Por que eu vivo? Para o quê estou aqui? Qual papel, qual missão quero desempenhar nesta jornada da vida?
Sabemos, por tudo o que temos lido e ouvido, desde os famosos pensadores gregos de antes de Cristo, passando por filósofos e pesquisadores mais contemporâneos, que encontrar o seu propósito, ter uma missão que lhe motive a entrar em ação a cada dia, é essencial, pois isso assegura a motivação autêntica, a vontade de levantar da cama e entrar em ação.
Esse detalhe, para o que muita gente não dedica a devida importância, contribui por consequência, de maneira significativa, para fortalecer a capacidade individual de superação, conforme temos desenvolvido aqui no blog, desde o seu início, oito anos atrás.
Assim, buscar sentido para viver é tarefa fundamental que deve caber a cada um de nós!
Nesse contexto, não podemos desconhecer que muitas pessoas sentem dificuldade de ficar esclarecidas a esse respeito, por não encontrarem o seu propósito individual, por não compreender a finalidade de estar aqui, por não vislumbrar a sua fonte de automotivação, que até pode ser mais de uma.
Por óbvio, explorar o conhecimento de si mesmo, fazendo pertinentes reflexões e perguntas fundamentais, com exercício mais determinado no que se denomina de autoconhecimento, é preciso. E vale reforçar que autoconhecimento é um caminho permanente, que requer dedicação e ajustes no correr do tempo, por mais que a pessoa evolua.
Diante disso, qualquer orientação que facilite a identificação/a busca desse sentido de viver, é bem-vinda. Por isso mesmo, trago hoje novo vídeo do canal SUPERLEITURAS, com quatro lições que vão ajudar nessa tarefa, tomando por base os ensinamentos da Filosofia. É um bom conteúdo, que vale a pena você assistir e pensar sobre as dicas que aí estão!
O vídeo é novinho, foi publicado ontem. Espero que lhe traga bons insights…
Ja vivi muito como escrava, mas, enfim, consegui superar e hoje, estar vivendo por mim mesma é uma benção de Deus!
Esse video é muito importante para refletir…
Ah, muito legal, Lúcia. É mesmo uma benção a pessoa estar consigo mesma, vivendo consciente com os seus propósitos, por estes motivada. Parabéns!
No Descobrir o sentido da Vida, temos um excelente tema, que nos leva a reflexões no sentido de darmos o.melhor de cada um de nós, sob a forma de contribuição, para a construção de um mundo de paz, moldado no espirito de solidariedade, de tal sorte que nos sintamos coletivamente felizes. Paralelamente, que se tenha uma consciência de saúde, para uma vida alegre, sob a perspectiva de uma longevidade saudável e produtiva.
Valeu, amigo Landim. Certamente, ter a consciência (e autocompromisso) em ser uma pessoa melhor a cada dia, por dentro e para fora, é um belíssimo propósito de vida, amplo e virtuoso. Grato pelo comentário!