
No contexto da temática longevidade e envelhecimento saudável e, mais especificamente, da saúde mental, é fácil notar que tenho buscado chamar a atenção, aqui no blog, para a importância do nosso desenvolvimento intelectual, representado pela prática de atividades cognitivas que têm o poder de exercitar o cérebro por meio de práticas, aprendizados e desafios distintos e frequentes. E isso não é por acaso!
Conforme atestam os estudiosos da área mente-cérebro, o fenômeno da neuroplasticidade (“capacidade do sistema nervoso de sofrer modificações e adaptações, formando níveis estruturais em contato com novas experiências”) é cada vez mais comprovado. Com esse tipo de exercício/estímulo, as células do sistema nervoso (neurônios) seguem com vitalidade, ativas, assegurando a jovialidade cerebral, que é fator muito decisivo para que o indivíduo siga em plenitude ao longo da sua vida, mesmo ao alcançar idades mais avançadas, como sabemos.
Nesse sentido, repercuto hoje matéria bem interessante e ilustrativa, realçando os benefícios para o cérebro proporcionados pela prática do jogo de xadrez. Melhor ainda é que a vivência focalizada aconteceu em um evento com médicos, quase todos especializados em neurocirurgia.
Referida matéria, “Por que o xadrez faz tão bem ao cérebro”, foi publicada no portal eletrônico VEJA SAÚDE, dia 14 passado.
Você vai gostar de ler, até porque o conteúdo serve como incentivo para cada um de nós, na minha percepção. Como disse o genial enxadrista Mequinho,
jogar xadrez faz muito bem à saúde, não só pelo aspecto cognitivo, mas pelo emocional também!
Confira a publicação – clique no link a seguir:
https://saude.abril.com.br/coluna/saude-e-pop/por-que-o-xadrez-faz-tao-bem-ao-cerebro/
Muito bom !
Grato pela validação!
Esse jogo, faz com que o cerebro trabalhe mais, amplie a visão sobre o tabuleiro.
Muito interessante!
Por conta desses benefícios reais, segundo os especialistas, coloquei como meta pessoal aprender esse jogo. A jovialidade está na mente, no cérebro, antes de qualquer coisa!
Grato por comentar, Lúcia