Para hoje, mais uma rica abordagem a respeito do necessário e desafiador tema autoconhecimento, focalizando, em especial, o autocontrole, assuntos plenamente alinhados com os propósitos deste blog.
Para tanto, recorro ao instigante vídeo, do canal youtube Zona de Progresso, com o título “A Sabedoria Milenar MANTIDA EM SEGREDO Pelos Monges Shaolin – Torne-se inabalável – Shi Heng Yi”. Segundo informações disponíveis na internet, Shi Heng Yi é alemão, filho de pais asiáticos, e é um mestre Shaolin popular, atuando como diretor do Shaolin Temple Europe, Alemanha.
Como será visto, o vídeo fala de superação individual, de força de vontade, de determinação para enfrentar cinco grandes obstáculos que precisamos ultrapassar para seguir a nossa jornada de evolução, ou seja, para seguir no rumo das aspirações que desejamos alcançar…
E o segredo é saber como remover esses obstáculos do caminho, cujas dicas, de forma breve, são indicadas na parte final do vídeo. Temos aí, portanto, um conjunto de metáforas a respeito de diferentes estados mentais, para os quais precisamos atentar.
A propósito, transcrevo duas citações que me chamaram a atenção:
“Você encontra o valor e o sentido da vida a partir do momento em que aprende a dominar a si mesmo e a não deixar os obstáculos te pararem” – mencionada antes do encerramento do vídeo, minuto 9:05;
“Quem vence os outros é forte. Quem vence a si mesmo é invencível.” (Lao Tsé) – referida em um comentário deixado lá no vídeo.
Um conteúdo de valor, um convite para nossa reflexão. O vídeo tem duração de apenas 9:53 e foi publicado em 10 de fevereiro passado.
Assista a seguir:
Uma postagem muito importante, que nos leva a questionarmos. Durante o vídeo, fui tentando me enquadrar e cheguei a conclusão que não terminaria de subir a montanha, por dois motivos: mente inquieta, sempre preocupada com o futuro e tentando me refugiar no passado. E a duvida cética.
Com consciência, disciplina e determinação os avanços nessa área acontecerão naturalmente, acredito. Obrigado por comentar, Lúcia!
Bom para reflectir!
Creio que estou no lugar certo, no meu trilho…mas ainda me resta um longo caminho!🙂
Diria que essa jornada do aprimoramento interior, cabível a cada um, requer permanente atenção e dedicação. Grato pelo comentário, Dulce!
Eu gostei muito desta reflexão representada pela analogia da pessoa subindo a montanha rumo ao topo.
Como acontecem coisas nesta trilha….a vontade de chegar ao topo deve ser muito nítida e forte para se superar as coisas que são inconvenientes do caminho…..e nossas questões internas….mas essa caminhada, esse aprender a se dominar é de uma riqueza inquestionável e sim vale a pena ir até o topo.Quando chegarmos lá, teremos um grande crescimento interior nesta caminhada!
Muito obrigada!!! Adoro esses temas que promovem a melhoria interior.Parabéns! Estou compartilhando.
Catarina
Muito grato pelo enriquecedor e gentil comentário, Catarina. E vamos nessa trilha!!!