‘Como podemos aumentar o pensamento crítico?’

Está aí um assunto que precisamos conhecer melhor. Por que é importante aprimorar e fazer uso da nossa capacidade de pensamento crítico? Qual a justificativa para isso? Como fazer?

Primeiramente, vale assinalar que essa força psicológica – praticada e estimulada desde a Grécia Antiga (Sócrates, Platão, Aristóteles…) – tem a ver com a nossa prontidão de análise e avaliação para o entendimento e a tomada de decisão em determinadas circunstâncias, a partir de estímulos que recebemos etc. Em linhas gerais, compreende desenvolver a autoconsciência para a reflexão, ou seja, é a pré-disposição para o raciocínio a respeito de raciocínios/afirmações dos outros, ou ainda a capacidade do humano de raciocinar criticamente.

Claro, o exercício da referida capacidade pelo indivíduo ganha relevo nos tempos atuais, em virtude do massivo trânsito de informações, que só aumenta, muitas das quais distorcidas ou falaciosas. Sobre esse contexto, eis o que disse o site Iberdrola.com, em publicação a respeito de Pensamento Crítico:

As fake news, surgidas com o alvorecer das novas tecnologias e das redes sociais — que expandem seu impacto — estão, infelizmente, de moda. A melhor forma de enfrentar os argumentos falaciosos é desenvolver o pensamento crítico para analisar aquilo que lemos, escutamos ou vemos antes de assumir tais fatos como verdadeiros.

Bem a propósito, esse tema está abordado no interessante artigo “5 estratégias para aumentar o pensamento crítico“, publicado no site A Mente É Maravilhosa, em 15 de novembro do ano passado, abaixo reproduzido.

Vale atentar, vale refletir, vale praticar essa capacidade, sob pena de assumirmos pensamentos equivocados que podem nos ser prejudiciais!

Confira:

“5 estratégias para aumentar o pensamento crítico

Imagem: https://amenteemaravilhosa.com.br/aumentar-o-pensamento-critico

Se você aumentar o pensamento crítico, terá à sua disposição uma “arma” de construção sólida e excepcional. Afinal, algo tão simples como aplicar um ceticismo saudável, combinado com uma ética pessoal adequada e uma mente mais aberta, pode nos permitir sobreviver muito melhor em todos os contextos em que muitas vezes somos forçados a pensar de forma unificada.

Talvez já tenhamos escutado alguma vez que estamos no que chamam de era pós-verdade. Exagero ou não, ter um pensamento crítico é pouco mais do que uma necessidade vital. Se admitimos que estamos passando por uma “crise da verdade”, onde muitas vezes atraímos nossas emoções como uma forma de influenciar nossas ações, é essencial reagir e fazê-lo da melhor maneira.

“A mente que se abre para uma nova ideia não volta mais ao seu tamanho original.”
– Albert Einstein-

Em um estudo publicado na Universidade de Cambridge em janeiro deste ano, destacou-se uma importante ideia. No departamento de psicologia desta conhecida instituição acadêmica foi apontado que além do coeficiente intelectual, além de aspirar a uma alta inteligência, o que realmente poderia melhorar a nossa vida é ter um bom pensamento crítico.

Os próprios autores apontaram que uma pessoa bem treinada nesta habilidade é capaz de tomar decisões mais precisas. Além disso, deixa de ser tão manipulável ao interesse da publicidade ou das esferas políticas, podendo resolver problemas de forma mais criativa, autônoma e efetiva. Estamos, sem dúvida, diante de um maravilhoso recurso psicológico que vale a pena trabalhar. Melhorar o seu pensamento crítico é possível e essas estratégias podem ajudá-lo a conseguir.

Como aumentar o pensamento crítico?

Embora possa haver alguma inércia inicial, ninguém vem a este mundo com uma habilidade inata para aplicar o pensamento crítico ao que acontece em seu contexto. Essa habilidade é treinada, aprendida, internalizada e transformada com base em nossas necessidades, personalidade e experiências. É um feedback contínuo onde é necessário não ser passivo, não ser conformista e aplicar uma boa motivação todos os dias.

Vejamos agora como podemos alcançá-lo.

1. Expanda suas perspectivas, não fique com apenas uma opção

Se nos dissessem agora que o mundo acabaria amanhã, possivelmente 60% da população buscaria um bunker onde pudessem se esconder imediatamente. 20% do resto faria todo o possível para encontrar uma alternativa, uma estratégia para evitar a chegada desse suposto apocalipse. A terceira opção, que representaria os outros 20%, seria a dos céticos. Aqueles que perguntam: o mundo realmente vai acabar? Quem disse?

O ceticismo saudável, inteligente e habilidoso é, sem dúvida, o primeiro filtro. Um filtro para notícias, opiniões, afirmações ou comentários que ouvimos diariamente.

2. Seja proativo, não reativo

Muitos de nós, em vez de viver, reagem à vida. Reagimos a problemas, enfrentamos dificuldades e desafios sem saber que há outra maneira de existir: ser proativo. No entanto, o que significa ser proativo?

  • Significa não ficar parado vendo como as mudanças que acontecem ao nosso redor, acontecem sem a nossa intervenção: faça as coisas acontecerem, procure os desafios para aprender com eles, aplicando novos recursos, estabeleça metas e trabalhe para alcançá-las todos os dias.
  • O seu pensamento crítico também é a força psicológica que lhe permitirá agir com mais habilidade e reflexão. Ou seja, em vez de reagir levemente ou de forma exagerada em face de uma situação difícil ou complexa, esta abordagem irá ajudá-lo a olhar com uma atitude mais construtiva, focada, adaptada e até engenhosa. Todo desafio envolverá uma aprendizagem.

3. Um pensamento mais ético

Em nossa sociedade é muito comum o pensamento dicotômico ou extremo; ele está na moda. Algo é bom ou ruim. As pessoas estão de acordo com nossos ideais e valores ou não estão. Você é um amigo ou você é um inimigo, você é azul ou você é vermelho. O que realmente ganhamos ao aplicar esses tipos de filtros morais? A verdade é que muito pouco.

Se pudéssemos usar um pensamento mais crítico para refletir e relativizar todas essas dicotomias, descobriríamos e aproveitaríamos nossa capacidade de contemplar diferentes pontos de vista. Abrir-nos com curiosidade a toda a gama de opiniões, características, traços e detalhes que marcam nossos cenários, nos enriqueceria infinitamente.

4. Mais senso de humor, por favor

O bom senso de humor vai de mãos dadas com a inteligência. Quem sabe rir de si mesmo, que é capaz de encontrar o ponto luminoso da névoa, brincando com a realidade para relativizá-la, transformá-la com graça e originalidade, fazendo com que outros riam com sua sagacidade, tem um dom valioso.

Assim, seu pensamento crítico é também uma ferramenta com a qual mostrar a sua capacidade de ter uma perspectiva mais clara da realidade, evitando ficar preso em frustrações, em raiva não resolvida ou em mal-entendidos que não nos conduzem a lugar nenhum.

5. Tome consciência das suas distorções cognitivas

Deixar que nosso foco vital seja absorvido em distorções cognitivas, como o negativismo, a excessiva generalização, o uso de rótulos, a abordagem polarizada ou aquela atenção seletiva em que só vemos o que queremos, limita completamente nosso pensamento crítico.

Devemos tomar consciência desses recursos irracionais tão comuns em nossas mentes. Devemos relativizar, ampliar visões e horizontes e simplesmente lembrar que assim como muitas vezes criticamos aqueles que nos cercam, também precisamos ser críticos de nós mesmos.

Para concluir, basta dizer que, como podemos intuir, desenvolver essa força psicológica exige tempo. No entanto, se você deseja aumentar o pensamento crítico, não se esqueça de um conselho simples: seja livre, livre de pensamentos e vontade. Quebre correntes e observe o mundo com humildade, tomando consciência de tudo o que você pode aprender, das grandes possibilidades que o cercam.

Bibliografia:

Ver a publicação original: https://amenteemaravilhosa.com.br/aumentar-o-pensamento-critico/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado . Guardar link permanente.

7 respostas para ‘Como podemos aumentar o pensamento crítico?’

  1. José Paes Landim disse:

    Belíssimo texto, enriquecendo-nos de modo elogiável com o melhor norte no sentido de alcançarmos uma consciência de saúde, que há de passar necessariamente
    por tudo quanto de enriquecedor nos contempla este texto. Parabéns, amigo, pela feliz publicação.

  2. Sandra Fayad Bsb disse:

    Muito interessante essa matéria. Repassei para amigos e familiares .

  3. dulcedelgado disse:

    O tipo de texto que sempre nos enriquece e ajuda a “crescer”!

  4. lulaborda disse:

    Excelente post! Ter o pensamento crítico é não se envolver em qualquer conversa. É ter firmeza e saber ser ético.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s