Medos que se transformam em fobias. Veja este vídeo: OS 7 MEDOS MAIS COMUNS!

Hoje vamos focalizar a temática medo e fobia, pela sua relevância na realidade dos humanos, visto que referidos sentimentos estão presentes na vida de muitas pessoas!

Antes de prosseguir, vamos entender o que diferencia medo de fobia, segundo resposta a buscas que fiz pela internet: enquanto o medo é uma emoção importante, que nos faz evitar situações que possam nos causar danos, a fobia é um medo desproporcional, em grau mais acentuado, que pode afetar de forma significativa a vida da pessoa. Em outras palavras, o medo se torna uma fobia quando é desproporcional em relação ao estímulo e interfere na vida da pessoa, impedindo-a de realizar suas atividades.

Pode ser por mera informação, ou curiosidade, mas é importante termos consciência a esse respeito. Com efeito, no caminho do aprimoramento permanente que cabe a cada um de nós, do que faz parte a busca de aprofundamento no conhecimento de si mesmo, processo denominado de autoconhecimento, identificar os medos é etapa inescapável e, claro, necessária!

Já foram muitas postagens fazendo referência aos medos, essa maquinação mental, sem justificativa razoável, que frequenta o imaginário das pessoas e que, na sua grande maioria, acaba funcionando como fator de limitação para a vida pessoal, profissional, familiar, social etc., podendo até mesmo desaguar para consequências mais severas.

Então, em se tratando dessas emoções em graus mais acentuados, o segredo consiste na consciência (identificação) do problema e no seu enfrentamento, que deve objetivar a superação ou, ao menos, a minimização para níveis que não sejam comprometedores.

A esse respeito, trago abordagem interessante em vídeo do canal (youtube) didatics, publicado seis dias atrás, falando sobre os medos (fobias) mais comuns registrados mundo afora.

Para ilustrar, quero lembrar do medo (às vezes manifestado em forma de fobia) de falar em público, situação que alcança muitas pessoas, e que, conforme sabemos, pode prejudicar mais diretamente a carreira profissional. Enfrentar esse tipo de fobia pode necessitar de ajuda profissional especializada. A propósito, essa referida fobia estaria no grupo das chamadas “fobias de situação“, como classificada logo no início do vídeo.

Interessante, como explicado no vídeo, uma mesma pessoa pode manifestar mais de um tipo de fobia. Também, vale assinalar, algum tipo de fobia, especialmente a “aicmofobia“, pode acometer outros membros da mesma família!

Assista a seguir e veja se você se identifica com alguma situação dessa. O conteúdo pode ser esclarecedor e útil para você:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde, Vídeos diversos e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Medos que se transformam em fobias. Veja este vídeo: OS 7 MEDOS MAIS COMUNS!

  1. José Paes Landim disse:

    Não me vejo sofrendo de fobia de animais. Fobia mesmo sofro de sujeiras, principalmente as de ordem moral, como a desonestidade, falta de caráter, improbidades outras, expressas na corrupção.

  2. lulaborda disse:

    Tenho alguns medos, ainda. Já tive algumas fobias, que aprendi a controlar com a caminhada e ajuda de um tratamento com homeopatia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s