Como descobrir o SENTIDO da VIDA – lições da Filosofia (vídeo)!

Por que eu vivo? Para o quê estou aqui? Qual papel, qual missão quero desempenhar nesta jornada da vida?

Sabemos, por tudo o que temos lido e ouvido, desde os famosos pensadores gregos de antes de Cristo, passando por filósofos e pesquisadores mais contemporâneos, que encontrar o seu propósito, ter uma missão que lhe motive a entrar em ação a cada dia, é essencial, pois isso assegura a motivação autêntica, a vontade de levantar da cama e entrar em ação.

Esse detalhe, para o que muita gente não dedica a devida importância, contribui por consequência, de maneira significativa, para fortalecer a capacidade individual de superação, conforme temos desenvolvido aqui no blog, desde o seu início, oito anos atrás.

Assim, buscar sentido para viver é tarefa fundamental que deve caber a cada um de nós!

Nesse contexto, não podemos desconhecer que muitas pessoas sentem dificuldade de ficar esclarecidas a esse respeito, por não encontrarem o seu propósito individual, por não compreender a finalidade de estar aqui, por não vislumbrar a sua fonte de automotivação, que até pode ser mais de uma.

Por óbvio, explorar o conhecimento de si mesmo, fazendo pertinentes reflexões e perguntas fundamentais, com exercício mais determinado no que se denomina de autoconhecimento, é preciso. E vale reforçar que autoconhecimento é um caminho permanente, que requer dedicação e ajustes no correr do tempo, por mais que a pessoa evolua.

Diante disso, qualquer orientação que facilite a identificação/a busca desse sentido de viver, é bem-vinda. Por isso mesmo, trago hoje novo vídeo do canal SUPERLEITURAS, com quatro lições que vão ajudar nessa tarefa, tomando por base os ensinamentos da Filosofia. É um bom conteúdo, que vale a pena você assistir e pensar sobre as dicas que aí estão!

O vídeo é novinho, foi publicado ontem. Espero que lhe traga bons insights…

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Como descobrir o SENTIDO da VIDA – lições da Filosofia (vídeo)!

  1. lulaborda disse:

    Ja vivi muito como escrava, mas, enfim, consegui superar e hoje, estar vivendo por mim mesma é uma benção de Deus!
    Esse video é muito importante para refletir…

  2. José Paes Landim disse:

    No Descobrir o sentido da Vida, temos um excelente tema, que nos leva a reflexões no sentido de darmos o.melhor de cada um de nós, sob a forma de contribuição, para a construção de um mundo de paz, moldado no espirito de solidariedade, de tal sorte que nos sintamos coletivamente felizes. Paralelamente, que se tenha uma consciência de saúde, para uma vida alegre, sob a perspectiva de uma longevidade saudável e produtiva.

    • JCDattoli disse:

      Valeu, amigo Landim. Certamente, ter a consciência (e autocompromisso) em ser uma pessoa melhor a cada dia, por dentro e para fora, é um belíssimo propósito de vida, amplo e virtuoso. Grato pelo comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s