ESTOICISMO: “a calma no meio do caos” – sabedoria filosófica que merece atenção – vale saber, vale refletir!

Neste feriado alusivo ao Dia do Trabalho, começo as postagens da semana com um convite à boa reflexão, para o que focalizo esse tema anunciado no título, a meu ver de grande importância, pela sua influência, em alguma medida, sobre o comportamento humano, este a ser considerado em sentido literalmente amplo.

Essa linha filosófica, denominada Estoicismo, além de trazer em sua essência sabedoria milenar, pois, conforme inferências, deve ter bebido de fontes como o Budismo e outras religiões antigas, apresenta ideias bem mais próximas do que, de uma forma ou de outra, ouvimos no próprio cotidiano em referência ao comportamento virtuoso, orientado para um estilo de vida com equilíbrio e serenidade, em que seja convenientemente priorizada a importância para o que é da nossa efetiva conta. Isso significa aprender e saber minimizar os impactos que as situações externas, fora do nosso controle, devem merecer.

O Estoicismo, implantado por Zenão de Citio (“Zênon de Cítion, 333 a.C – 263 a.C”), na Grécia, três séculos antes de Cristo, foi uma doutrina surgida sob influência do período helenístico, marcadamente entre os Séculos III e II a.C., sendo eminentemente fundamentada nas leis da natureza e, ao mesmo tempo, servindo de inspiração para uma racionalidade orientada para a razão, a virtude e a ética, estas servindo como pilares para se alcançar uma vida feliz e bem-sucedida, trazendo ainda o princípio de que a alma deveria ser cultivada. Não por acaso, a escola Estoica traz evidente vínculo com a espiritualidade, razão pela qual exerce influência em diversas religiões (a Cristã, por exemplo) …

A propósito, encontrei esse resumo, ao pesquisar sobre o tema em site de buscas, na internet:

Aceitar o destino sem reclamações e tentar fazer o melhor possível. agradecer o que você tem e não ficar se queixando do que você não tem. agir de forma prudente e assumir responsabilidade sobre seus atos viver em harmonia consigo mesmo, com a humanidade e com a natureza.

Entre os antigos, os filósofos Sêneca (5 a.C – 65 d.C) e Epiteto (faleceu na Grécia em 135 d.C) foram dois outros estoicos que ajudaram na difusão dessa linha filosófica. O imperador romano Marco Aurélio (121–180) foi fortemente influenciado por essa filosofia.

Assim, para melhor compreensão a esse respeito, convido-os a ler interessante matéria da BBC (publicada no portal BBC NEWS BRASIL), no final de 2018, com o título “Estoicismo, a filosofia de 2 mil anos cada vez mais usada como receita para sobreviver ao caos“.

No texto, além de encontrar bom apanhado a respeito dessa escola filosófica, da sua origem e das suas ideias principais, também terá visão sobre a suas influências, inclusive na psicoterapia. Ao final, a matéria traz alguns pontos de críticas feitas ao estoicismo. Gostei e recomendo, fortemente, a leitura.

Clique no link a seguir:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-46458304

Publicidade

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Livros e leitura, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado . Guardar link permanente.

16 respostas para ESTOICISMO: “a calma no meio do caos” – sabedoria filosófica que merece atenção – vale saber, vale refletir!

  1. jocaferreira disse:

    Acho que já estou começando a praticar o Estoicismo. Gostei de saber.

    José Carlos Ferreira Móvel 61 99927-1415 e-mail jocafe@msn.com

    Enviado de meu Galaxy S22 Ultra ________________________________

  2. José Paes Landim disse:

    Bela leitura de tão belo texto sobre o estoicismo, que nos leva a não menos bela reflexão. Leitura que se.torna mais enriquecedora quando nos deparamos com o sistema filosófico fundado pelo filósofo grego Zenão de Citio, que aconselha o indiferentismo e o desprezo pelos males físicos e morais.
    Que os males sejam substituídos pelas virtudes, posto que estas é que dão grandeza à vida.

  3. Zé Rosa disse:

    Muito bom o post, gratidão ! Abs

    • JCDattoli disse:

      Bom que gostou, meu amigo, sobretudo por se tratar de um tema, do universo da filosofia, sobre o qual você é iniciado, pelo que me recordo! Obrigado pela validação, forte abraço!

  4. lulaborda disse:

    Sei que estou longe dessa filosofia; aceito fácil, que não posso mudar o mundo, então mudo o que posso, em mim. Aceitar o que nao posso mudar, ate aceito, mas é complicado…

    • JCDattoli disse:

      É isso mesmo, compreendo, Lúcia. São reflexões para seguirmos fazendo permanentemente, nos autoquestionando sobre qual a melhor maneira de nos posicionarmos perante as circunstâncias e a realidade da vida. Que cada um encontre o seu melhor manejo, à luz das suas convicções.
      Grato!

  5. Tão importante essa busca pelo auto-controle! Realmente se tem algo que podemos mudar são nossos julgamentos e crenças interiores que são o que no fazem reagir a algo externo de maneira x ou y.
    Transformar o negativo em nós em algo positivo. Eis o trabalho diário que vale muito a pena! Bem interessante essa filosofia, não conhecia. Aprendi bastante, obrigada!
    Muita paz,
    Catarina

  6. Arnaldo de Castro Costa disse:

    Excelente!!

  7. claudio vieira disse:

    Caro amigo Datolli , bom dia !
    é com prazer que recebo este post, em cujo feriado fiquei lendo um dos meus autores preferidos, Seneca ( fiquei relendo Sobre a Tranquilidade da alma /Da vida retirada / Felicidade . ) , da qual ainda estou aspirando os conhecimentos ali contidos .
    -por uma grande coincidencia , vejo novamente a referencia .
    -um grande abraço e bom inicio de mes ( e de semana )

    • JCDattoli disse:

      Oba, amigo Claudio, tenho sentido a sua ausência por aqui!
      Sim, que feliz coincidência, alinhamento energético, atração… sei lá?
      Seguramente, temos muito o que beber dessas fontes de sabedoria, entre as quais a do Sêneca, notável filósofo estoico, que era espanhol, radicado em Roma, falecido em 65 d.C.
      E assim, que sigamos firmes na disposição para o aprendizado, o que considero uma benção!
      Abraço fraterno, até breve.

  8. Marcia Tauil disse:

    Excelente.
    Pílulas para a sobrevivência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s