O Poder da Aceitação – por que isso é tão importante?

Vamos refletir juntos, nesta quinta-feira, sobre um tema de grande relevância para a nossa situação pessoal, para o nosso espírito, para o nosso bem-estar: a “aceitação”.

E é fundamental deixar claro que não se deve confundir aceitação com passividade, com paralisia. É bem diferente disso. Como mencionei em postagem algum tempo atrás, se queremos modificar qualquer aspecto da nossa vida – e de nós mesmos – devemos começar aceitando, que em outras palavras significaria saber processar e compreender com equilíbrio aquela circunstância.

Como escreveu Ana Cristina Pereira, em trecho do belo texto intitulado ACEITAÇÃO, que transcrevi no meu livro LONGEVIDADE – Como se preparar para uma vida longa e bem-sucedida, 2017

“É difícil aceitar uma perda material ou afetiva; uma dificuldade financeira; uma doença; uma humilhação; uma traição.

Mas a aceitação é um ato de força interior, sabedoria e humildade, pois existem inúmeras situações que não estão sob o nosso controle.

As pessoas são como são, dificilmente mudam.

Não podemos contar com isso. 

A única pessoa que podemos mudar somos nós mesmos. Portanto, se não houver aceitação, o que estaremos fazendo é insensato, é insano.”

Cabe, portanto, enfatizar que a aceitação significa, acima de tudo, um estado mental de força e de sabedoria para a nossa evolução pessoal, para o aprimoramento e plenitude na vida. É, na verdade, uma forma inteligente de viver, ao colocarmos energia e força mobilizadora no que nos compete e no que vale a pena!

Assim, com o propósito de que estejamos sempre despertos e conscientes sobre essa capacidade interior transformadora, que todos podem exercer, repercuto, em reforço, artigo que gostei muito, publicado no blog de autoconhecimento SOMOS TODOS UM, com o título O Poder da Aceitação. Vale a leitura!

Clique no link abaixo:


O Poder da Aceitação

https://www.somostodosum.com.br/blog-autoconhecimento/o-poder-da-aceitacao-5688.html

Publicidade

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado , . Guardar link permanente.

10 respostas para O Poder da Aceitação – por que isso é tão importante?

  1. José Paes Landim disse:

    Colocado com muita propriedade e pertinência o sentido ideal de aceitação, voltado essencialmente para os valores, como a sabedoria no processo de nossa evolução. Aceitaçao na tradução de grandeza, jamais de subserviência. Felizes os que têm a capacidade de ver e de ouvir. Excelente e oportuno tema. Parabéns.

  2. I read this article with great interest, dear José Clovis. Thank you for presenting it here.
    To me, the core essence is this passage:
    “Accepting means staying open to changes, reviewing benchmarks and ways of perceiving and acting. Accepting means being open to change.
    Facing and accepting the difficulty we are experiencing is the first and decisive step in making the right decisions for change. In a time like ours, of rapid and profound changes, to stop accepting reality is to abdicate the right to make conscious choices. Accepting a reality is like entering a rite of passage: leaving the old and entering the new. Acceptance is a warning that tells us that now it is necessary to show strength and courage. It is a gift that invites us to act.”

    • JCDattoli disse:

      Dear Olivia, first of all, thank you very much for your attention and interest, as usual!
      Yes, you were very accurate in identifying the essence of the message. I liked your summary. It was nice to have that comment!

      • Dear José Clovis,
        this article interested me immensely because it describes the “rite of passage” to something new which is actually corresponding to events in my life.
        So this article came just at the right time and helped me a lot.

  3. LuLaborda disse:

    Aceitar as coisas que nao se pode modificar, é basico para se viver melhor; como aceitar que o tempo passa e a idade também, sabendo distinguir a diferença entre ser velho e ser idoso.
    Bos Páscoa!

  4. JCDattoli disse:

    Ah, I am happy to be able to contribute to this moment of yours, in some way, dear Olivia!

  5. Que matéria INCRÍVEL!
    É o tipo de conteúdo que agrega muito a nosso espírito, confortando-o e o ajudando a crescer, traz paz, bem estar. Muita gratidão!!!!!
    Parabéns!
    Muita Paz🌻
    Catarina

  6. JCDattoli disse:

    Obrigado, Catarina. Também para você, paz e muita luz na jornada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s