Estado de fluxo: por que isso é importante e deve merecer a sua atenção?

Sabe aquela sensação de estar ocupado, fazendo alguma coisa com afinco, se dedicando, até gastando bastante energia e transpirando, porém, sem perceber (se incomodar) com o relógio e as horas transcorridas, ao tempo em que percebe que os resultados estão chegando naturalmente, tudo numa boa, sem sofrimento, com satisfação e fluidez?

Isso é o que os psicólogos passaram a denominar, nas últimas décadas, de estado de fluxo, ou, de “flow state”, em inglês!

A respeito desse assunto já fiz algumas menções em variados posts, aqui no blog, particularmente com o intuito de estimular, ou despertar, as pessoas para que busquem, idealmente, atuar no que têm afinidade, no que gostam, no que mais se identificam e lhes dê prazer, pois aí está um grande requisito para o bem viver no cotidiano e, mais ainda, para trilhar caminhos de maior plenitude, felicidade e sucesso.

Isso se aplica ao mundo corporativo, pois aí está bom desafio para a gestão dos talentos humanos (as políticas de RH precisam estar voltadas para essa “filosofia”), com vistas ao alcance de elevada produtividade e, ao mesmo tempo, de uma maior satisfação dos colaboradores. Mas, acima de tudo, isso vale na perspectiva pessoal de cada um, para as escolhas que deve fazer, para as causas, os empreendimentos e os projetos que abraça, enfim, para a escolha das ações a cumprir no dia a dia!

Bem, para explorar mais o tema, reproduzo interessante artigo publicado no site eCycle, com o título “O que é o estado de fluxo e como entrar nele?“, cujo conteúdo, enxuto e objetivo, traz bons esclarecimentos e pode ser útil para você.

Leia a seguir:

“O que é o estado de fluxo e como entrar nele?

Imagem de Alice Dietrich no Unsplash

estado de fluxo, ou flow state em inglês, é um termo que descreve um sentimento de profunda concentração e imersão. Profissionais da psicologia descrevem-no como um estado mental de absorção em alguma coisa, seja um hobby ou atividade. 

O termo foi adotado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que em busca do propósito do bem-estar na felicidade, entrevistou diversos artistas para conseguir apontar onde, exatamente, em nossas vidas nos sentimos felizes. Seus entrevistados descreviam momentos de foco tão intenso comparado ao sentimento de êxtase, onde seu trabalho apenas fluía e o tempo passava mais rápido. Esse “transe” foi, então, traduzido para o estado de fluxo

A indução do estado de fluxo varia em cada indivíduo e segue suas habilidades e valores individuais, onde a atividade precisa de atenção para ser exercida, mas não é tão complicada. Embora muitas pessoas acreditem que o sentimento só é desencadeado por atividades criativas como a música ou a arte, especialistas acreditam que o estado pode ser encontrado em diversas áreas da vida. 

flow é mais comum em momentos desafiadores, em vez de instâncias de relaxamento. O próprio Csikszentmihalyi acredita que os melhores momentos da vida do ser humano não ocorrem durante momentos passivos, onde o corpo e a mente não estão estimulados, e sim o contrário. 

Benefícios

Associado à produtividade e à motivação, o estado de fluxo conta com diversos benefícios para a saúde mental, incluindo o aumento da felicidade, bem-estar e da criatividade. Além disso, os outros benefícios do fluxo são: 

  • Melhor senso de concentração 
  • Senso de clareza
  • Maior prazer e realização
  • Performance melhorada
  • Desenvolvimento de habilidades
  • Menos estresse

Tempo livre e solidão 

Em meio a pandemia de coronavírus, diversos estudos foram feitos para relacionar o tempo livre com a solidão. Desse modo, pesquisadores tentaram encontrar modos para reduzir a solidão das pessoas e descobriram que indivíduos que engajam em atividades e experiências significativas e desafiadoras eram menos propensos a sentimentos de isolamento. 

pesquisa, então, foi capaz de comprovar outro aspecto positivo do estado de flow, sua capacidade de fazer com que indivíduos se sintam menos sozinhos. Essa imersão em hobbies e atividades conseguem ter um impacto significativo na vida das pessoas onde o estímulo social é insuficiente. 

Como entrar no estado de flow 

Para atingir o estado de flow é necessário encontrar uma atividade estimulante que condiz com suas próprias habilidades e gostos. Enquanto a televisão pode ser uma distração, ela não é exatamente responsável por induzir o estado de consciência. Encontre um hobby que você realmente goste e tente explorá-lo. Entretanto, ele não deve ser tão difícil ou fácil, e sim o equilíbrio perfeito entre os dois. 

De acordo com Csikszentmihalyi, é necessário estabelecer metas claras, para que sua mente consiga focar na atividade e na sua conclusão. Além disso, para otimizar o foco, é recomendado que todas as distrações possíveis sejam eliminadas, impedindo que o estado se quebre. 

Evite locais muito barulhentos, ou com mais distrações. Prefira se engajar com a atividade em casa ou em áreas calmas e menos populosas.

E finalmente, adicione desafios para que sua mente continue estimulada pela atividade, uma vez que alvos muito fáceis não são capazes de entreter a cabeça tempo suficiente para que o estado de flow seja atingido. 

Fontes

Very Well MindBBCFuturity e Headspace

Publicado em: https://www.ecycle.com.br/estado-de-fluxo/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Psicologia e comportamento e marcado , . Guardar link permanente.

8 respostas para Estado de fluxo: por que isso é importante e deve merecer a sua atenção?

  1. Paulo Serra disse:

    Adorei estado de fluxo e tesao e amor pelo que faz!

  2. Geralmente este estado surge quando estamos nos dedicando a uma atividade artística, ou criativa. Tocar um instrumento é um bom exemplo.

  3. dulcedelgado disse:

    Pessoalmente, são momentos fundamentais para o meu equilibrio!

  4. tsukudarui disse:

    Obrigado JCDattoli por dar um nome a esse sentimento, que embora já o tivesse experimentado, não tinha ideia que se chamava estado de fluxo. Na minha carreira profissional de engenheiro químico durante 35 anos, confesso a você que foram poucas vezes que este estado de leveza apareceu, o que é uma pena, porque ser remunerado e ter esse prazer é o melhor dos mundos. Entretanto, nos meus hobbies, esse sentimento é bem frequente e me faz muito bem. Parabéns pelo texto, hoje aprendi algo novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s