Para abordar os tipos de perda e os finais que necessariamente enfrentamos ao longo da vida, incluindo o luto, trago vídeo que gostei muito, publicado dia 8 de junho passado, no canal Casa do Saber, com a psicanalista e professora Maria Homem.
Com um jeito sempre sereno, característica admirável dessa expositora, temos aí bela abordagem para um tema que não é simples. Para muitos, aliás, é consideravelmente desafiador.
Maria Homem reflete sobre as dependências e o impacto das perdas em relação às pessoas e às coisas, o porquê disso e, na sequência, vai mostrando a importância da aceitação, dos recomeços, da adaptação (período chamado de elaboração da perda) e, entre algumas variáveis que ajudam a lidar com essas circunstâncias, ela destaca as várias fases da metamorfose do ‘eu’ e finaliza chamando a atenção para o que seria a figura da “recusa do fim”, considerada a verdadeira morte.
Um conteúdo rico, que merece ser ouvido e degustado com a devida atenção!
O vídeo está no YouTube, canal Casa do Saber. Confira:
Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!