Sábado e música: BOSSA NOVA – Roberto Menescal/Julia Ferreira e… Nelson Freitas!

A bossa nova me tira do sério, no bom sentido (rsrs), e todos já devem ter percebido essa minha paixão. É um amor que vem da minha adolescência, de uma atração que inicia pelo final dos anos 1960.

Desde o meu começo com o violão e as cantorias, fui capturado por esse estilo musical diferenciado, cuja sonoridade e ritmo logo fizeram a minha cabeça, a despeito da forte concorrência musical presente naquele tempo, a angariar multidões de fãs como antes não se via, a citar, por exemplo, os fortes e arrebatadores movimentos da Jovem Guarda brasileira e a chegada da onda do rock and roll, pelos sucessos internacionais vindos, notadamente, ao som dos Beatles e dos Rolling Stones. Tudo isso sem se falar da significativa influência do samba, da maior percepção do jazz, dos festivais de música, entre outros estilos e movimentos também elogiáveis que compunham aquela incrível efervescência musical.

E é para falar sobre o primoroso estilo musical motivo deste post, que abro uma exceção, neste sábado, ao trazer vídeo sensacional, cheio de belas recordações, boas curiosidades e passagens emocionantes de uma trajetória sexagenária vitoriosa no contexto da MPB. Com base em texto de Marcus Veras, intitulado BOSSA NOSSA, fazendo homenagem pelos 60 anos da nossa querida bossa nova, completados em 2018, temos aí mais uma brilhante narração/interpretação feita pelo admirável ator Nelson Freitas. O vídeo foi publicado no canal youtube Nelson Freitas OFICIAL, quatro dias atrás. Curta a seguir:

Ah, para ilustrar ainda mais, até porque este é um espaço semanal reservado para apresentação de boas músicas, nada melhor do que apreciarmos uma legítima bossa nova. Com esse intuito, selecionei vídeo com a presença de um dos criadores desse movimento musical, o genial instrumentista, compositor e arranjador Roberto Menescal, que segue sua carreira aos 85 anos, fazendo dueto com a jovem cantora Julia Ferreira.

Eles interpretam a bela canção Você, composição de Menescal e Ronaldo Bôscoli, que foi lançada em 1964. O vídeo está no youtube, canal JULIA FERREIRA, tendo sido publicado em 11/nov/2019.

E viva a música de qualidade, em cujo universo a bossa nova se faz presente e segue encantando!

Confira:

Publicidade

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Músicas e marcado , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Sábado e música: BOSSA NOVA – Roberto Menescal/Julia Ferreira e… Nelson Freitas!

  1. Walter Cancado disse:

    Excelente Dattoli, Bossa Nova a grande revolução na MPB. Um dia no saguão do hotel de uma pequena cidade da Austrália (Cairns), comecei a ouvir de longe os acordes do Barquinho. Depois conversei com o músico e falou que adorava a música brasileira. Depois disso tocou outras canções da Bossa Nova.

    • JCDattoli disse:

      Legal seu registro, meu amigo. De fato, quem curte música, uma boa harmonia etc. tem gosto pela bossa nova. Os fãs estão espalhados pelo mundo. Temos aí, com certeza, um produto de ponta “made in Brazil”! Abraços

  2. JCDattoli disse:

    Voltei para dizer que o meu gosto pela bossa nova é tanto que, nos últimos anos, fiz pelo menos duas composições nesse estilo. São elas “Luar Bonito” e “O Que Seria a Poesia”, que estão gravadas, e você pode conferir no youtube, canal JC Dattoli – Meu lado musical. Eis os links: https://www.youtube.com/watch?v=AsLxFklNoiA / https://www.youtube.com/watch?v=yMRg0a_pZfw&t=3s

  3. Zé Rosa disse:

    Mais uma vez o você se superou. 👏👏👏. Esse post é para quem gosta de música.🎼🎼🎼 E quem não gosta? Uma aula. Eu colocaria naquela lista de exemplos do famoso “complexo de vira-lata” de Nelson Rodrigues. Afinal ,quais nações criaram um gênero musical com reconhecimento mundial? Estamos nessa com a Bossa Nova, parece que mais uma vez mais valorizada e reconhecida fora dessa Pindorama que por essas plagas… Grato pelo post, abraços

    • JCDattoli disse:

      Muitíssimo obrigado, caro Zé Rosa. Recebo o seu comentário como grande incentivo!
      De fato, a nossa bossa nova é um fenômeno de elevada qualidade, que não por acaso encanta as pessoas mundo afora e segue com impressionante vitalidade, em evidência, numa trajetória que já alcança 64 anos.
      Forte abraço

  4. lulaborda disse:

    Que maravilha! Um bom vinho e musica gostosa… tudo de bom!

  5. claudio vieira de melo disse:

    olá , caro e digital amigo , cá estou ,após um periodo de férias ,em que lembrei-me de seus posts de sabado, com indicações muito boas, como esta , da bossa nova. Apesar de sermos da mesma geração, só vim a saborear a B|N tarde, no periodo universitario ( muito em parte , por conta da riqueza musical brasileira ). À parte as preferencias dos diversos artistas ( ainda bem ) ,um dos meus ídolos é justamente Roberto Menescal, que sem duvida bebeu na fonte da juventude . Mesmo com 85 anos , apresenta um viço, um vigor invejável , uma técnica violonistica primorosa. Ele é o tipo de pessoa em que nos inspira bom adjetivos . O video de Nelson Freitas , também é magnifico , alegre como sempre.
    -a cantora não conhecia até então , mas também muito boa , nesta safra de boas cantoras . Certamente irei segui-la !
    -tambem eu, como muitos adolescentes e jovens , queria tocar violão,cuja audição bossanovistica (!) parecia facil, pelo contrario é bastante trabalhosa , e não segui em frente , apenas passei a apreciar melhor os diversos autores, alguns de minha preferencia, e outros não ( para evitar discussões inúteis ) .
    -um grande abraço e até a proxima semana
    (*) não repare nos textões , mas ao ler um livro sobre Seneca e suas cartas ,pensei em aproveitar este espaço e ,à guisa de comentar , estender os comentarios,como epistolas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s