O segredo para falar bem em público – por Chris Anderson, do TED (um vídeo essencial)!

Sabemos que um dos maiores desafios para as pessoas em geral, ou, falando mais objetivamente, um dos maiores medos cultivados por muita gente, é falar em público.

Isso é compreensível. Como pano de fundo para essa realidade, está o fato de que, ao se apresentar perante os outros, a pessoa sabe que será o centro das atenções, que estará naturalmente sob julgamento, podendo se sair bem ou não. E isso mexe com as estruturas psicológicas, com o sistema nervoso, a menos que haja bom domínio dessas situações, por atributos inatos, aquisição de técnicas, treinamentos etc. Agora, não olvidemos, os medos e os desafios estão aí para serem enfrentados, superados, mesmo porque precisamos avançar e seguir a trilha do desenvolvimento permanente, o que cabe a cada um de nós. Ok?

Acontece que, por diversas circunstâncias, seja por necessidade profissional, social, religiosa e até mesmo familiar, encarar esse tipo de comunicação/exposição pessoal será inevitável. Em outra perspectiva, existem pessoas, por exemplo, que desejam fazer da habilidade de falar em público algo mais corriqueiro, como forma de melhorar seu posicionamento perante os outros, de obter reconhecimento e, por consequência, de melhorar os horizontes em termos de empregabilidade. Claro, para tanto, existe a necessidade de adequado preparo, conforme comentamos.

Nessa linha, sem maiores arrudeios, trago vídeo com dicas preciosas de uma das maiores autoridades mundiais nesse tema, o britânico-americano Chirs Anderson, conhecido curador/diretor do projeto TED (organização sem fins lucrativos que oferece palestras baseadas em ideias que valem a pena), também empresário e escritor de sucesso. Ele nos apresenta uma síntese, em apenas sete minutos, de pontos fundamentais para que você faça uma palestra/apresentação de sucesso. Anderson vai revelar o grande segredo, segundo a sua experiência acumulada!

Vale salientar que as dicas focalizam aspectos fundamentais, sem dúvida, voltados para a lógica do argumento pretendido e para a estruturação do discurso (o que pretende comunicar, em essência, e como prender a atenção da audiência), não se atendo a outros aspectos que também são ensinados no campo de conhecimentos e habilidades envolvendo a oratória: expressão corporal, modulação de voz, uso do contato visual com a plateia, recursos de som-imagem e muito mais.

O vídeo, publicado no YouTube, canal Chris Anderson, é falado em inglês, mas você pode selecionar uma legenda, por exemplo, em português brasileiro. Se for o caso, na parte inferior da tela, ao abrir o vídeo, vá na caixinha de legendas e faça a seleção que desejar.

Espero que você tire o melhor proveito do conteúdo e, se entender cabível, passe adiante.

Veja a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias, Educação, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Vídeos diversos e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para O segredo para falar bem em público – por Chris Anderson, do TED (um vídeo essencial)!

  1. lulaborda disse:

    Penso que em tudo na vida tem que se ter o dom. Quem nasce com ele pra determinada coisa, basta um treino e tudo acontece.
    Gostei muito desse post!

  2. JCDattoli disse:

    Pois é. No caso, não custa incorporar (atentar) para esses detalhes realçados pelo Mr Anderson, para a melhoria da performance!
    Grato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s