“7 doenças que têm como sintoma dor de cabeça persistente” – Vale saber e ficar de olho!

Para hoje, trago uma questão de saúde que, na minha avaliação, deve interessar a todos nós, considerando que sentir algum tipo de dor de cabeça é muito comum para considerável parte da população mas que, a depender do nível e da frequência como ela surge, pode sinalizar problema mais sério, que requeira atenção e busca de auxílio por assistência médica especializada.

Para tanto, repercuto interessante postagem do blog Pitacos e Achados, do último dia 4, com menção bem objetiva e simples a possíveis doenças que podem ter como indicativo uma dor de cabeça. Conforme mencionado, nessas situações não é recomendável que a pessoa se utilize de automedicação, tão comum para incômodos provocados por simples dor de cabeça ocasional.

No meu caso, sou chegado a experimentar dor de cabeça em duas situações bem específicas: dormir pouco, aquém da quantidade de horas necessária, e atravessar momentos de muito estresse ou ansiedade. Felizmente, são ocorrência previsíveis, portanto, sem maiores preocupações.

Assim, é preciso estar atento à ocorrência de dor de cabeça, distúrbio esse tecnicamente chamado de cefaleia. Já diz a máxima popular: “com a saúde não se brinca”!

Leia a seguir

“7 doenças que têm como sintoma dor de cabeça persistente

Se a dor de cabeça volta com frequência, é melhor ir ao médico fazer exames

A dor de cabeça está entre os tipos de dores mais comuns no cotidiano nas pessoas, tanto que afeta cerca de 70% da população brasileira. Justamente por isso, é comum ter em casa ou na bolsa um remédio para dor de cabeça que resolve o problema.

Mas quando a dor é frequente, durante dias ou até semanas, não basta tomar um remedinho. Esse pode ser um sinal de algum problema mais sério que precisa de tratamento. Veja quais são as doenças que têm como sintoma a dor de cabeça persistente.

1. Hipertensão

A pressão alta pode causar dores de cabeça constantes porque dilata os vasos sanguíneos da cabeça, causando uma distensão nas terminações nervosas que ficam nas paredes dos vasos, dando origem a dor. O contrário também acontece: quando uma pessoa tem muita dor de cabeça, a pressão sobe, e essa pressão alta muito frequente pode se tornar crônica.

2. Diabetes

A dor de cabeça surge quando a glicose não está sendo bem controlada e equilibrada no sangue. A pessoa diabética tem excesso de açúcar no sangue, e isso causa uma sobrecarga no cérebro, gerando a dor. Vá a um centro de saúde ou a uma farmácia, de manhã em jejum, e faça o teste de glicemia durante alguns dias seguidos.

3. Fibromialgia

Uma pessoa com fibromialgia sente mais do que dores de cabeça persistentes. As dores surgem por várias terminações nervosas ao longo do corpo, o que afeta não só sua saúde física, mas também emocional. Nessa doença, a dor de cabeça costuma ser enxaqueca.

4. Rinite e sinusite

Essas duas doenças são inflamações na cavidade nasal. Um dos sintomas é o aumento da pressão nos seios paranasais, que ativam terminações nervosas causadoras da dor de cabeça. Então, durante uma crise de uma dessas doenças respiratórias, é comum a dor de cabeça estar presente.

5. Meningite

Essa doença causa uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro, chamadas de meninges. As causas variam entre fúngica, viral, bacteriana, neoplásica e química, mas todos os tipos trazem a dor de cabeça como sintoma, pois o processo inflamatório libera substâncias que ativam os terminais de dor das meninges e dos vasos sanguíneos.

6. Malformação Arteriovenosa Cerebral – MAV

A MAV é um enovelado de vasos anormais dispostos entre vasos arteriais no cérebro, que levam sangue até a malformação, e vasos venosos, que drenam o sangue até a circulação normal. É uma condição que se forma quando o bebê ainda está no útero e o principal sintoma são dores de cabeça incapacitantes.

7. Acidente Vascular Cerebral – AVC

O AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico. A dor de cabeça é um dos sintomas, que ocorre de repente, bem forte, parecendo uma enxaqueca, que pode causar náuseas e vômito. Outros sintomas que aparecem em seguida são cansaço, dificuldade para falar, dificuldade para mover um lado da face, desmaio, dor no peito, perda de alguns sentidos e breve perda de consciência.

Fonte: https://pitacoseachados.com/2022/07/04/7-doencas-que-tem-como-sintoma-dor-de-cabeca-persistente/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Saúde. Bookmark o link permanente.

8 respostas para “7 doenças que têm como sintoma dor de cabeça persistente” – Vale saber e ficar de olho!

  1. José Paes Landim disse:

    Excelente tema, sobre o qual, devem realmente as pessoas, vítimas constantes de dor de cabeça, observar bem as razões, procurando, se necessário, ajuda médica. Eu, felizmente, não tenho recebido tão indesejável visita. Uma sorte. Grato pela mensagem e parabéns pela divulgação.

  2. lulaborda disse:

    A dor de cabeça é um sinal de alerta; pode ser um simples cansaço, mas é sempre um indicativo de que algo não está bem, conosco. Na dúvida, melhor procurar ajuda médica.

  3. Ótimas dicas, meu amigo. Esclarecedoras. Obrigado.

  4. Meu blog é novo por aqui, mas a intenção é publicar textos jornalísticos de minha autoria, com ponderações sobre os mais variados temas.
    Se puder ler, seguir, curtir e compartilhar, será de grande ajuda!
    E claro, comente suas opiniões…

    • JCDattoli disse:

      Ok, Patrícia. Bem-vinda à “globosfera”. Vou acompanhar suas postagens. Que o blog lhe traga satisfação, como acontece aqui comigo, desejando-lhe sucesso nessa iniciativa que, antes de qualquer coisa, desenvolve o intelecto e aproxima pessoas! Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s