Ainda estamos impactados, ou abalados, com o terrível terremoto ocorrido na Turquia e na Síria, dia 6 deste mês, no qual já se contabilizam cerca de 45 mil mortos, além de inúmeros desaparecidos, devido à grande magnitude do abalo sísmico registrado naquela região.
Segundo informado, a razão do destruidor tremor de terra, mais uma vez verificado em uma das zonas de terremotos mais ativas do mundo, decorre do fato de que aquela região “fica espremida entre três placas tectônicas que se atritam: a da Eurásia ao norte, a da África-Arábia ao sul, e a Placa da Anatólia.”
Ou seja, conforme especialistas, os terremotos acontecem principalmente nas fronteiras das placas tectônicas. Mais ainda, o deslizamento ocorre sobre uma falha pré-existente e pode ser classificado em três tipos básicos: falha normal, falha inversa e falha transcorrente.
Assim, de maneira que possamos entender um pouco mais, ou mesmo reativar informações, quanto às razões que levam a esses tipos de abalos sísmicos, repercuto hoje interessante – e útil – matéria do portal eletrônico BBC NEWS Brasil, publicada no dia 13 passado, com o título O que são falhas geológicas e quando causam terremotos?
São informações e esclarecimentos bem-vindos, mais do que oportunos, sobretudo porque, diante de um desastre de tamanhas proporções, sempre vêm a tona diversos questionamentos, pelo pavor que os abalos sísmicos naturalmente provocam!

Leia a matéria na íntegra – link a seguir:
Repassando os assuntos de seu blog.
Sempre interessantes!
Oh, Márcia. Grato!
Materia super interessante; questões sempre atuais, principalmente, quando acontecem.
Valeu, Lúcia, por deixar seu comentário!
Abraço
Tanto para saber e para estar atento!
E para perceber como somos “pequeninos” perante tamanhas forças…
Isso mesmo. Verdade!
Grato pelo comentário