“Por que o xadrez faz tão bem ao cérebro” – leia, vale a pena!

Imagem: Campo Grande News

No contexto da temática longevidade e envelhecimento saudável e, mais especificamente, da saúde mental, é fácil notar que tenho buscado chamar a atenção, aqui no blog, para a importância do nosso desenvolvimento intelectual, representado pela prática de atividades cognitivas que têm o poder de exercitar o cérebro por meio de práticas, aprendizados e desafios distintos e frequentes. E isso não é por acaso!

Conforme atestam os estudiosos da área mente-cérebro, o fenômeno da neuroplasticidade (“capacidade do sistema nervoso de sofrer modificações e adaptações, formando níveis estruturais em contato com novas experiências”) é cada vez mais comprovado. Com esse tipo de exercício/estímulo, as células do sistema nervoso (neurônios) seguem com vitalidade, ativas, assegurando a jovialidade cerebral, que é fator muito decisivo para que o indivíduo siga em plenitude ao longo da sua vida, mesmo ao alcançar idades mais avançadas, como sabemos.

Nesse sentido, repercuto hoje matéria bem interessante e ilustrativa, realçando os benefícios para o cérebro proporcionados pela prática do jogo de xadrez. Melhor ainda é que a vivência focalizada aconteceu em um evento com médicos, quase todos especializados em neurocirurgia.

Referida matéria, “Por que o xadrez faz tão bem ao cérebro”, foi publicada no portal eletrônico VEJA SAÚDE, dia 14 passado.

Você vai gostar de ler, até porque o conteúdo serve como incentivo para cada um de nós, na minha percepção. Como disse o genial enxadrista Mequinho,

jogar xadrez faz muito bem à saúde, não só pelo aspecto cognitivo, mas pelo emocional também!

Confira a publicação – clique no link a seguir:

https://saude.abril.com.br/coluna/saude-e-pop/por-que-o-xadrez-faz-tao-bem-ao-cerebro/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para “Por que o xadrez faz tão bem ao cérebro” – leia, vale a pena!

  1. Zé Rosa disse:

    Muito bom !

  2. lulaborda disse:

    Esse jogo, faz com que o cerebro trabalhe mais, amplie a visão sobre o tabuleiro.
    Muito interessante!

    • JCDattoli disse:

      Por conta desses benefícios reais, segundo os especialistas, coloquei como meta pessoal aprender esse jogo. A jovialidade está na mente, no cérebro, antes de qualquer coisa!
      Grato por comentar, Lúcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s