‘A Maravilhosa Companhia da Solidão’ – mais uma boa abordagem sobre o tema (vídeo)!

Volto a focalizar os estados de solidão (sentir-se sozinho, abandonado, triste) e solitude (opção deliberada de isolar-se, de estar sozinho, o que é positivo), temática essa já apreciada aqui no blog em mais de uma oportunidade.

A esse respeito, trago hoje o vídeo A Maravilhosa Companhia da Solidão, em mais um toque filosófico do canal YouTube SUPERLEITURAS, argumentando sobre as necessidades de estarmos sozinhos, as razões para que o indivíduo busque esses momentos de presença apenas consigo mesmo. Isso, vale realçar, não significa um conflito com o aspecto, indiscutível, de que somos seres sociais, gregários.

Para um tema de fato sensível, com a sua natural complexidade, temos aí uma abordagem inteligente, evidenciando outras perspectivas sobre a temática em foco, particularmente quanto ao nosso espaço individual, de necessária solitude, da chamada ‘solidão existencial’. Em suma, um convide à reflexão!

Bem, o vídeo (link abaixo) foi publicado quatro dias atrás, é novinho, e tem duração de 10:45.

Vale a pena conferir. Gostei!

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para ‘A Maravilhosa Companhia da Solidão’ – mais uma boa abordagem sobre o tema (vídeo)!

  1. lulaborda disse:

    Acho que a solidão é própria do ser humano. E ela é boa para que possamos refletir, preparar algo que temos na ideia, conhecermos a nós mesmos. Mas a solidão contínua, muitas vezes é amarga; porque exatamente nesses momentos, necessitamos de companhia. E veem as faltas, as ausências, o desejo e estamos sós. São esses momentos que nos levam ao isolamento e a depressão.
    Enfim; tanto um, quanto o outro em excesso é prejudicial. E, ainda assim, na companhia, é preciso que haja espaço entre as estrelas, para que ambos possam brilhar.
    Belo e reflexivo post!

  2. Eu gostei muito desta reflexão. Faz muito sentido. Achei interessante sobre os prisioneiros no campo de concentração terem a necessidade de se isolarem um pouco.
    Eu aprecio a Solitude, gosto de sentir a conexão com meu eu mais profundo, com minha parte divina através da meditação.
    Parabéns pela bela matéria!
    Catarina 🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💐

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s