Autoconhecimento: Os 12 tipos de ARQUÉTIPOS que podem estar presentes na sua personalidade (vídeo)!

Trazendo ajuda da Psicologia para orientar a compreensão que devemos ter de nós mesmos, segundo o antigo e atemporal aforismo grego “conhece-te a ti mesmo“, e mais precisamente sobre possíveis influências registradas no nosso inconsciente, que moldam a nossa personalidade, trago hoje um vídeo muito interessante, do canal (youtube) Psicologicamente, publicado em 11 de janeiro passado.

Com base no entendimento e classificação sobre Arquétipo, desenvolvido por Carl Gustav Jung (1875 – 1961), notável psiquiatra e psicoterapeuta suíço, temos aí um conteúdo bastante enriquecedor para a compreensão da personalidade humana.

De acordo com Jung, arquétipos são imagens primitivas presentes no inconsciente coletivo desde os primórdios de nossa existência, servindo essas imagens, portanto, como fonte primordial para o amadurecimento da mente.

Interessante realçar que, conforme dito na descrição do vídeo, todas as pessoas possuem vários arquétipos presentes na construção de sua personalidade, no entanto, um ou outro tende a ser mais dominante enquanto outros menos.

Destaco, a propósito, um dos comentários registrados no vídeo, por Cicero Lachowski, que me pareceu bem ilustrativo: “Em algum momento da vida você se identifica com algum destes arquétipos, tudo é evolutivo, inclusive nosso inconsciente. Acho que me vi em cada um deles em algum momento da minha vida, foi realmente muito estranho, foi literalmente fazer uma viagem ao passado, um relembrar desde a infancia, adolescência, vida adulta até hoje. Ainda me identifico em um pouco de vários, depende da minha necessidade, humor, ambiente e pessoas ao redor, sou meio camaleão na personalidade, talvez seja tipo adaptativo. Gostei demais do video, aprendi muito, obrigado e parabéns pelo maravilhoso canal e conteúdo!”

Assista a seguir – o vídeo é ilustrado, agradável de ver (duração de apenas 8 minutos):

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Autoconhecimento: Os 12 tipos de ARQUÉTIPOS que podem estar presentes na sua personalidade (vídeo)!

  1. lulaborda disse:

    Creio que todos nós, temos esse modelo no íntimo, que em algum momento deixamos aflorar. Acho que em mim, os mais exacerbados são; a pessoa comum e o amante. Tudo depende do momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s