrem muito por isso.

menino-feliz-sorrindo

Já os agradecidos parecem ter plena consciência desta questão das escolhas e simplesmente por isso, sofrem muito menos.
Diante das adversidades os agradecidos procuram sempre encontrar algo de bom naquela situação nem que seja apenas o aprendizado que será de grande valia num futuro próximo.
Muitas vezes riem de seus tropeços e procuram sempre fazer melhor da próxima vez.
Têm muita facilidade (e gostam disso) de elogiar os outros por menor que seja a situação ou feito.
Temem a concorrência mas se preparam para ela com a certeza na mente de que vencerá o melhor.
Ficam triste sim e as vezes desesperados com determinada situação mas começam rapidamente a pensar e agir de forma a mudar o revés ou no mínimo amenizá-lo.
Jogam a maioria da culpa pelas falhas em si mesmos e sabem que o certo a fazer é maquinar um jeito de progredir o mais breve para não tropeçar novamente.
Aprendem muito com seus erros e são bons ouvintes, preferindo escutar mais do que falar.
Se consideram bem-sucedidos (mesmo nas pequenas coisas) e se alimentam desta felicidade para continuarem na luta.

coracao-dividido-feliz-triste

Selecionei algumas frases comuns pronunciadas pelos Ingratos e pelos agradecidos diante da mesma situação para nossa reflexão:

Ingrato: Oh meu Deus, o que eu fiz para merecer isso?
Agradecido: Oh meu Deus, obrigado por não ter sido pior!

Ingrato: Ah não pessoal, isso não é justo comigo!
Agradecido: Ainda bem que isso aconteceu agora, pois terei tempo para reverter.

Ingrato: Puxa vida tenho de acordar muito cedo para trabalhar.
Agradecido: Que bom ter um despertador para não perder a hora amanhã!

Ingrato: Não acredito, que você derramou metade do líquido?
Agradecido: Ainda bem que derramou apenas metade do líquido!

Ingrato: Que porcaria, tenho apenas o dinheiro para a passagem de volta e mais nada!
Agradecido: Maravilha, tenho o dinheiro para voltar!

Ingrato: Nossa, é muito grande para ser vencido!
Agradecido: Nossa, desse tamanho é impossível errar o alvo!

Frisando como dissemos antes, a vida é feita de escolhas e a todo instante nos deparamos com uma encruzilhada onde temos de decidir qual rumo tomar e qual tipo de pessoa seremos.
É aquela velha história: para você o copo com água pela metade, está meio vazio ou meio cheio?
E você já decidiu?
Grande abraço!

Fonte – http://www.duniverso.com.br/os-ingratos-e-os-agradecidos/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Os Ingratos e os Agradecidos: Dois tipos de pessoas!

  1. Agradecer sempre! Ainda que as coisas não tenham saído conforme programamos. Costumo achar, que se algo que programei não deu certo, foi porque Deus não quis, porque ele sabia que não seria bom.

  2. Eliana Ornellas disse:

    Parabéns 😤 Clóvis!

    Incrível como as frases se encaixam, em muitas pessoas do nosso universo.

    Siga em frente.

    Beijos

Deixe um comentário