Trabalhar a arte desenvolve o autoconhecimento. Entenda porque isso acontece!

Volto a focalizar o autoconhecimento, ou o descobrimento de si mesmo, nas suas múltiplas facetas, uma área indispensável para o nosso processo de evolução pessoal.

E o legal é trazer à tona a correlação existente entre o autoconhecimento e a arte, ou, mais precisamente, enfatizar a ocorrência de um natural avanço no autoconhecer-se quando a pessoa se volta para o exercício de alguma arte. Incrível é que, falando por mim, nunca havia parado para pensar a esse respeito!

No aprendizado de uma arte, e na medida em que os desafios aparecem, emergem naturais medos, ansiedades, imaginação de deficiências, insegurança, tentação para a desistência e por aí vai. A depender da forma como trabalhamos essas reações emocionais e bloqueios psicológicos, o avançar na arte pode restar prejudicado.

Assim, referida abordagem vem no interessante artigo “Autoconhecimento – A Arte Trabalha o Artista Enquanto o Artista Trabalha em sua Arte“, publicado por Professora Catarina, no blog AULAS DE VIOLINO, no dia 12 passado.

Usar a mente de forma positiva, a nosso favor, é evidenciado como de importância fundamental nesse processo de aprendizado de uma arte. Como está dito:

“Enquanto o artista trabalha em sua arte mal sabe ele que a arte está trabalhando nele.”

Leia o artigo, que gostei muito, clicando no link a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Trabalhar a arte desenvolve o autoconhecimento. Entenda porque isso acontece!

  1. Boa tarde!
    Eu também gostei muito deste texto da professora Catarina. Afinal o artista vai elaborando a arte a partir do próprio contexto. Ele se diverte fazendo arte, cria enquanto trabalha e deixa nela muito de si mesmo. A arte é maravilhosa realmente, pois ela eleva a alma. Parabéns Catarina e obrigada J.C. Dattoli por escrever estas observações

  2. lulaborda disse:

    A expressão da arte trabalha nossas emoções e contagia as pessoas que estão a nossa volta. A arte também é utilizada pela psicanalise para trazer aos clientes, emoções guardadas no inconsciente e assim, levá-lo a uma catarse.
    Bela postagem!

  3. Achei interessante a parte que fala da importância de se dar mais atenção ao objetivo que ao medo. Muita gente deixa de tocar seus projetos, principalmente aqueles ligados ao lado artístico, simplesmente por medo de fracasso. Parabéns pelo ótimo material de divulgação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s