Rolando Boldrin e Gal Costa: Uma singela homenagem – suas luzes seguirão brilhando e inspirando!

A postagem deste sábado será diferente. Sem me afastar do foco musical, hoje reservo espaço para prestar homenagem a dois fabulosos artistas, que faleceram, coincidentemente, no mesmo dia 9 (quarta-feira passada), para surpresa e tristeza do grande público. Rolando Boldrin partiu com 86 anos e Gal Costa com 77 anos, deixando, ambos, um grande legado para desfrute de todos nós, amantes da música, da poesia, da arte de representar!

Rolando Boldrin era paulista, de São Joaquim da Barra. Fez carreira como ator, cantor, compositor e apresentador de TV. O seu talento era diferenciado, demonstrava grande senso de humor, versatilidade para o gosto poético e musical e, acima de tudo, trazia a sensibilidade e a emoção em cada performance, a cada momento. Atualmente, apresentava o programa Senhor Brasil, que ia ao ar aos domingos pela manhã, por canal aberto de televisão, oportunizando valorizar artistas de todos os matizes, notadamente os talentos regionais. Aqui em casa nós assistíamos ao seu programa com boa regularidade. Fará muita falta, para os seus fãs em geral e, diria, especialmente por ter sido um ícone na divulgação da cultura artística brasileira!

Gal Costa (registrada Maria da Graça Costa Penna Burgos), excelente cantora, também compositora e instrumentista, era baiana, nascida na capital, Salvador. Gal encantava a todos, no Brasil e no exterior, pela sua bela voz, potente, cristalina e seguramente singular, que a partir de agora deixa um grande vácuo quando nos referimos a talento vocal feminino. Na década de 1960, ao surgir como cantora, foi chamada de a “musa do tropicalismo”!

E para relembrarmos um pouquinho da primorosa obra que ambos deixaram, seguem dois vídeos:

1) Boldrin recita o poema “O Sonho“, que ele escreveu inspirado em Fernando Pessoa, segundo registrado na apresentação do vídeo, publicado no canal Sr. Brasil, em 22/dezembro/2014. Veja que momento emocionante!

2) Gal interpreta Chuva de Prata, um grande sucesso da sua carreira, composição de Ed Wilson / Ronaldo Bastos, vídeo que é parte do show “A Pele do Futuro – Ao Vivo”, publicado no canal youtube Biscoito Fino, em 15/setembro/2019.

Como disse o amigo Claudio Vieira, em comentário de ontem registrado aqui no blog, …”tenho consciência de que o céu precisa deles, para manter o alto astral.

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Músicas, Poesia e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Rolando Boldrin e Gal Costa: Uma singela homenagem – suas luzes seguirão brilhando e inspirando!

  1. lulaborda disse:

    Dois momentos maravilhosos! A poesia é emocionante!

  2. José Paes Landim disse:

    Na garimpagem dessas duas preciosidades Poema o “Sonho” e Chuva de Prata, você, em.bela homenagem, fez mais rico, porém saudoso, o seu sábado, com as ausências da beleza do canto e dos versos poétiicos em forma de lindos poemas, deixados pelos saudosos Ronaldo Boldrin e Gal Costa. São duas idas pelas quais o Brasil nunca deixará de chorar de saudades. Parabéns.

  3. dulcedelgado disse:

    Excelentes momentos para recordar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s