As lições da Finlândia (não deixe de conhecer)!

Não pode ser por acaso que a Finlândia alcance estes indicadores (posicionamento) em escala mundial: sexto lugar no ranking da educação; quarto no ranking da inovação; quarto no ranking da competitividade; terceiro país menos corrupto; quarto no índice mundial da justiça; quarto no ranking de qualidade da democracia; sexto país mais feliz do mundo e considerado um dos mais igualitários. Cada um pode fazer suas inferências, ter suas leituras… mas uma causa revela-se fundamental para que tais frutos possam ser colhidos, a exemplo do que acontece com outras nações também desenvolvidas, prósperas e de sucesso sustentável: a existência de um sistema educacional efetivo, de alto nível, a começar da formação infantil!

A esse respeito, veja o excelente vídeo “Lições da Finlândia”, sobre o sistema educacional daquele país, produzido – e postado no YouTube – pela jornalista brasileira (residente na Suécia) Claudia Wallin.

Espero que muitas pessoas tomem conhecimento desse exemplo, fiquem melhor informadas e com isso tenham maior clareza sobre os inúmeros benefícios que uma boa educação pode proporcionar para o conjunto da sociedade. Portanto, que tal compartilhar? Essa atitude pode ajudar de alguma forma por aqui, ao menos significando um sopro de legítima esperança, mesmo tendo consciência de que as realidades daqui são bastante distintas das de lá!

Assista a seguir:

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias, Vídeos diversos, Viagens. Bookmark o link permanente.

2 respostas para As lições da Finlândia (não deixe de conhecer)!

  1. dulcedelgado disse:

    Este é também um dos assuntos mencionado no excelente documentário “Amanhã” (Demain) da autoria de Cyril Dion e da actriz Mélanie Laurent que esteve em cartaz em 2016 e que aconselho vivamente a ver.
    Post muito interessante e que nos dá a todos que pensar.

    Deixo um link que fala um pouco do tal documentário que referi,

    https://shifter.pt/2016/12/demain-um-documentario-que-mostra-que-o-futuro-esta-nas-nossas-maos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s