Bem-estar e felicidade – qual o segredo? Saiba o que a ciência já sabe sobre isso!

Imagem: vissao.sapo.pt

Com grata satisfação, compartilho essas dicas de atitudes, simples, que levam à sensação de bem-estar e de felicidade efetiva, divulgadas com base em achados científicos.

Referidas evidências, resultantes de pesquisas, confirmam o que a sabedoria milenar nos ensina, também as crenças religiosas em geral, tendo por base um conjunto inspirador de “leis espirituais”. Assim é que, ser bom, praticar o bem, a compaixão, o amor ao próximo, são atitudes muito mais gratificantes para quem dá do que para quem recebe. Isso é incrível, promove a felicidade!

As dicas constam de texto postado pelo professor Luiz Gaziri, em seu perfil no portal LinkedIn, no dia 20 passado, cujo teor transcrevo abaixo.

O conteúdo, breve, direto e significativo, evidencia que o bem-estar não requer sofisticação e pode decorrer de atitudes simples, ao alcance de qualquer um. Claro, são exemplos indicativos, naturalmente passíveis das devidas adequações individuais e da autoconsciência de cada pessoa.

Achei o conteúdo bastante positivo, do qual se podem tirar importantes sacadas, sobretudo como subsídio para boas reflexões, para o processo de desenvolvimento e para a satisfação pessoal!

Confira:

“Procurando o segredo do bem-estar? Professor revela o que a ciência já sabe sobre felicidade

(Por Luiz Gaziri – LinkedIn – 20/9/2022)

Durante o #setembroamarelo é importante lembrarmos que a renomada cientista Barbara Fredrickson da Universidade da Carolina do Norte descobriu que o segredo para o bem-estar é a proporção 2,9013:1, ou seja, para cada momento negativo do seu dia a dia, você precisa construir 2,9013 momentos positivos.

Fredrickson e muitos outros cientistas demonstram que pessoas deprimidas ou com outras condições psicológicas graves se recuperam mais rapidamente quando passam a ter acima de três momentos positivos para cada negativo.

Hoje, gostaria de dar duas dicas baseadas em evidências científicas para que você comece a ter mais #felicidade em sua vida.

1. Compre Felicidade
A cientista Lara Aknin ofereceu 5,00 dólares canadenses para participantes de uma pesquisa, sendo que a metade foi instruído a gastar o dinheiro consigo mesmo e a outra metade deveria gastar o valor comprando um presente para outra pessoa. Incrivelmente, os participantes que gastaram o dinheiro com outra pessoa ficaram significativamente mais felizes do que aqueles que gastaram consigo mesmos. A cientista descobriu que gastando 5,00 ou 20,00, os efeitos na felicidade são similares, demonstrando que o ato de gastar dinheiro com outra pessoa é o que nos deixa felizes — não a quantidade.

Portanto, uma das maneiras de viver grande emoções positivas hoje é presentear alguém importante para você com algo simples, como uma barra de chocolates, uma flor ou um cafezinho. Você imaginava que construir felicidade era tão fácil?

2. Capriche em Seus Relacionamentos e Interações
Qualquer cientista do mundo que estuda felicidade concorda que os relacionamentos são o principal preditor de felicidade para os seres humanos. No entanto, é fácil observar atualmente que ao invés de estarem interagindo com seus familiares e amigos, as pessoas estão interagindo com seus smartphones. Isto significa que, todos os dias, estamos nos tornando mais distantes do principal fator que nos faz mais felizes. A partir de hoje, faça um exercício: sempre que estiver ao lado de alguém, guarde seu telefone no bolso, bolsa ou simplesmente deixe seu smartphone em um outro cômodo da casa. Valorize a conversa com o seu marido, esposa e filhos, você vai sentir felicidade imediata.

Neste mesmo sentido, cientistas como Vanessa Bohns da Cornell e Nicholas Epley da Universidade de Chicago, descobriram que interagir com estranhos é um dos caminhos mais curtos para conquistar felicidade. Use o dia de hoje para fazer todas as suas interações valerem, capriche na conversa com o porteiro do escritório, entregador da pizza, caixa do supermercado, motorista do aplicativo ou com o garçom do restaurante. 

Os estudos acima, porém, trazem a maior lição que podemos ter sobre felicidade: fazer outras pessoas felizes é o que permite nossa felicidade individual. Leve isso para a sua vida.

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Bem-estar e felicidade – qual o segredo? Saiba o que a ciência já sabe sobre isso!

  1. lulaborda disse:

    Para mim, felicidade é um estado de espírito e, assim sendo, não depende exclusivamente de nós. Podemos ser felizes estando conosco apenas, meditando, ou fazendo algo prazeroso; estando com pessoas que nos agradam, ouvindo uma musica, etc e inversamente proporcional, nos sentirmos infelizes com tudo isso, pelo fato de nosso estado de espírito, não se encontrar num melhor momento.
    Também sou de opinião que o calor humano, a atenção, o ato de oferecermos uma lembrancinha a alguém, um acolhimento, um simples abraço, nos leva a uma felicidade indescritível!
    O tema acima é excelente para reflexão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s