A população idosa (60+) não para de crescer. Veja números atualizados – uma incrível realidade!

O fenômeno da longevidade, ou, em outras palavras, a revolução grisalha, vem demonstrando a sua força e assim seguirá por bom tempo. Para não perdermos de vista essa realidade, repercuto matéria publicada no Portal do Envelhecimento e Longeviver, no último dia 14.

Observem, dos dados, informações e alguns gráficos constantes da publicação, que a faixa etária de 60 anos em diante cresce muito mais do que as outras três faixas etárias (0-19 anos, 20-39 anos e 40-59 anos), situação constatada pelo mundo afora e, de forma mais acentuada, especialmente no Brasil.

Por aqui, enquanto a população geral registrou crescimento de quatro vezes, entre 1950 e 2022, a população idosa (60+) cresceu quase 15 vezes no mesmo período!

Obviamente que diversos fatores devem contribuir para isso, do que me ocorrem destacar: melhoria dos recursos para diagnósticos e para assistência médica; melhoria da nutrição; melhoria das pesquisas e da produção de medicamentos; maior consciência coletiva (vem crescendo cada vez mais) quanto aos benefícios da prática de atividades físicas; maior controle da natalidade, melhoria das condições de vida (infraestrutura, facilidades em geral, renda mínima) …

Incrível é que, pelas projeções, a faixa dos idosos logo será majoritária, o que passa a requerer todo um rearranjo social, econômico, de infraestrutura habitacional, de oferecimento de novos produtos e serviços etc. para dar conta desse público emergente, cada vez mais ativo e desafiador. O que temos visto nos últimos anos já serve de boa amostra do que está por vir.

Portanto, vale a pena dar uma conferida nos dados trazidos na matéria. Confira, clicando no link abaixo:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Saúde e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para A população idosa (60+) não para de crescer. Veja números atualizados – uma incrível realidade!

  1. dulcedelgado disse:

    Um problema complexo…. não por haver idosos a mais, mas por haver jovens/ nascimentos a menos em algumas sociedades.

  2. lulaborda disse:

    Creio que com a libertação do preconceito da idade, muitos idosos têm se preparado para enfrentar esse periodo, se cuidando mais, envolvendo a cabeça e o corpo com atividades que lhes sejam prazerosas, saindo mais de casa, enfrentando desafios e isso tem lhes proporcionado, uma expectativa de vida maior . Mas, inversamente proporcional, são os desafios para se criar, mantendo um padrão minimo de vida, filhos menores. Dessa forma, as familias estão fazendo controle de natividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s