Intolerância à lactose: bons esclarecimentos e dicas para facilitar a nossa vida!

Iniciando as postagens da semana, volto ao importante tema saúde e, mais objetivamente, a falar sobre este assunto que deve interessar a muita gente: intolerância à lactose!

Primeiramente, com o propósito de evitar possível confusão conceitual, saiba que a lactose é o açúcar existente no leite; já a lactase, por sua vez, é a enzima que ajuda a digerir (quebrar) a lactose, necessária para evitar transtornos digestivos que possam decorrer da ingestão de produtos lácteos.

Voltando, tenho a percepção de que o número de pessoas que apresentam alguma intolerância à lactose só aumenta. No meu caso, descobri, alguns anos atrás, que a lactose, quando ingerida em quantidades significativas, vinha provocando gases e inchaço abdominal. Daí em diante, passei a fazer uso de produtos lácteos sem lactose, ou, quando isso não é possível, faço a ingestão, como auxílio, de comprimido de lactase, que passei a carregar comigo.

A respeito disso, gostei bastante de artigo publicado no site Tudo Por Email, agora no dia 2, dando destaque para cinco produtos lácteos que apresentam baixa quantidade de lactose. O texto, na minha avaliação, é bem esclarecedor sobre o assunto e traz boas dicas. Espero que também seja útil para você!

Confira:

“5 Alimentos Lácteos Seguros Para Quem é Sensível à Lactose

As pessoas que são sensíveis à lactose muitas vezes evitam consumir produtos lácteos, já que podem causar efeitos colaterais indesejados e às vezes embaraçosos. No entanto, muitos produtos lácteos são altamente nutritivos e nem todos têm uma quantidade elevada e prejudicial de lactose.  Algumas pessoas que são sensíveis à lactose ainda podem consumi-la, mas em uma quantidade moderada de 1-12 gramas por dia, e os seguintes alimentos são seguros para consumo, indicado em quantidades limitadas. Neste artigo, você aprenderá um pouco mais sobre a intolerância à lactose e descobrirá os seis produtos lácteos que contêm quantidades muito baixas, e, na maioria dos casos, são seguros para essas pessoas.

O que é a sensibilidade à lactose? A intolerância à lactose é um problema digestivo muito comum, que afeta 75% da população mundial em um nível ou outro. É mais comum na Ásia e na América do Sul em comparação com outros continentes, como América do Norte, Europa e Austrália. As pessoas que sofrem com isso têm uma quantia muito baixa de uma enzima chamada lactase, que é produzida nos intestinos e necessária para a quebra da lactose, o principal açúcar encontrado no leite. Sem a lactase, a lactose pode passar pelos intestinos sem ser digerida e causar sintomas desagradáveis, como náusea, dor, gases, inchaço e diarreia.  Por isso, para evitar tais sintomas, indivíduos intolerantes à lactose evitam o consumo de alimentos lácteos. No entanto, isso nem sempre é necessário, uma vez que nem todos os produtos lácteos contêm lactose. Na verdade, a maioria das pessoas que sofrem dessa intolerância pode consumir até 12 gramas de lactose por dia sem sentir sintomas relacionados ao problema. Para ilustrar esta quantia, essa quantidade pode ser encontrada em um copo de leite de 230 ml. 

5 Produtos lácteos com pouca quantidade de lactose Conforme observado, quem tem essa sensibilidade não precisa fugir totalmente de produtos lácteos. No entanto, cada pessoa tem um tipo diferente de sensibilidade, por isso recomenda-se começar devagar e tentar descobrir tanto os alimentos e a quantidade que causam tais sintomas. Se você quiser incorporar produtos lácteos em sua dieta, comece com os cinco seguintes, que contêm muito pouca lactose.

Continue lendo – clique no link abaixo:

https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=11777

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Saúde e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Intolerância à lactose: bons esclarecimentos e dicas para facilitar a nossa vida!

  1. Walter Cançado disse:

    Excelentes informações sobre o essa questão que acomete e trás dissabores a muitas muitas pessoas. Minha esposa descobriu agora a intolerância e com certeza esse artigo vai ajudar muito.

  2. lulaborda disse:

    Creio que necessitamos de uma política que baixem de preço, produtos que necessitam ter um preparo especial. São muito caros! Produtos sem lactose, hoje se encontra até com uma certa facilidade. Um dos meus netos, sofreu muito com isso, até que se descobrisse o que de fato ele tinha.
    Informações bem importantes!

    • JCDattoli disse:

      Grato pelo registro! Creio que, independentemente de políticas públicas para a redução do preço de produtos dessa natureza (sem lactose), os preços vão se reduzindo naturalmente, dada a crescente quantidade de pessoas que passam a tomar conhecimento do assunto e que têm algum incômodo com a ingestão de lactose.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s