Lembra do interessante conceito de “visão holística” (um sistema não pode ser definido e caracterizado apenas pela soma de suas partes, mas sim como um todo)?
A matéria que destaco hoje é um belo exemplo desse olhar voltado para o todo, cujo conceito, seguramente, também se aplica para o mundo do “agro”!
Assim, gostei bastante da abordagem sobre os princípios e práticas que levam ao bem-estar animal, motivo de reportada entrevista com um especialista (Doutor) em veterinária, por desmistificar conceitos equivocados e por trazer novos paradigmas na perspectiva do olhar holístico. Em especial, são evidenciados fatores que levam à criação saudável de animais – válidos para rebanhos/crias em geral, entre os quais foram explicitamente referidos os planteis mais expressivos em nosso país, os bovinos, as aves e os suínos – com naturais impactos positivos para toda a cadeia produtiva, para os consumidores e para o meio ambiente.
Considero que adquirir conhecimento e desenvolver consciência a respeito desse assunto deve ser de amplo interesse. No meu caso, diria, o tema desperta um interesse até natural, dado o envolvimento de muitos dos meus familiares nas lides do campo, com algum tipo de criação animal, realidade que me permite, inclusive, desfrutar com certa frequência de alguns períodos da vida no campo.
Portanto, objetivamente, recomendo a leitura desta publicação de ontem, feita no portal eletrônico Forbes/Forbes Agro, que espero também seja do seu agrado:
“7 mitos e verdades sobre as práticas de bem-estar animal

Leia acessando o link a seguir:
7 mitos e verdades sobre as práticas de bem-estar animal
Bem interessante essa matéria! Creio que o bem estar animal, o cuidado, reflete em tudo. Ate na saúde de todos!
Sim, não tenho dúvida!