A teoria da “Determinação” como fator de sucesso na vida – um texto importante e motivador!

Ter determinação, ou ser uma pessoa determinada, é perseverar naquilo que você deseja e acredita, até alcançar o sucesso almejado. De outra maneira, é não desistir facilmente, atuando com clareza e energia na busca dos objetivos que você definiu.

Como podemos inferir, esse atributo pessoal requer, sobretudo, capacidade mental favorável, foco no que precisa ser feito e capacidade de resiliência, requisitos esses que, regra geral, podemos exercitar, incorporar, aprimorar com a prática, porque têm a ver, também, com habilidade, e esta pode ser desenvolvida. Em suma, depende primordialmente de cada um!

Lendo atualmente a história de corajosos migrantes italianos que vieram para o estado da Bahia, particularmente os pioneiros, aportados por essas bandas entre 1850 e o final do século XIX – cidadãos aventureiros que deixaram sua longínqua terra natal para enfrentar e ganhar a vida fazendo negócios por estradas e lugares inóspitos, de um interior sem as mínimas condições, sem estradas, sem automóveis, além da diferente realidade imposta pelo clima tropical etc., e sem qualquer suporte e garantia por parte das estruturas governamentais de então – o que mais me chama a atenção nessa saga é a capacidade de determinação que eles demonstraram.

Entre essa leva de imigrantes, vale o registro, estavam os meus avós paternos, que deixaram a pequena cidade de Trecchina, na Basilicata, província de Potenza, região sul da Itália, para aqui, ocupando lugarejos pela região sudoeste do estado da Bahia, constituírem família e se estabelecerem, fincando novas raízes no lugar que mais tarde foi emancipado com o nome de Jaguaquara (Bahia), município distante cerca de 330 km de Salvador!

Com esse preâmbulo, repercuto excelente artigo, sobre o tema determinação, que encontrei no site Viva mais verde!, com autoria atribuída a Thomas Oppong. Uma leitura esclarecedora, importante e inspiradora!

Leia a seguir:

A teoria da “Determinação” como fator de sucesso na vida

Determinação é uma combinação de paixão e perseverança, uma crença de que o fracasso pode ser superado. É uma vontade de vencer desafios em vez de evitá-los.

Além do quociente de inteligência (QI), talento e qualquer outra coisa que tenha algum efeito sobre qualquer coisa, o que mais afeta sua capacidade de atingir seus objetivos é a determinação.

Determinação é uma combinação de paixão e perseverança, uma crença de que o fracasso pode ser superado. É uma vontade de vencer desafios em vez de evitá-los.

A única pessoa que realmente pode te empurrar pra frente na vida é você mesmo.

Determinação é tanto uma característica quanto uma habilidade.

“Determinação é essa mistura de paixão, perseverança e autodisciplina que nos mantém seguindo em frente apesar dos obstáculos”, diz Daniel Coyle, autor de O Segredo do Talento: 52 Estratégias Para Desenvolver Suas Habilidades.

A boa notícia é que você pode cultivar ou, melhor ainda, crescer sua coragem. É uma habilidade que pode ser aprendida e praticada ao longo do tempo.

A determinação é associada à perseverança, à resiliência, à ambição e à necessidade de realização. Envolve a manutenção do esforço focado no objetivo por longos períodos de tempo.

Determinação diz: “Eu posso.”

Você pode desenvolver sua capacidade de determinação. Sua resposta a uma situação desafiadora é o mais importante para superar o obstáculo que você pode vir a enfrentar.

O obstáculo faz parte do caminho e você precisa de determinação para superar o obstáculo toda vez que enfrentar um desafio.

Pesquisadores definem determinação como “o ato de trabalhar ativamente em direção a superar desafios, mantendo esforço e interesse ao longo dos anos apesar de fracassos e adversidades”.

A emergente ciência da determinação está nos ensinando muito sobre por que algumas pessoas redobram seus esforços quando o resto de nós está “abandonando o barco”.

A capacidade de manter e perseguir um objetivo durante um longo período é um indicador importante de se conseguir algo que valha a pena na vida.

Determinação é um melhor indicador de sucesso do que talento. Não importa o quão talentoso você pensa que é: se você não se esforçar, não será nada.

A prática deliberada, metódica e constante é o caminho para alcançar o verdadeiro domínio de seu trabalho e objetivos.

Determinação começa com a mentalidade de querer crescer

Se você acredita fortemente na ciência do crescimento humano e tem isso como mentalidade, você tem uma chance maior de crescer sua determinação ao longo do tempo.

Essa crença por si só pode lhe dar a perspectiva de que você precisa manter algo, mesmo quando o processo é difícil.

O que você pode fazer todos os dias, mesmo de pequenas maneiras, que tornaria mais fácil tomar as medidas necessárias para perseguir seus objetivos para toda a vida?

Perseverança e resiliência têm muito a ver com o sucesso, mais do que você pensa.

Determinação requer sacrifício: abrace o desafio!

Determinação é essencial para o seu sucesso na vida, mas não é algo tão fácil.

Vai ficar difícil em algum momento, tenha certeza disso.

Vai ficar difícil e você vai querer desistir.

E algumas pessoas (na verdade muitas pessoas) irão desistir.

O ato de se tornar um mestre em seu ofício, no que se faz, no seu trabalho, na sua paixão, exige muita prática. E esta prática tem que ser intencional, tem que partir de você mesmo.

Você experimentará muita frustração. A motivação vai aumentar e diminuir ao longo do tempo, mas você só conseguirá melhorar quando se comprometer com a prática constante.

Você cometerá toneladas e toneladas de erros ao longo do processo. E cometer erros e falhar é normal. Na verdade, cometer erros e falhar é necessário.

Abrace o longo processo repetitivo para melhorar. Ele é necessário.

Determinação leva tempo e muitas pessoas não tem a paciência necessária. O custo de ser o melhor e seguir em frente para um trabalho significativo e de qualidade exige muito sacrifício.

Muitas pessoas não estão preparadas para isso.

Mas o ponto principal aqui é que a mentalidade positiva necessária para atingir uma meta de longo prazo pode ser desenvolvida ao longo do tempo.

Você pode manter o esforço e o interesse que precisa para terminar o que quiser, qualquer que seja teu objetivo.

Às vezes você tem que abrir mão de algo bom para poder atingir e alcançar algo ótimo. A tendência de não abandonar as tarefas diante dos obstáculos constrói a resiliência que você precisa para ter sucesso na vida.

Falhe, erre. E siga em frente.

O fracasso não é fatal. A rejeição também não é fatal.

A falha é apenas uma configuração para um retorno. Um ponto de controle para melhorar o caminho que você seguirá para o seu destino.

O fracasso pode ainda doer um pouco, mas quando você tem determinação, o fracasso te inspira a querer fazer melhor.

Em vez de deixar o tédio ser um sinal para reduzir de marcha, para desmotivar, as pessoas com determinação perseveram, seguem em frente.

O livro Carrie, a Estranha, de Stephen King, foi rejeitado 30 vezes antes de ser publicado.

O livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi rejeitado 12 vezes e a autora J.K. Rowling foi informada de que “não deveria largar o seu trabalho diário”.

Charles Darwin não estava empolgado em se tornar um cientista graças a seu pai, que o chamou de preguiçoso e sonhador.

E o mesmo Charles Darwin escreveu uma vez: “Eu fui considerado por todos os meus mestres e meu pai um menino muito comum e bem abaixo do padrão comum de inteligência e intelecto”. Charles Darwin revolucionou o mundo e a ciência com seus estudos sobre a teoria da evolução das espécies.

Por isso, lembre-se sempre: tenha orgulho do seu trabalho. Tenha orgulho de si mesmo. E nunca pare de tentar.

Cultive sua determinação e empurre-se ainda mais para fora da sua zona de conforto. O obstáculo faz parte do caminho.

Fonte: https://vivamaisverde.com.br/2018/04/determinacao-sucesso/

Publicidade

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Psicologia e comportamento e marcado . Guardar link permanente.

15 respostas para A teoria da “Determinação” como fator de sucesso na vida – um texto importante e motivador!

  1. Thank you for this interesting text, dear José Clovis.
    I also think that determination is very important for survival and for success in life. Without persevering we will not get far. It also means that we need to keep going under difficult circumstances, and never give up.

    Resiliance, the means to survive and keep one’s health, goes hand in hand with perseverence. Without resilience, we cannot persevere. And without perseverance our resilience wanes.

    Regarding your example of Italian emigrants in Bahia – I believe that all emigrants everywhere are courageous and persevering. Otherwise they will get lost quickly. Only the strongest stay and survive. That is certainly true, regarding emigration.

    • JCDattoli disse:

      I really enjoyed your insightful comment, Olivia. I’m 100% in agreement with you. Thanks a lot!

      • “Maintaining effort and interest over the years despite failures and adversity”: This is a very important concept described in the text.

        This is true for individuals, for families, and also for communitites and even for states. For example Russia, a state over thousand years old, is currently going through a time of great adversities, like it already did before, a multitude of times.
        But do Russians give up? No, they never give up. They stand strong and fight for what is theirs. They “redouble their efforts”, they “maintain and pursue a goal over a long period of time”. This is a true example of “maintaining effort and interest”.

        They are used to it, because Russians have always been a nation of warriors, since at least the year 800 AC. “Deliberate, methodical, and constant practice” is what the Rusian Armed Forces are training on a daily basis. I admire them immensely, because I stem from a Russian military family. My granduncle was a General in the Soviet Army.

        Wishing you a good Thursday, dear José Clovis.

  2. Sérgio Roberto Silva Dattoli disse:

    E sem espaço para vitimismo!!

  3. Sandra Fayad Bsb disse:

    Essa matéria é estimulante aos desanimados e um reforço aos lutadores em busca dos seus objetivos/ sonhos. Muito boa postagem. Compartilhando…

  4. lulaborda disse:

    Achei super legal a matéria; porém, confesso que não sou tão determinada assim. Quando as situações ficam muito difíceis, eu abro mão.

    • JCDattoli disse:

      E aí, Lúcia, por que será? Talvez por característica pessoal, de personalidade, você evite muito desgaste e priorize economizar sua energia? Isso de certa maneira indicaria que você faz revisão na sua escala de desejos/objetivos com certa frequência. Ou não? rsrs
      Obrigado, querida, por expressar o seu depoimento pessoal!

  5. José Paes Landim disse:

    Louvável, com.aplausos, o desenvolvimento do tema A Theoria da Determinação como fator de.sucesso
    na na vida, do que temos a testemunhá-lo o exemplo dos italianos que vieram para o Brasil.
    É de tal importância a determinação, que, por mais nobres que sejam os ideais, não alcançarão com êxito o idealizado, se a eles não se incorporar a força da determinação. Bela homenagem aos seus avós paternos, assim como à Colônia italiana que fez do Brasil sua segunda pátria, pelo que está o amigo de parabéns.

    • JCDattoli disse:

      Fico agradecido, amigo Landim, pelo gentil comentário. Quanto mais eu leio, pesquiso e me dou conta do que fizeram esses italianos por aqui, a eles devoto homenagem e agradecimentos. Acima de tudo, deixaram grande ensinamento para os seus descendentes e rico legado econômico e social por onde estiveram!
      Forte abraço

  6. Hélio Ortega Arruda disse:

    A Determinação não pode prescindir de talento. O que adianta um dedicação plena, um engajamento continuado, uma gana extremada, se não existe talento? A capacidade criativa e o saber deslindar as ações são, a meu juízo, prevalentes em relação à determinação.

    • JCDattoli disse:

      Obrigado, Hélio, pelo seu registro, e bem-vindo!
      Sem querer polemizar, a meu ver são coisas distintas, obviamente que contribuem para o êxito, elas e outras condicionantes. Por exemplo, conheço muitas pessoas (incluindo parentes e amigos) de bastante talento, inteligência, aparente sagacidade, reconhecidamente habilidosas, mas que não chegam lá, ficam pelo caminho…
      Ainda, para ilustrar, eis o que disse um dos maiores inventores de todos os tempos, Thomas Edson: “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração”. Ou seja, sem jogar duro, sem trabalhar de forma determinada, as ideias e o talento podem resultar sem consequência.
      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s