Esse vídeo que assisti hoje, publicado no YouTube, canal Mundo Cultural, nos convida a uma reflexão bem pertinente e oportuna!
Como você irá conferir, temos aí seis alertas compreendendo aspectos para os quais devemos atentar, guardar reserva, como forma de evitar a exposição de detalhes para os outros. Segundo o argumento apresentado, contar tais detalhes para as pessoas fará muito mais mal a você do que lhe ajudará.
Observe que essas seis coisas precisam ser bem cuidadas, preservadas, para as quais o recomendável seria guardar mais e falar menos, mesmo nas interações com familiares e amigos, até porque, como temos visto mais acentuadamente na atualidade, de um mundo cheio de radicalizações, o amigo de hoje pode se tornar um inimigo amanhã…
Observando, dos diversos comentários deixados pelo público, colhi algumas citações que nitidamente reforçam a linha de raciocínio trazida na argumentação do vídeo, a saber:
“Confie em alguém com base em fatos, e não com base no que a pessoa está falando”
“O tolo expressa todos os seus pensamentos, mas o sábio o mantém em segredo até o fim” – Provérbios 29:11.”
“O silêncio é a oração dos sábios.”
“A palavra é prata, mas o silêncio é ouro.”
“O que ninguém sabe, ninguém estraga!”
Em suma, creio que o vídeo seja válido, trazendo boa dose de sabedoria de vida, não como regra estrita, pronta e acabada, mas como princípio geral voltado para o bom-senso comportamental.
Para tanto, busquemos ser prudentes no diálogo com os outros, notadamente quando a conversa envolver nossos problemas e intenções pessoas. Em outras palavras, acautelemos a nossa língua e saibamos nos precaver, até mesmo fazendo uso do silêncio circunstancial e conveniente, a nosso favor!
O vídeo está no canal Mundo Cultural, publicado 10 meses atrás, e tem duração de 6:50. Confira:
Palavras e pensamentos dignos de reflexões. Vê-se o quanto é aconselhável a discrição nas pessoas, como forma, inclusice, de enriquecimento da postura ética. Por outro lado, vê-se, também, quão importante se faz incorporamos em cada um de nós os sentimentos de aprendizes. Parabéns, amigo, por nos trazer tão oportunos pensamentos.
Fico grato pelo comentário e validação do post. Forte abraço, meu amigo!
Conselhos de fato, muito importantes. Aprender a se conter nas palavras, é importante. Muitas vezes, na euforia, falamos mais que devemos.
Exato, Lúcia. Essa ponderação é providencial, creio também! Abraço
Digamos que é do senso comum ter estes cuidados….mas há tanta, tanta gente que não percebe isso e fala demais! Portanto, divulgar só faz bem!
É isso. Muita gente se anima e, como diz um ditado por aqui, acaba “batendo com a língua nos dentes”! rsrs