Curiosidades singulares sobre cinema (para leitores curiosos) – vale conferir!

O cinema, considerado a sétima arte, em uma hierarquia das artes mais utilizadas, na qual são indicadas seis anteriores (arquitetura, escultura, pintura, música, poesia/literatura e dança), exerce em mim um fascínio, e sempre foi assim, desde muito jovem.

Ir ao cinema – e assistir a um bom filme, previamente selecionado, de preferência – me relaxa, me inspira, me encanta. Claro, você pode assistir a filmes em casa, onde estiver, pelas facilidades tecnológicas trazidas cada vez mais pelo mundo digital; mas, em salas de cinema, como manda o figurino, é outra coisa. Somos envolvidos por uma ambientação, ou atmosfera, que faz toda a diferença, no bom sentido, não sei exatamente o porquê.

Portanto, do meu ponto de vista, só sei que gosto muito desse tipo de lazer, ou de refúgio, por me proporcionar aquela sensação de que, ao sair do cinema, estou sempre me sentindo melhor, mais harmonizado, com novas percepções e boas sensações!

Como não poderia ser diferente, o mundo do cinema é cheio de curiosidades, de histórias…

E para realçar alguns aspectos curiosos relativos à sétima arte, reproduzo artigo muito interessante, a seguir, com informações que você talvez não saiba, as quais também contribuirão para ampliar a sua cultura nessa área, o que é sempre bom. A publicação é do site A Mente É Maravilhosa, novinha, feita hoje.

Confira:

“Curiosidades singulares sobre cinema (para leitores curiosos)

O cinema deu forma a desejos, ilusões e medos compartilhados. Na construção do enorme número de obras que compõem esse espelho único, encontramos um bom número de curiosidades…

cinema inspirou e gerou histórias fantásticas, não só na tela em si, mas também em torno dela. Por exemplo, você já se perguntou de onde vem o hábito de assistir filmes comendo pipoca? Bem, era um costume adotado durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, quando esse alimento era um dos mais baratos.

O cinema gerou muitos filmes que são um espaço de encontro para muitas pessoas. Isso ocorre porque é a um só tempo arte e entretenimento de massa. Teve um grande impacto na mentalidade do grande público, a ponto de muitos falarem de sua biografia como “o filme da minha vida”.

Graças a certos filmes, por exemplo, hoje temos uma ideia melhor de como viveram as gerações que nos precederam e as dificuldades que encontraram.

Também conseguimos viajar para lugares remotos e entender os costumes únicos das pessoas que os habitam. Todos guardamos conosco cenas de um filme que nos cativou ou de outros em que nos vimos refletidos. Assim, neste artigo queremos falar sobre algumas curiosidades associadas a esse mundo tão peculiar.

“ Um bom vinho é como um bom filme: dura um instante e deixa um gosto de glória na boca; é novo em cada gole e, como nos filmes, nasce e renasce em cada degustador.”

Federico Fellini

Ricciotto Canuto escreveu o Manifesto das sete artes e estabeleceu uma hierarquia das artes que todos usamos: arquitetura, escultura, pintura, música, poesia/literatura, dança e cinema.

Cinema e psicologia

Quase todas as artes têm ligações com a psicologia, e a sétima arte não é a exceção. Um exemplo disso é um fenômeno mental muito singular. Recebe o nome de “efeito Kuleshov” em homenagem ao diretor russo Lev Kuleshov, autor de um experimento que permitiu capturar uma reação curiosa do público diante da imagem.

O experimento consistiu em apresentar três fotogramas de um famoso ator chamado Ivan Mozzhukhin durante as filmagens de vários filmes do cinema soviético. Mozzhukhin tinha uma expressão neutra. No primeiro fotograma, aparecia ao lado de uma imagem de uma tigela de sopa. No segundo, junto a um caixão com o cadáver de uma criança. E no terceiro, ao lado de uma mulher em posição sedutora.

Em seguida, o público foi questionado sobre a emoção que havia identificado no ator em cada um dos fotoramas. Em geral, as pessoas responderam que no primeiro parecia faminto, no segundo mostrava dor e no terceiro desejo ou luxúria. Essa foi uma excelente evidência de que as pessoas projetam suas próprias emoções nessas figuras do cinema.

Algumas curiosidades do cinema

A indústria cinematográfica produziu filmes verdadeiramente estranhos. Um exemplo disso seria, Cléo das 5 às 7 , um filme que narra, como diz o título, apenas duas horas na vida de um personagem.

O homem com a câmera, do diretor Dziga Vertov, é uma espécie de documentário sobre a vida na União Soviética durante a década de 1920. Não é uma descrição convencional, mas mistura tamanhos, texturas e sons para mostrar não a realidade dos fatos, mas uma percepção poética deles.

Outra dessas estranhas joias do cinema é Dente canino, um filme de Yorgos Lanthimos que relata uma história arrebatadora. A trama se desenrola em uma casa onde mora um casal com seus três filhos, a quem educaram de uma forma, digamos, não convencional. Eles nunca saíram de casa e é por isso que têm uma ideia de normalidade muito diferente da que poderiam ter as crianças da sua mesma idade.

A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de 1929 em Los Angeles.

Os filmes malditos

Várias das curiosidades do cinema estão associadas aos chamados “filmes malditos”. Quase todos eles são de terror e ficaram na história porque antes, durante ou depois de suas filmagens causaram eventos trágicos. O caso mais emblemático é O Exorcista, cuja gravação teve de ser adiada devido a um incêndio no set de gravação. Além disso, dois dos atores morreram durante a pós-produção.

Por sua vez, A profecia, de 1976, também esteve cercado por coincidências sombrias. A mais impressionante delas foi que Gregory Peck cancelou um voo que mais tarde caiu, sem sobreviventes. No entanto, outro avião que ele pegou mais tarde foi atingido por um raio. Apenas oito horas depois, o avião em que viajava o roteirista do filme teve o mesmo destino. O responsável pelos efeitos especiais sofreu um acidente de carro e uma de suas colaboradoras morreu decapitada.

O bebê de Rosemary é outro filme digno de ser incluído nos filmes malditos. Foi filmado no edifício Dakota e a lenda diz que tem efeitos trágicos em quem nele entra. A verdade é que a esposa do diretor Roman Polanski, que estava grávida, foi assassinada pela seita de Charles Manson. Além disso, o compositor da trilha sonora morreu de um coágulo cerebral. Anos depois, John Lennon foi assassinado em frente ao prédio. Tenebroso, certo?

Bibliografia:

  • Lipovetsky, G., Serroy, J., & Moya, A. P. (2009). La pantalla global: cultura mediática y cine en la era hipermoderna (No. Sirsi) i9788433962904). Barcelona: Anagrama.
  • Parias, S. B. (2014). Análisis semiótico del filme el Hombre de la Cámara de Dziga Vertov. Revista Vinculando.
  • Powrie, P. (2011). Heterotopic Spaces and Nomadic Gazes in Varda: From” Cléo de 5 à 7″ to” Les Glaneurs et la glaneuse”. L’Esprit créateur51(1), 68-82.
  • Urtado, M. B., dos Santos, R. C., & Fukusima, S. S. (2020). Efeito Kuleshov: a influência do contexto emocional no processamento de faces. Revista Psicologia em Pesquisa14(4), 120-139.

Ver a publicação original: https://amenteemaravilhosa.com.br/curiosidades-singulares-sobre-cinema-para-leitores-curiosos/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Filmes, Psicologia e comportamento e marcado , . Guardar link permanente.

7 respostas para Curiosidades singulares sobre cinema (para leitores curiosos) – vale conferir!

  1. dulcedelgado disse:

    Que curiosas curiosidades!

  2. José Paes Landim disse:

    Falarmos em cinema é como se estivéssemos voltando à Salvador de ontem, quando sua vida social se via enriquecida com os seus cinemas Liceu, Excelcior, Glória, Capri, Jandaia, Pax, dentre outros. Quem, daquela época, não se lembra da alegria com nos preparávamos, bem vestidos e bem penteados, para assistirmos aos inesquecíveis filmes naquelas casas da sétima arte! Saudosas tardes, quanto nas não menos saudosas noites soteropolitanas. Uma saudação àqueles bons tempos!

  3. lulaborda disse:

    Hoje quase não se fala mais neles, os cinemas; e já foram tão importantes em nossas vidas. Tenho algumas recordações inapagáveis do tempo de infância, onde eles marcaram minha vida nas matines dos domingos.
    Ainda hoje trago algo guardado como numa cena encantada: ir ao cinema em dias de chuvas e namorar de mãos dadas.

    • JCDattoli disse:

      Além de tudo, o cinema guarda muitas hisstórias!
      Eu sigo indo aos cinemas, sempre que pinta oportunidade, de preferência às salas que exibem os chamados filmes “cult”, ou culturais. Em especial, gosto muito de aventuras, aventuras românticas, histórias envolvendo espiritualidade e, claro, de musicais!

  4. Vale ainda acrescentar que o cinema costuma reproduzir obras da boa literatura. Assisti a muitos filmes motivado pela curiosidade de ver como roteiristas e cineastas transcreveram para as telas emoções e imagens geradas pelas palavras.
    Grande abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s