Lagom: uma filosofia sueca para viver bem – confira!

Quando falamos em longevidade, em vida mais longa e plena, com qualidade, com bem-estar, devemos ter em mente que a principal contribuição para o bom envelhecimento é a forma como vivemos, como nos cuidados, os hábitos que praticamos. Quem atesta isso são as diversas pesquisas acerca de fatores que demonstram maior correlação com a boa longevidade.

A esse respeito, conheci mais uma filosofia de estilo de vida que tem origem na Suécia e que vem sendo divulgada mundo afora. Falo da filosofia de viver denominada “Lagom”, que se baseia na arte do equilíbrio, do meio-termo!

O que significa Lagom? Em pesquisa no site Wikipédia, encontrei:

Dicionários com entradas do sueco para outras línguas definem “lagom” como “o bastante, o suficiente, adequado, a quantia precisa.” O termo “lagom” também é traduzido como “em moderação”, “equilibradamente”, “mediano” ou “medianamente” e “comum” ou “típico”… O provérbio sueco “Lagom är bäst” (literalmente, “Lagom é melhor”) foi traduzido como “Há virtude na moderação” no dicionário Prismas Stora Engelska Ordbok (1995).

Imagem iberdrola.com – O estilo de vida do lagom está baseado na moderação, na sustentabilidade e na tentativa de viver mais consciente de nossas necessidades.

Em matéria que gostei bastante, a respeito dessa verdadeira filosofia para o bem viver, publicada no site “Iberdrola.com”, com o título Lagom, a receita sueca para a felicidade, fiquei conhecendo esses princípios e referenciais sobre bons hábitos e estilo de vida verdadeiramente positivos, que merecem a nossa reflexão. Afinal de contas, falando com base em resultados reais, a Suécia está sempre nas primeiras colocações no ranking mundial que mede qualidade de vida e felicidade!

Como referido na matéria, existem livros a respeito da filosofia Lagom. Em um deles, a escritora Lola A. Åkerström fez uma síntese que me pareceu notável: “O que lagom pede para mim é estar mais consciente das minhas emoções, do meu corpo e do meu bem-estar”.

Da leitura, podemos resumir que essa filosofia compreende (preconiza) oito importantes aspectos da vida, a saber: 1) equilíbrio entre vida profissional e pessoal; 2) dieta balanceada, com consumo consciente, inclusive quanto aos produtos a serem consumidos; 3) relacionamentos saudáveis; 4) casa arrumada livrando-se de tudo o que não necessita; 5) não adquirir além do que verdadeiramente precisa;  6) praticar a desintoxicação tecnológica; 7) respeito ao meio ambiente; e 8) viver sem pressa, desfrutando até mesmo os pequenos prazeres da vida (slow life).

Em síntese, a moderação está na raiz do bem-estar e da felicidade!

Que tal viver de maneira equilibrada, mais desacelerada, dedicando tempo às coisas que importam? Fica essa dica aí, para a sua ponderação e, quem sabe(?), para que promova alguns ajustes no seu hábito cotidiano e estilo de vida.

Confira a publicação – clique no link abaixo. Ah, para quem desejar mais abordagens e dicas a respeito do assunto “Lagom”, verifiquei que existem outras publicações, também disponíveis em sites de busca pela internet.

https://www.iberdrola.com/compromisso-social/lagom-estilo-vida-escandinavo-suecia

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Livros e leitura, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde e marcado , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Lagom: uma filosofia sueca para viver bem – confira!

  1. claudio vieira de melo disse:

    olá , caro , velho e digital amigo !
    em primeiro lugar, um excelente Ano de 2023 ao senhor e seus familiares , aproveitando cada bom momento que a vida nos dá !
    -gostei bastante do texto Lagom .
    -em principio é aquilo que já sabemos, mas esquecemos , ou não damos a devida importancia , exceto quando a ” mão gelada ” ( voce sabem quem ) chega perto e voltamos a nos preocupar com uma boa vida, que todos sabemos , ser simples e suficiente .
    um grande abraço e continuo a aguardar seus posts

    • JCDattoli disse:

      Olá, querido Claudio, sempre bom ter os seus comentários e, melhor, saber que ainda presta alguma atenção às postagens feitas por aqui. Fico muito honrado. Gratíssimo!
      Que desfrute este 2023 com plenitude, alegrias, inspiração, muita coisa boa para você e seus familiares!!!
      Abraço fraterno

  2. lulaborda disse:

    Achei maravilhoso! Eu acrescentaria apenas, estar em paz com a consciência…

  3. dulcedelgado disse:

    O país onde se vive e a vida que construímos pode facilitar mais ou menos o tentar concretizar este tipo de atitudes. Contudo, eu acho que o passar dos anos e o avançar da idade nos levam de uma forma espontânea a seguir estes princípios.
    Naturalmente eles tornam-se o caminho, pois estão relacionados com a trilogia saúde/bem estar e equilibrio, o que mais precisamos e o mais importante na nossa vida, seja na relação com nós próprios, seja com os outros.
    Todos os artigos sobre esta matéria são importantes, mais não seja para nos recordar qualquer coisa que pode estar mais esquecida…

  4. Lucimar disse:

    Excelente, porém me excluo de tecer qualquer comentário vez que tudo que poderia dizer já se encontra perfeitamente descrito pelos demais apreciadores de suas postagens. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s